Timbre ABE

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 89 (2004: 3)


 

Titulo Coloquio 450 anos

    Entidades promotoras
    Academia Brasil-Europa
    I.S.M.P.S./I.B.E.M.: Instituto de Estudos Culturais do Mundo de Língua Portuguesa/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos

    Em cooperação com
    Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn, República Federal da Alemanha

    e apoios das seguintes instituições

    Secretaria de Cultura do Município de São Paulo
    Centro Cultural São Paulo
    Discoteca Oneyda Alvarenga
    Theatro Municipal de São Paulo
    Páteo do Colégio
    Philharmonia Brasileira
    Prefeitura e Câmara Municipal de Joanópolis
    Academia Brasileira de Música
    Fundação Casa Rui Barbosa
    Museu Casa Burle Marx, SPHAN
    Museu Imperial, MInC
    Instituto Politécnico de Coimbra
    Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra
    Associação Cante e Dance com a Gente RS
    Philharmonia Brasileira
    Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

    Direção geral
    Dr. Antonio Alexandre Bispo

Centro Cultural SP

 

Centro Cultural São Paulo recebe a Academia Brasil-Europa

450 ANOS DE SÃO PAULO
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS INTERCULTURAIS
ACADEMIA BRASIL-EUROPA

15 de março de 2004

 

Centro Cultural Sao Paulo 1O primeiro dia do Colóquio Internacional de Estudos Interculturais pelos 450 anos de São Paulo, organizado pela Academia Brasil-Europa e seus institutos, conjuntamente com a Universidade de Bonn e apoio de outras universidades européias e brasileiras foi marcado por sessões realizadas no Centro Cultural São Paulo.

Um dos principais objetivos do encontro foi o de fomentar o intercâmbio de conhecimentos a respeito da discussão teórica e de projetos em andamento concernentes aos estudos interculturais em São Paulo e no Exterior.

Nas suas palavras de abertura, o Dr. Francisco Carlos Coelho, diretor da Discoteca Oneyda Alvarenga, após saudar os participantes, traçou um panorama histórico do Centro Cultural São Paulo, de suas concepções, seus objetivos e atividades. Considerou a proposta arquitetônica e paisagística que fundamentou o edifício do Centro e os seus vínculos com visões de democratização da cultura e de abertura de espaços.

A posição estratégica do local relativamente à malha do metropolitano e às esferas culturais de diferentes polos da cidade foi particularmente considerada. Elos com projetos afins de outros países do mundo e que refletem similares intuitos e visões foram mencionados, entre êles o do Centre Pompidou, em Paris.

Por outro lado, não se omitiu a menção aos problemas práticos resultantes da proposta arquitetônica para a conservação de bens patrimôniais, de livros e do acervo de partituras e gravações. Sob esse pano de fundo, apontou-se para a necessidade de reconsiderações e adaptações da proposta arquitetônica, o que já levou à criação de espaços fechados.

Em nome da A.B.E., A.A.Bispo, após apresentar os agradecimentos à diretoria do Centro e às instituições municipais responsáveis, traçou um panorama dos trabalhos desenvolvidos sobre as relações entre a arquitetura, o urbanismo e a cultura desde os ano 70, primeiramente no contexto do Centro de Pesquisas em Musicologia Nova Difusão e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Lembrou da realização do seminário sobre Urbanística e Música na Universidade de Bonn, por êle dirigido, e de que alguns de seus participantes ali estavam presentes. Considerou também os trabalhos realizados no âmbito do projeto Poética da Urbanidade, em várias cidades da Europa e do Caribe, em 2003, e no qual a visita ao Centro Cultural São Paulo também se inseria.

A seguir, a Profa. Dra. Maria do Amparo Carvas Monteiro, da Escola Superior de Educação de Coimbra, apresentou os resultados de seus trabalhos concernentes à história cultural e científica de Coimbra à época da fundação de São Paulo e que levaram à dissertação de doutoramento sobre a música naquela universidade.

