Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 80 (2002: 6)


 

    Entidades promotoras
    Akademie Brasil-Europa
    I.S.M.P.S. e.V./I.B.E.M.: Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
    ACDG: Associação Cultural Cante e Dance com a Gente (Novo Hamburgo RS)
    Institut für hymnologische und musikethnologische Studien

    Direção geral
    Dr. Antonio A. Bispo
    Direção Forum RS
    Dra. Helena de Souza Nunes, Rodrigo Schramm

 

Palavras de saudação em nome da CNBB

Victor Hugo Erard

 

Na pessoa do presidente da Akademie Brasil-Europa transmito as minhas saudações cordiais a todos os presentes.

Quando a CNBB tomou conhecimento da realização deste congresso e recebeu do Dr. A. A. Bispo o convite para participar na sua sessão de abertura, dirigindo aos congressistas uma palavra relativa ao tema, ela não poderia deixar de aqui estar presente. Nessa breve saudação desejo indicar apenas três razões para a nossa presença.

Em primeiro lugar, saliento a nossa satisfação em constatar que este congresso realiza uma etapa de seus trabalhos nesta região, trazendo especialistas para esta parte tão bonita do nosso país e tão importante sob aspectos históricos, culturais e religiosos.

A segunda razão pela satisfação da CNBB reside no caráter acentuadamente ecumênico deste congresso. Nós nos encontramos de fato numa região do Brasil que se caracteriza pelas relações abertas, cordiais e de respeito para com as identidades individuais. Também gostaríamos de salientar, neste congresso, os elos comuns que nos unem.

Em terceiro lugar, congratulamo-nos com este congresso pelas pesquisas que fomenta no campo da musicalidade, pois estas levam certamente à dimensão íntima e mística de todos os homens. Num mundo agitado por graves crises e numa época de transformações ou de desejos de mudança, esses trabalhos são de grande importância, pois contribuem para uma maior interiorização do homem.

Em nome do Arcebispo de Porto Alegre e representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Rio Grande do Sul, assim como no do Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, à qual pertence esta cidade, transmito a todos fraternais cumprimentos.

 

Texto incompleto e sem notas/Unvollständiger Text ohne Anmerkungen
Da publicação:/Aus der Veröffentlichung:
Musik, Projekte und Perspektiven. A.A. Bispo u. H. Hülskath (Hgg.).
In: Anais de Ciência Musical - Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft. Köln: I.S.M.P.S. e.V., 2003.
(376 páginas/Seiten, só em alemão/nur auf deutsch)
ISBN 3-934520-03-0

Pedidos com reembolso antecipado dos custos de produção e envio (32,00 Euro)
Bestellungen bei Vorauszahlung der Herstellungs- und Versandkosten (32,00 Euro):
ismps@ismps.de
Deutsche Bank Köln (BLZ 37070024). Kto-Nr. 2037661

Todos os direitos reservados. Reimpressão ou utilização total ou parcial apenas com a permissão dos autores dos respectivos textos.
Alle Rechte vorbehalten. Nachdruck und Wiedergabe in jeder Form oder Benutzung für Vorträge, auch auszugsweise, nur mit Genehmigung der Autoren der jeweiligen Texte.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 80)/ao indice deste volume (n° 80)
zur Startseite / à página inicial
Editor