Timbre ABE

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 90 (2004: 4)


 

TituloColoquioSegundaParte

Entidades promotoras
Academia Brasil-Europa
I.S.M.P.S./I.B.E.M.: Instituto de Estudos Culturais do Mundo de Língua Portuguesa/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos

Em cooperação com
Musikwissenschaftliches Seminar der Universität Bonn

e apoios das seguintes instituições

Museu Imperial
Instituto de Meninos Cantores de Petrópolis
Academia Brasileira de Música
Fundação Casa Rui Barbosa
Museu Casa Burle Marx
Secretaria de Cultura do Município de São Paulo
Centro Cultural São Paulo
Theatro Municipal de São Paulo
Páteo do Colégio
Philharmonia Brasileira
Prefeitura e Câmara Municipal de Joanópolis
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra
Instituto de Estudos Clássicos e Brasileiros da Universidade de Coimbra

Agradecimentos especiais
Mercedes de Moura Reis Pequeno, Edino Krieger, Marco Aurelio Lischt dos Santos

Direção geral
Dr. Antonio Alexandre Bispo

Palácio Imperial
© Foto: A.A.Bispo 2004
Arquivo A.B.E.

 

Museu Imperial - Academia Brasil-Europa

450 ANOS DE SÃO PAULO
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS INTERCULTURAIS
ACADEMIA BRASIL-EUROPA

Petrópolis, 20 de março de 2004

 

PetropolisO encerramento do Colóquio Internacional de Estudos Interculturais realizado pela Academia Brasil-Europa por motivo dos 450 anos de São Paulo teve lugar em Petrópolis. As sessões foram realizadas no Museu Imperial. A razão dessa escolha residiu no fato de ser essa instituição uma das mais significativas para os estudos históricos e histórico-culturais do país e de extraordinário interesse e valor simbólico para análises de relações interculturais.

Já em outras ocasiões a A.B.E. realizou eventos nessa cidade. Agora, porém, sob o signo da Poética da Urbanidade e das relações entre a Cultura e a Natureza, a consideração de Petrópolis pareceu ser particularmente justificável e instigante para os trabalhos.

Petrópolis oferece, pela sua história, uma oportunidade única para estudos de relações entre o Brasil e a Europa e para estudos de imigração e colonização nos seus vínculos mais estreitos com um centro de poder político e simbólico do passado do país. Surge, assim, como cidade privilegiada para estudos culturais.

Petropolis3Os trabalhos em Petrópolis tiveram início com uma visita comentada pelo Museu Imperial. Nessa visita, os participantes puderam tomar conhecimento de perto com as atividades museológicas da instituição e, sobretudo, com a sua produção científica.

Em sessão realizada no auditório do Museu, consideraram-se, como últimos temas tratados no evento, questões que deveriam marcar emblematicamente determinados complexos de interesses atuais e posicionamentos teóricos. As pesquisadoras da cultura Niomar de Souza Pereira, Dirce Abalada e Dalva Bolognini trataram de aspectos que despertam particular atenção nos estudos culturais da atualidade, entre êles o da função de expressões culturais tradicionais em localidades hoje integradas em áreas periféricas de metrópoles, exemplificadas no caso de Santana do Parnaíba, e o da cultura de imagens na vida do quotidiano, com a consideração de tradições emergentes.

As dimensões supra-nacionais dos questionamentos foram tratadas pelo Mtro. Ivo Cruz.

Petropolis2Encerrando a sessão e o colóquio, a Poética Indígena foi o tema previsto para a conferência de encerramento do Pe. Valber Dias.

O Colóquio Internacional de Estudos Interculturais pelos 450 anos de São Paulo foi encerrado com uma missa solene na Catedral de Petrópolis. O ato litúrgico foi realizado com a participação de coros do Instituto de Meninos Cantores de Petrópolis sob a regência de Marco Aurelio Lischt dos Santos. Como este grupo de qualidade reconhecida internacionalmente, também coral das meninas cantoras do mesmo instituto demonstrou aos participantes o alto nível qualitativo e de interpretação alcançado e mantido pelos responsáveis pela instituição.

Após a solenidade, teve lugar, no Museu Imperial, uma recepção de despedida. Após palavras da diretora do Museu, A.A.Bispo expressou os agradecimentos da A.B.E. e de todos os participantes pela acolhida e aos responsáveis pelo Instituto dos Meninos Cantores pela extraordinária e emocionante realização litúrgico-musical. Lembrou dos antigos elos que prendem a história da Academia Brasil-Europa a Petrópolis, salientando o Simpósio Internacional de Música Sacra e Cultura Brasileira alí realizado em 1981 e os projetos então delineados. Manifestou o seu desejo de que esses projetos pudessem vir a ser ainda concretizados através de um trabalho intenso de cooperação internacional. Vários dos presentes tomaram a palavra, entre êles o Pe. Valber Dias, recordando a impreterível presença indígena em eventos relacionados com os estudos culturais brasileiros.

Seguiram-se trocas de idéias com regentes e compositores vinculados ao Instituo dos Meninos Cantores.

Como despedida de Petrópolis - e para os participantes estrangeiros do Brasil - realizou-se, no dia 26 de março, uma visita ao Palácio de Cristal.

 

ao indice deste volume (n° 90)
à página inicial
Editor