Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 80 (2002: 6)


 

    Entidades promotoras
    Akademie Brasil-Europa
    I.S.M.P.S. e.V./I.B.E.M.: Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
    ACDG: Associação Cultural Cante e Dance com a Gente (Novo Hamburgo RS)
    Institut für hymnologische und musikethnologische Studien

    Direção geral
    Dr. Antonio A. Bispo
    Direção Forum RS
    Dra. Helena de Souza Nunes, Rodrigo Schramm

© Foto: H. Hülskath, 2002
Archiv A.B.E.-I.S.M.P.S.

 

Palavras de saudação ao Congresso do Diretor do Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn

Prof. Dr. Erik Fischer
Musikwissenschaftliches Seminar der Universität Bonn

 

Instituições avançadas, como a Akademie Brasil-Europa e o Instituto de Estudos da Cultura Musical do Mundo de Língua Portuguesa, instituições que procuram trazer à consciência as relações entre continentes e culturas, até mesmo criando-as, dedicam-se intensamente há anos ao alcance de suas metas. Esse trabalho, cheio de sucesso, é agora registrado pelos círculos públicos de forma particularmente clara no Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002, levado a efeito em diversas regiões e cidades do Brasil para o término de um triênio de projetos e eventos.

A diversidade dos temas e das questões levantadas permitem entrever a potencialidade que se abre a uma musicologia orientada segundo a ciência da cultura e que abandona uma perspectiva eurocêntrica, guiando-se a priori segundo um conceito de "música" e de "História da Música" internacional, não hegemonial. Da perspectiva alemã, sobretudo a parte inicial do Congresso demonstra que aqui se podem encontrar correntes de tradições culturais diferenciadas que surgem em parte de forma surpreendentemente conhecidas, em parte, porém, também inesperadamente estranhas, e que a revisão dessas relações dialéticas prometem iniciar um diálogo científico valioso entre as pesquisadoras e os pesquisadores do Brasil e da República Federal da Alemanha.

Como Diretor do Seminário de Musicologia da Universidade de Bonn, que apoia tais iniciativas inovadoras e - em estreita cooperacão com o Dr. Antonio Alexandre Bispo - também procura revelá-las aos estudantes, desejo acentuar expressamente o significado do congresso para o futuro da nossa disciplina e, nesse sentido, desejar a todos os participantes para os dias de trabalho uma disputa diversificada, aliciante e produtiva.

Bonn, 12. de setembro 2002

 

Texto incompleto e sem notas/Unvollständiger Text ohne Anmerkungen
Da publicação:/Aus der Veröffentlichung:
Musik, Projekte und Perspektiven. A.A. Bispo u. H. Hülskath (Hgg.).
In: Anais de Ciência Musical - Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft. Köln: I.S.M.P.S. e.V., 2003.
(376 páginas/Seiten, só em alemão/nur auf deutsch)
ISBN 3-934520-03-0

Pedidos com reembolso antecipado dos custos de produção e envio (32,00 Euro)
Bestellungen bei Vorauszahlung der Herstellungs- und Versandkosten (32,00 Euro):
ismps@ismps.de
Deutsche Bank Köln (BLZ 37070024). Kto-Nr. 2037661

Todos os direitos reservados. Reimpressão ou utilização total ou parcial apenas com a permissão dos autores dos respectivos textos.
Alle Rechte vorbehalten. Nachdruck und Wiedergabe in jeder Form oder Benutzung für Vorträge, auch auszugsweise, nur mit Genehmigung der Autoren der jeweiligen Texte.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 80)/ao indice deste volume (n° 80)
zur Startseite / à página inicial
Editor