Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 80 (2002: 6)


 

    Entidades promotoras
    Akademie Brasil-Europa
    I.S.M.P.S. e.V./I.B.E.M.: Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
    ACDG: Associação Cultural Cante e Dance com a Gente (Novo Hamburgo RS)

    Direção geral
    Dr. Antonio A. Bispo
    Direção Forum RS
    Dra. Helena de Souza Nunes, Rodrigo Schramm

© Foto: H. Hülskath, 2002
Archiv A.B.E.-I.S.M.P.S.

 

Saudação da Primeira Dama do Estado do Rio Grande do Sul

Judite Dutra

 

Com grande satisfação, dirijo-me aos participantes do Congresso de Estudos Euro-Brasileiros de 2002: "Música, Projetos e Perspectivas" para lhes dizer que o governo do Estado sente-se honrado em recebê-los no Rio Grande do Sul, que tanto deve aos europeus no que se refere à construção de sua identidade histórica, econômica, social e cultural.

Nosso estado, o último a ser colonizado entre todos os do Brasil, foi o destino de muitos imigrantes que deixaram a Europa para buscar nestas terras, ainda no século XIX, uma nova vida e uma nova pátria. Com grande determinação e energia, superaram enormes dificuldades para implantar aqui os embriões de comunidades produtivas, atuantes e culturalmente muito ricas. Sua presença no Rio Grande, pontilhada em quase todas as regiões do Estado, legou-nos heranças preciosas.

A língua que falamos tem contribuições vivas de idiomas europeus; nossa culinária incorporou tradições de várias etnias e países, tornando-se rica e diversificada; nossa cultura está caldeada pela tradição, costumes e valores trazidos da Europa, inicialmente por portugueses e espanhóis e, mais tarde, por alemães, italianos, poloneses e outros povos, que aqui reuniram-se aos elementos da cultura indígena e africana para compor a identidade gaúcha. Devemos a esses povos uma grande parcela do desenvolvimento social, econômico e cultural do Rio Grande e temos por eles muito afeto e respeito.

Queremos dar a todos muito boas vindas e dizer que sentimo-nos felizes em tê-los como hóspedes neste congresso, desejando-lhes um bom trabalho e muito boa permanência conosco.

Bom encontro a todos.

 

Texto incompleto e sem notas/Unvollständiger Text ohne Anmerkungen
Da publicação:/Aus der Veröffentlichung:
Musik, Projekte und Perspektiven. A.A. Bispo u. H. Hülskath (Hgg.).
In: Anais de Ciência Musical - Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft. Köln: I.S.M.P.S. e.V., 2003.
(376 páginas/Seiten, só em alemão/nur auf deutsch)
ISBN 3-934520-03-0

Pedidos com reembolso antecipado dos custos de produção e envio (32,00 Euro)
Bestellungen bei Vorauszahlung der Herstellungs- und Versandkosten (32,00 Euro):
ismps@ismps.de
Deutsche Bank Köln (BLZ 37070024). Kto-Nr. 2037661

Todos os direitos reservados. Reimpressão ou utilização total ou parcial apenas com a permissão dos autores dos respectivos textos.
Alle Rechte vorbehalten. Nachdruck und Wiedergabe in jeder Form oder Benutzung für Vorträge, auch auszugsweise, nur mit Genehmigung der Autoren der jeweiligen Texte.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 80)/ao indice deste volume (n° 80)
zur Startseite / à página inicial
Editor