Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 83 (2003: 3)


 

    Entidades promotoras
    Akademie Brasil-Europa
    I.S.M.P.S. e.V./I.B.E.M.: Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
    ACDG: Associação Cultural Cante e Dance com a Gente (Novo Hamburgo RS)
    Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e.V. (Maria Laach)

    Direção geral
    Dr. Antonio A. Bispo
    Direção Forum RS
    Dra. Helena de Souza Nunes, Rodrigo Schramm

© Foto: H. Hülskath, 2002
Archiv A.B.E.-I.S.M.P.S.

 

"POSTCOLONIAL STUDIES" E PESQUISA MUSICOLÓGICA.
O CASO DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL

Antonio Alexandre Bispo

 

A área de estudos "Postcolonial Studies" é caracterizada fundamentalmente por questões, hipóteses interpretativas e modelos teóricos do mundo de língua inglesa. A atualidade de problemas que se colocam nas antigas colonias britânicas ou em países da Commonwealth, com as suas diferentes tendências de emancipação, desperta a atenção geral para processos de decolonização nas suas conseqüencias para a cultura e a sociedade. As perspectivas e as reflexões teóricas relativas a questões culturais deixam entrever, correspondentemente, uma particular proximidade a determinadas correntes e tendências dos Cultural Studies da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos.

Uma aplicação de modelos de pensamento e práticas dos Postcolonial Studies em outros contextos culturais deveria ser acompanhada por análises pormenorizadas de redes sociais do trabalho científico e da produção intelectual. Apesar de tudo, a discussão pós-colonialista de pesquisadores de língua inglesa oferecem impulsos significativos que já podem ser constatados em outras redes da comunidade científica dos estudos culturais ou que mereceriam ser mais considerados. Na era da globalização, com os seus desenvolvimentos e problemas que ultrapassam fronteiras, uma "Post-Colonial Theory", acompanhada por análises críticas de discursos, assume relevância para tentativas sistematizadoras das ciências da cultura.

Estudos da colonizacão e de suas conseqüências não podem ser realizados sem a consideração da América Latina. A reflexão crítica latino-americana de questões da época colonial é de longa história e traz o cunho das mais diversas posições. Sob este pano de fundo, o conceito "Postcolonial" é questionável e deve ser definido com mais cuidado. Se for compreendido no sentido temporal, de época, então se relaciona com um período de emancipação das antigas metrópoles ibéricas, já há muito encerrado, pelo menos do ponto de vista formal.

O termo "colonial" surge na historiografia não apenas com relação à periodização da história nacional à época da Independência, mas sim também no concernente à formação posterior de colonias de imigrantes. A política colonizadora desenvolvida após a época da emancipação política formal dos países latino-americanos, destinada ao povoamento e ao desenvolvimento econômico de regiões e ao ganho de forças de trabalho para a lavoura e a indústria, deu origem a novos territórios coloniais e a colonias de estrangeiros nas grandes cidades.

O conceito "postcolonial" adquire, neste contexto, um significado diversificado, que deve ser analisado de caso para caso. A atenção da pesquisa dirge-se não tanto ao macro-plano, mas sim ao micro-plano das regiões, das localidades, das associações e dos círculos nas metrópoles pluri-étnicas. A pesquisa colonial aproxima-se aqui de outros campos de estudos, tais como aqueles da imigração, da urbanização, da metropolização e da etnologia.

(...)

A discussão do Postcolonial Studies no Brasil, em particular na pesquisa musicológica, não deveria se restringir ao plano local e regional do desenvolvimento cultural, mas sim também atentar ao macro-plano. Ela não pode deixar de considerar o desenrolar histórico de processos culturais e de sua dimensão político-cultural. A vida musical neo-colonial que se desenvolve em áreas de antiga colonização centro-européia no Sul do Brasil e de forma pontual também em outras regiões não pode ser totalmente separada de outros processos culturals, por exemplo no concernente ao prosseguimento de desenvolvimentos coloniais na Amazônia e mecanismos coloniais implícitos nas grandes cidades. Neste sentido, os impulsos dos Postcolonial Studies de cunho britânico podem ser valiosos. Assim, a sugestão de Homi Bhabha, que propõe o abandono do conceito de Terceiro Mundo pelo de Terceiro Espaço, a ser definido transregional- e transculturalmente, parece poder abrir novos caminhos para a discussão culturológica e musicológica.

Espera-se que a nova orientação da pesquisa musicológica com relação aos processos coloniais e pós-coloniais não permaneça restrita à esfera da etnomusicologia e do folclore musical. Ela deveria também ser adotada pela História da Música, pois aqui, sobretudo no que diz respeito à pesquisa da música colonial do Brasil, constata-se uma extraordinária ausência de revisão crítica de teorias e de métodos.

 

Texto incompleto e sem notas/Unvollständiger Text ohne Anmerkungen
Da publicação:/Aus der Veröffentlichung:
Musik, Projekte und Perspektiven. A.A. Bispo u. H. Hülskath (Hgg.).
In: Anais de Ciência Musical - Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft. Köln: I.S.M.P.S. e.V., 2003.
(376 páginas/Seiten, só em alemão/nur auf deutsch)
ISBN 3-934520-03-0

Pedidos com reembolso antecipado dos custos de produção e envio (32,00 Euro)
Bestellungen bei Vorauszahlung der Herstellungs- und Versandkosten (32,00 Euro):
ismps@ismps.de
Deutsche Bank Köln (BLZ 37070024). Kto-Nr. 2037661

Todos os direitos reservados. Reimpressão ou utilização total ou parcial apenas com a permissão dos autores dos respectivos textos.
Alle Rechte vorbehalten. Nachdruck und Wiedergabe in jeder Form oder Benutzung für Vorträge, auch auszugsweise, nur mit Genehmigung der Autoren der jeweiligen Texte.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 83)/ao indice deste volume (n° 83)
zur Startseite / à página inicial
Editor