Entre os aspectos tratados, considerou os pressupostos político-culturais da época de D. João III e suas repercussões na ação portuguesa no mundo.

Discoteca Oneyda AlvarengaO Prof. Dr. Sebastião de Pinho, da Universidade de Coimbra, tratou da presença de Anchieta em Coimbra com relação aos espaços urbanos e aos edifícios que então conheceu. Com base em material visual, apresentou imagens históricas e atuais dessas situações urbanas e de seus vínculos com a história cultural.

Estudantes do Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn apresentaram a seguir aspectos de trabalhos em desenvolvimento da área de mídia e sound studies referentes a concepções espaciais e de espaço acústico.

 

Sergio Chnee e Paulo GazzaneoApós a sessão da tarde, procedeu-se a uma visita das instalações do Centro Cultural, em particular do Arquivo Multimeios. Aqui, foram apresentados os trabalhos em desenvolvimento de digitalização de gravações histórias de música popular do valioso acervo da Discoteca Pública Municipal Oneyda Alvarenga. Também foram demonstradas as técnicas arquivísticas e museológicas utilizadas na conservação de materiais obtidos pela Missão Folclórica ao Nordeste do Brasil nos anos trinta do século XX.

A jornada no Centro Cultural São Paulo foi encerrada com um concerto-conferência em memória a Martin Braunwieser, partipante como perito musical da Missão Folclórica ao Nordeste do Brasil, cujos acervos estão conservados no Centro Cultural São Paulo. Um dos objetivos da sessão foi o de lembrar da sempre atual necessidade de considerações em contextos mais amplos do desenvolvimento do pensamento teórico-cultural em São Paulo, inserindo-o no âmbito das relações internacionais e interculturais. Um dos aspectos que demonstram essa atualidade diz respeito ao papel das concepções relativas ao campo de tensões Oriente/Ocidente no círculo a que se vinculava Martin Sergio Chnee, Bispo, GazzaneoBraunwieser. O estudo histórico-cultural dos pressupostos e dos elos filosóficos dessas visões do passado e de suas repercussões no trabalho levado a efeito no Brasil pode contribuir para a análise de estruturas básicas da ordenação simbólica da cultura. Dessa análise, como já tratado em outras ocasiões, sobretudo no Congresso de Estudos Euro-Brasileiros de 2002, pode-se chegar a resultados que permitem novos enfoques não só de expressões culturais brasileiras como também de problemas constatáveis nos atuais conflitos com o mundo islâmico.

 

Sala Paulo Emilio Salles Gomes

Palavras de saudação
Prof. Carlos Augusto Calil, Diretor do CCSP
Dr. Antonio Alexandre Bispo, A.B.E.

Catalogação do arquivo musical e fonográfico da D.O.A.
Francisco Carlos Coelho, Dirtor da D.O.A.

Visita comentada aos acervos e biblioteca

Coimbra e sua estrutura urbana na vida de José de Anchieta
Prof. Dr. Sebastião Tavares de Pinho, Instituto de Estudos Clássicos e Brasileiros da Universidade de Coimbra

Música e contexto urbano-universit´rio em Coimbra à época da fundação de São Paulo
Profa. Dra. Maria do Amparo Carvas Monteiro, Instituto Politécnico de Coimbra

Reflexões teóricas acerca da correlação entre a organização espacial e a narrativa (design de mídia)
Stefan Werning M.A., Universidade de Bonn

Sala Jardel Filho

Estudos interculturais Oriente/Ocidente e a cultura da diferença
Dr. Antonio Alexandre Bispo

Recital de piano de Sérgio Chnee e Paulo Gazzaneo
Martin Braunwieser
8 Peças infantís sobre melodias turcas
9 Peças fáceis a quatro mãos


 

ao indice deste volume (n° 89)
à página inicial
Editor