Timbre ABE

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 89 (2004: 3)


 

Titulo Colóquio 450 anos

    Entidades promotoras
    Academia Brasil-Europa
    I.S.M.P.S./I.B.E.M.: Instituto de Estudos Culturais do Mundo de Língua Portuguesa/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos

    Em cooperação com
    Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn, República Federal da Alemanha

    e apoios das seguintes instituições

    Secretaria de Cultura do Município de São Paulo
    Centro Cultural São Paulo
    Discoteca Oneyda Alvarenga
    Theatro Municipal de São Paulo
    Páteo do Colégio
    Philharmonia Brasileira
    Prefeitura e Câmara Municipal de Joanópolis
    Academia Brasileira de Música
    Fundação Casa Rui Barbosa
    Museu Casa Burle Marx, SPHAN
    Museu Imperial, MInC
    Instituto Politécnico de Coimbra
    Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra
    Associação Cante e Dance com a Gente RS
    Philharmonia Brasileira
    Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

    Direção geral
    Dr. Antonio Alexandre Bispo

São Paulo. Anhangabau

 

São Paulo ao vivo
Exercícios de Percepção e Leitura da Metrópole

450 ANOS DE SÃO PAULO
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS INTERCULTURAIS
ACADEMIA BRASIL-EUROPA

14 de março de 2004

 

Panorama de Sao PauloNo âmbito do Colóquio Internacional de Estudos Interculturais pelos 450 anos de São Paulo procedeu-se a uma visita comentada ao centro histórico da cidade.

Um dos objetivos da visita foi o de proporcionar aos participantes, sobretudo aos estrangeiros, um contacto direto e uma percepção mais sensível de espaços, edifícios e situações como pressuposto para as discussões teóricas referentes às relações entre arquitetura, urbanismo e estudos culturais.

Entre os locais percorridos e comentados, incluiu-se o Vale do Anhangabaú. Essa visita, centralizada no monumento a Antonio Carlos Gomes, foi marcada por reflexões sobre o tema "encenação e lírica do urbano“.

Lembrou-se, nessa ocasião, dos trabalhos relativos à função cultural do Anhangabaú no desenvolvimento histórico de São Paulo realizados no âmbito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em fins da década de 60.

Considerou-se a dimensão intercultural da estatuária de personagens de óperas e as relações com Verdi no projeto operático-urbano nas suas referências a Milão.

Sobretudo levou-se em consideração a proposta arquitetônica na qual se inseriu o Teatro Municipal, a cidade nova à frente da velha urbe e o papel dos já não existentes palacetes às margens do vale para a imagem da cidade no passado.

As reflexões puderam ser aprofundadas, a seguir, com uma visita de exposições de fotografias históricas do centro de São Paulo realizada na Galeria Prestes Maia e no saguão do Edifício do antigo Banco do Estado de São Paulo.

Teatro MunicipalCom uma visita ao mirante desse edifício, os participantes puderam comparar essas visões históricas com o panorama atual da cidade. Considerou-se as linhas principais do desenvolvimento urbano nas várias direções cardeais e transformações da organização espacial nos seus elos com desenvolvimentos histórico-culturais. Também tratou-se da necessidade de inserção histórico-cultural de visões e propostas de urbanistas referentes a reestruturações da malha urbana.

Alguns pontos discutidos no âmbito do projeto Poética da Urbanidade em cidades da Europa e do Caribe foram retomados à vista do panorama da metrópole.

Considerou-se aqui a transformação de significados e novas criações de sentido nas áreas urbanas e no decorrer do processo de metamorfose espacial. Principal escopo da visita foi o de sensibilizar os participantes para problemas de leitura da cidade e para as várias possibilidades de análise intercultural da arquitetura.

 

ao indice deste volume (n° 89)
à página inicial
Editor