Timbre ABE

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 89 (2004: 3)


 

Título colóquio 450 anos

    Entidades promotoras
    Academia Brasil-Europa
    I.S.M.P.S./I.B.E.M.: Instituto de Estudos Culturais do Mundo de Língua Portuguesa/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos

    Em cooperação com
    Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn, República Federal da Alemanha

    e apoios das seguintes instituições

    Secretaria de Cultura do Município de São Paulo
    Centro Cultural São Paulo
    Discoteca Oneyda Alvarenga
    Theatro Municipal de São Paulo
    Páteo do Colégio
    Philharmonia Brasileira
    Prefeitura e Câmara Municipal de Joanópolis
    Academia Brasileira de Música
    Fundação Casa Rui Barbosa
    Museu Casa Burle Marx, SPHAN
    Museu Imperial, MInC
    Instituto Politécnico de Coimbra
    Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra
    Associação Cante e Dance com a Gente RS
    Philharmonia Brasileira
    Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

    Direção geral
    Dr. Antonio Alexandre Bispo

Interior Pateo do Colégio

 

Estudos interculturais e gênese da urbe

450 ANOS DE SÃO PAULO
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS INTERCULTURAIS
ACADEMIA BRASIL-EUROPA

Páteo do Colégio, 15 de março de 2004

 

Páteo do ColégioRealizou-se, no âmbito do Colóquio Internacional de Estudos Interculturais pelos 450 anos de São Paulo, organizado pela Academia Brasil-Europa e seus institutos, com a cooperação da Universidade de Bonn e de outras de universidades européias e brasileiras, uma sessão no sítio histórico da fundação de São Paulo, o Pátio do Colégio.

A sessão contou com o apoio e colaboração do Museu alí instalado e foi dedicada ao complexo temático referente aos estudos jesuítas sob o ponto de vista teórico-cultural.

Contando com a participação de renomados representantes dos estudos da área, em especial anchietanos, o objetivo da sessão foi refletir sobre os pressupostos teóricos dos trabalhos jesuítas no campo de tensão entre paradigmas histórico-missiológicos e científico-culturais.

Após as palavras de saudação e de abertura da diretoria do Museu, o Prof. Dr. A. A. Bispo agradeceu pela acolhida e elucidou os objetivos da sessão e a relevância do tema.
Os estudos históricos paulistas levam sempre à consideração dos primeiros tempos da fundação da urbe e são marcados por concepções e por imagens decorrentes de estudos e interpretações de fontes. Pela relativa abundância da documentação resultante da prática da correspondência na Companhia de Jesus, os estudos das origens da cidade são marcados por informações e visões desses missionários.

O desenvolvimento dos estudos específicos muitíssimo deve, assim, a historiadores jesuítas que se dedicaram ao levantamento e à publicação de fontes.

O Colóquio Internacional de Estudos Interculturais deveria trazer à consciência o significado de uma consideração da ação jesuíta no Brasil no contexto geral, amplo das relações da Europa com outras regiões do mundo no século XVI e do desenvolvimento de concepções da própria Companhia.

A ação dos missionários no Brasil não foi apenas unilateral no sentido de aplicação de concepções e métodos desenvolvidos na Europa, mas influenciou o próprio desenvolvimento interno da Companhia, com conseqüências para outras partes do mundo. Os estudos interculturais, aqui, tornam-se uma exigência e somente podem ser desenvolvidos adequadamente a partir de reflexões teóricas mais aprofundadas.

C.A. dos Santos e A.A.BispoA seguir, o Prof. Dr. Sebastião de Pinho, do Instituto de Estudos Clássicos e Brasileiros da Universidade de Coimbra, lembrou da realização do congresso de estudos anchietanos realizado em fins dos anos 90 e os múltiplos aspectos então considerados e publicados nos três volumes com as atas do evento. Os estudos anchietanos em Portugal desenvolvem-se em estreito relacionamento com aqueles no Brasil e êle próprio mantém estreitos contactos com os estudiosos brasileiros em repetidas viagens ao país.

A conferência principal da sessão foi proferida pelo Pe. César Augusto dos Santos S.J.. O conferencista lembrou das dimensões espirituais e culturais dos trabalhos de Anchieta nos primeiros anos da urbe. Recordou inúmeros aspectos de sua ação sob o aspecto da organização urbana da aldeia, da construção de casas, da vida quotidiana e festiva.

Bispo, Sebastiao de Pinho, Cesar AugustoNo debate que se seguiu, salientou-se o papel da música na ação missionária como meio de atração e veículo de transformação de identidades. Dessas considerações se derivam as relações entre a música e o processo urbano desencadeado pelo trabalho missionário, um assunto tratado já repetidas vezes em eventos da A.B.E.

A sessão foi encerrada com a apresentação e oferecimento de publicações.

Após as palavras de despedida da diretora do Museu, procedeu-se a uma visita comentada da exposição de correspondência jesuítica proveniente de arquivos de Roma.

Mesa de debates

 
ao indice deste volume (n° 89)
à página inicial
Editor