Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 86 (2003: 6)


 

    Entidades promotoras
    Akademie Brasil-Europa
    I.S.M.P.S. e.V./I.B.E.M.: Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
    ACDG: Associação Cultural Cante e Dance com a Gente (Novo Hamburgo RS)
    Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e.V. (Maria Laach)

    Direção geral
    Dr. Antonio A. Bispo
    Direção Forum RS
    Dra. Helena de Souza Nunes, Rodrigo Schramm

Grupo Afro FESB.
Bragança Paulista

© Foto: H. Hülskath, 2002
Archiv A.B.E.-I.S.M.P.S.

 

GRUPO AFRO - FESB

 

O grupo de dança afro da FESB foi fundado em 1987. Ele se dedica ao trabalho cultural de cunho anti-discriminatório. O projeto nasceu primordialmente com o simples objetivo de representar a cidade de Bragança Paulista em programa da TV-Cultura de São Paulo. No decorrer dos anos, transformou-se em projeto modêlo da Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista. Dele participam crianças e jovens. Eles organizam programas artísticos fundamentados teoricamente com o objetivo de contribuir à superação de preconceitos. Inicialmente, o grupo apenas se apresentava por ocasião de datas especiais, por exemplo no dia comemorativo da emancipação dos escravos, nas festividades do mês do Folclore ou no mês de novembro, quando se rememora o quilombo dos Palmares

Devido ao sucesso do projeto junto à crítica e ao público, o grupo passou a apresentar-se durante todo o ano. Ele atua em escolas estaduais e particulares e representa a cidade em festas promovidas por outros municípios. Assim, já se apresentou em Vargem, Pedra Bela, Pinhalzinho, Itatiba, Socorro, Serra Negra, Piracaia, São José dos Campos e Tuiutí. Hoje, o grupo é composto de 15 a 30 membros de diferentes raízes étnicas.

Dele não fazem parte apenas pessoas de origem africana. A proposta político-cultural do projeto é mostrar que o projeto de vida dos jovens de cor apenas poderá ser efetivado se a formação pluri-étnica do país for reconhecida na política educacional. Apenas uma política cultural e educacional que supere o mito de uma cultura monolítica estaria em condições de avaliar e valorizar a diversidade de valores culturais dos diversos segmentos da sociedade. O sistema de ensino público precisaria ser reformado no sentido de transformar-se em veículo para a construção de identidades.

[trechos resumidos a partir da comunicação oral gravada]

 

 

Alguns textos dos anais do Congresso foram publicados em:/Einige Texte der Annalen des Kongresses wurden veröffentlicht in:
Musik, Projekte und Perspektiven. A.A. Bispo u. H. Hülskath (Hgg.).
In: Anais de Ciência Musical - Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft. Köln: I.S.M.P.S. e.V., 2003.
(376 páginas/Seiten, só em alemão/nur auf deutsch)
ISBN 3-934520-03-0

Pedidos com reembolso antecipado dos custos de produção e envio (32,00 Euro)
Bestellungen bei Vorauszahlung der Herstellungs- und Versandkosten (32,00 Euro):
ismps@ismps.de
Deutsche Bank Köln (BLZ 37070024). Kto-Nr. 2037661

Todos os direitos reservados. Reimpressão ou utilização total ou parcial apenas com a permissão dos autores dos respectivos textos.
Alle Rechte vorbehalten. Nachdruck und Wiedergabe in jeder Form oder Benutzung für Vorträge, auch auszugsweise, nur mit Genehmigung der Autoren der jeweiligen Texte.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 86)/ao indice deste volume (n° 86)
zur Startseite / à página inicial
Editor