Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 06 (1990: 4)


 

Vias de comunicação e o estudo da música nas relações culturais

20 anos do projeto

"Música e evolução urbana no Brasil" - Nova Difusão Musical e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

 

Antonio Alexandre Bispo

(Excerto)

 

 Joaquim Ribeiro

"Difusionismo e convergência
É preliminar, para o estudo das fontes do Folclore Brasileiro, o esclarecimento dos processos de difusionismo e convergência. As tradições populares (...) podem se enquadrar nessas duas modalidades de manifestações culturais. Fixar o que é obra de pura convergência e o que nos chegou pelo processo difusionista constitui tarefa essencial (...). Uma simples consideração, que com demasiada freqüência se tem descuidado, é que a difusão e a imitação indiscutivelmente têm lugar em grande escala na cultura. Raros ou frequentes, os desenvolvimentos independentes é seguro que estão mais ou menos entrelaçados com as disseminações."

Conferência de abertura do Círculo Folclórico Luso Brasileiro do Liceu Literário Português, 1952, Mariza Lira, Estudos de Folclore Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro, s/d, 6ff.

 

A investigação histórico-musical do mundo geograficamente não-europeu de língua portuguesa pressupõe de início a consideração das rotas de navegação que possibilitaram os primeiros contactos culturais entre diversos povos da África, da Ásia e da América com a Europa. No caso de determinadas regiões africanas e asiáticas, já existiam ligações por terra na Idade Média que necessitam ser levadas em consideração nas reflexões pertinentes à difusão de elementos da cultura musical ibérica.

No caso do Brasil, o estudo da ocupação da terra através de vias fluviais e de caminhos já foi reconhecido como de importância para a compreensão do florescimento musical de determinadas regiões e de certas características da vida musical determinadas pela área de influência de personalidades e instituições.

Esse estudo do processo de difusão músico-cultural em relacionamento com o estabelecimento, a manutenção, a decadência e até mesmo o desaparecimento de rotas e caminhos entre povos, regiões e localidades é complexo e exige naturalmente estudos específicos do ponto de vista espacial e temporal que só podem ser efetuadas gradativamente e por vários pesquisadores.

Ainda hoje, a consideração do processo cultural desencadeado pela abertura de estradas não perdeu de todo a sua relevância para estudos relacionados com a música, o que vale para o problemático desenvolvimento observado em várias regiões e localidades do Pará, do Amazonas, da Rondônia, do Rio Branco e do Acre.

É necessário observar, porém, que o aparecimento do rádio (e mais tarde da televisão) como poderoso meio difusor relativou há muito o papel quase que determinativo desempenhado no passado pelas vias marítimas, fluviais e terrestres no processo cultural em questão.

Talvez um dos últimos fenômenos históricos de difusão musical de grandes dimensões e de importância para todo o mundo de língua portuguesa que podem ser esclarecidos através de uma consideração humano-geográfica de vias de transporte é o do florescimento das bandas de música na segunda metade do século XIX no seu estreito relacionamento com a implantação de ferrovias. Com a supressão de linhas ferroviárias nas últimas décadas, a importância da ligação que uma vez existiu entre determinadas cidades e regiões tende a desaparecer da consciência dos habitantes - e dos pesquisadores. O estudo dos repertórios das corporações musicais e da vida de músicos do passado local ou regional - que exige quase sempre a comparação de acervos de diferentes instituições - torna-se então particularmente difícil.

Dedica-se o primeiro artigo do noticiário deste caderno, que traz referências a diversas cidades baianas, à discussão de alguns aspectos da questão.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 06)/ao indice deste volume (n° 06)
zur Startseite / à página inicial