Timbre ABE

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 89 (2004: 3)


 

Titulo Coloquio 450 anos

    Entidades promotoras
    Academia Brasil-Europa
    I.S.M.P.S./I.B.E.M.: Instituto de Estudos Culturais do Mundo de Língua Portuguesa/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos

    Em cooperação com
    Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn, República Federal da Alemanha

    e apoios das seguintes instituições

    Secretaria de Cultura do Município de São Paulo
    Centro Cultural São Paulo
    Discoteca Oneyda Alvarenga
    Theatro Municipal de São Paulo
    Páteo do Colégio
    Philharmonia Brasileira
    Prefeitura e Câmara Municipal de Joanópolis
    Academia Brasileira de Música
    Fundação Casa Rui Barbosa
    Museu Casa Burle Marx, SPHAN
    Museu Imperial, MInC
    Instituto Politécnico de Coimbra
    Instituto de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra
    Associação Cante e Dance com a Gente RS
    Philharmonia Brasileira
    Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

    Direção geral
    Dr. Antonio Alexandre Bispo

 

Poética da Urbanidade

450 ANOS DE SÃO PAULO
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS INTERCULTURAIS
ACADEMIA BRASIL-EUROPA

Academia Paulista de Letras
16 de março de 2004

 

Academia Paulista de LetrasRealizou-se, a 15 de março de 2004, na Academia Paulista de Letras, no âmbito do Colóquio Internacional de Estudos Interculturais pelos 450 anos de São Paulo, uma sessão de confraternização e de apresentação da publicação "Poética da Urbanidade", da Academia Brasil-Europa.

Os participantes do evento foram recebidos pelo presidente da Academia Paulista de Letras, Prof. Dr. Erwin Theodor Rosenthal. Tomaram parte à mesa, além do presidente e representantes da instituição, a Profa. Isolda Bassi Bruch, presidente de honra do ISMPS e da Academia Brasil-Europa pelo Brasil, o Dr. Antonio Alexandre Bispo e a Dra. Neide Carvalho. O plenário esteve composto de ca. 50 participantes e convidados.

Nas suas palavras de abertura, após dar as boas vindas, o Prof. Rosenthal traçou um panorama do histórico e dos trabalhos da Academia Paulista de Letras. Salientou o significado da instituição para a história cultural de São Paulo. Saudou também os participantes vindos da Alemanha em alemão, lembrando dos trabalhos de entidades relacionadas com a pesquisa alemã em São Paulo. Oferecendo exemplares de revistas da Academia Paulista de Letras à A.B.E., salientou o número dedicado a São Paulo pela sua data, com trabalhos de renomados literatos e historiadores da cidade.

A seguir, A.A.Bispo, após agradecer a recepção por parte da Academia Paulista de Letras e as palavras do seu presidente, lembrou dos profundos elos da A.B.E. com São Paulo. Fêz um esboço da tradição a que se prende a instituição, salientando sobretudo o vulto de Martin Braunwieser, bem conhecido nos ciclos da Academia Paulista de Letras. A seguir, tratou dos objetivos da A.B.E. e o processo de atualização teórica em andamento desde fins da década de 80.

Passando aos trabalhos atuais, descreveu o programa de título Poética da Urbanidade, seus objetivos e as atividades já desenvolvidas em vários países do mundo. Realçou os elos desse programa com projetos desenvolvidos em São Paulo no início da década de 70 relativos à música na evolução urbana de São Paulo, realizados em colaboração com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e a Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo e pioneiros nos estudos das relações entre a música e a arquitetura.

A atenção principal da sessão foi dirigida à questão da compreensão do termo Poética e da questão de sentido e produção de sentidos em processos culturais. Nesse contexto, oferecendo um exemplar de publicações da A.B.E. à Academia Paulista de Letras, mencionou os trabalhos que foram desenvolvidos referentes à análise de edifícios tipológicos de orientação anti-tipológica na cultura ocidental e sua transplantação para o Brasil no decorrer da colonização.

Rosenthal (esq.) Bispo (dir.)Questões relativas à produção de sentidos não poderiam deixar de considerar os mecanismos desse processo de organização simbólico-cultural e sua vigência, mesmo em situações secularizadas. Aqui residiria um campo de estudos que exigiria o trabalho interdisciplinar. Se hoje se acentua a necessidade de uma orientação teórico-cultural dos estudos ao invés de sua convencional orientação filológica e literária, ou melhor, se no trabalho interdisciplinar passa-se a dar à culturologia o papel condutor das discussões, isso não significa que não haja a necessidade de uma ação conjunta com filólogos e linguistas. Muito pelo contrário, o debate e a cooperação interdisciplinar surge como de particular relevância em momento de possível transição de enfoques. Nesse sentido, a A.B.E. emprestaria grande significado ao encontro com a Academia Paulista de Letras e teria a esperança que esse vínculo pudesse abrir portas para uma profícua cooperação.

Após a sessão, procedeu-se, na biblioteca da Academia Paulista de Letras, ao oferecimento de trabalhos de mestrado referentes ao Brasil realizados na Alemanha. Exemplares desses trabalhos, de foram entregues ao Prof. Rosenthal pelas suas autoras, Stefanie Merkl e Elena Schwenzel.

Seguiu-se uma visita às instalações da Academia Paulista de Letras. Na seção de livros raros, o Prof. Rosenthal apresentou obras de alto significado bibliófilo para os estudos brasileiros e paulistas. Também a longa série de trabalhos dos acadêmicos da instituição foi considerada. Os participantes puderam também percorrer o interior da biblioteca e admirar o seu valioso acervo de milhares de obras, de inestimável valor para os estudos paulistas e paulistanos.

Na despedida do encontro, os representantes da A.B.E. apresentaram os agradecimentos dos participantes pela recepção e salientaram o desejo de manutenção e aprofundamento de contactos.

Participantes na Academia Paulista de Letras

 

ao indice deste volume (n° 89)
à página inicial
Editor