Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

No. 79 (2002: 5)


 

    Entidades promotoras
    Akademie Brasil-Europa
    I.S.M.P.S. e.V./I.B.E.M.: Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes/Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
    ACDG: Associação Cultural Cante e Dance com a Gente (Novo Hamburgo RS)
    Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e.V. (Maria Laach)

    Direção geral
    Dr. Antonio A. Bispo
    Direção Forum RS
    Dra. Helena de Souza Nunes, Rodrigo Schramm

© Foto: H. Hülskath, 2002
Archiv A.B.E.-I.S.M.P.S.

 

Relato do

CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS EURO-BRASILEIROS 2002

2. Fase: Regiões de "Cultura Caipira" no interior de São Paulo

 

ausländische Teilnehmer am Sitz des I.B.E.M./
Participantes estrangeiros na sede do I.B.E.M.
A segunda fase do Congresso Internacional de Estudos Euro-Brasileiros 2002 foi dedicada a complexos temáticos relacionados com transformações de identidade cultural no contexto de interações entre sociedades rurais e tribais sob especial consideração de princípios simbólicos de organização.

Problemas de pesquisa da "cultura caipira" já tinham sido alvo de estudos diferenciados em colóquios anteriores. Esses estudos trataram sobretudo questões de distinção terminológica e das diferenças de formas respectivas da cultura e de identidades (cultura caipira, cultura sertaneja, cultura rural, etc.). Nessa fase do congresso, com base nos trabalhos anteriores, tratou-se sobretudo de tecer reflexões a respeito das interações entre os princípios de ordenação simbólica nas formas de expressão da cultura e na identificação de grupos entre caipiras e indígenas. Assim, as sessões foram dominadas por dois complexos temáticos. A região escolhida distingue-se pelos esforços que nela vem sendo feitos de valorização da cultura caipira, declassificada em geral como provinciana.

As sessões foram apoiadas pela Prefeitura e pela Câmara da Estância Turística de Joanópolis, cidade situada nos limites dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Outras cidades do interior foram integradas no congresso. Assim, um dos dias de trabalho foi levado a efeito na cidade de Bragança Paulista. Nesta cidade, os eventos foram organizados pela Fundação de Estudos Superiores FESB.

Dr.A.A.Bispo, Dr. A.Cardoso,Dr.H. Hülskath
Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002
I.B.E.M.
Os congressistas foram hospedados em fazendas da região. No dia 19 de setembro, às 19:30 horas, procedeu-se à abertura do evento no centro de estudos do Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos. O prefeito de Joanópolis, Dr. Ari Cardoso, saudou os participantes. O Dr. Harald Hülskath agradeceu à municipalidade em nome da A.B.E. e recordou os vários encontros já ali realizados. O presidente da A.B.E. elucidou a seguir os objetivos do congresso e as relações com o tema da Campanha da Fraternidade 2002 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: "À procura de uma terra sem males". Na sua exposição, salientou a importância da ética nesse tema de origem indígena e mostrou a analogia existente entre as concepções de origem Guarani a respeito de um dilúvio e aquelas da tradição bíblica. A seguir, elucidou o papel simbólico da música nas concepções relativas ao dilúvio e à destruição da terra em contexto transcultural. Foram salientadas sobretudo as dimensões sócio-éticas, científico-culturais e ecológicas dessa linguagem de símbolos e imagens.

Após a saudações dos participantes indígenas, provenientes dos grupos Krahô e Xerente, passou-se a palavra ao Sr. Rolf Bäcker, que apresentou aos brasileiros o seu estudo a respeito da cultura sertaneja e das perspectivas da moda de viola realizado para o colóquio de 2001, em Colonia, República Federal da Alemanha. Seguiu-se uma recepção na biblioteca do instituto e uma apresentação de vários violeiros da região. As apresentações musicais foram comentadas pelo Sr. Walter Cassalho, um estudioso das expressões culturais regionais de identificação caipira. A sessão foi encerrada com a apresentação de grupos de Catira. Levantou-se o problema da revivificação dessas expressões culturais na região.

Grupo de Catira
Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002
I.B.E.M.
As sessões do dia 20 de setembro tiveram lugar na Sala da Câmara de Joanópolis. As conferências trataram de questões pertinentes tanto às sociedades rurais como às culturas musicais indígenas. Os participantes alemães do congresso ofereceram visões gerais do colóquio realizado em Colonia sobre o tema "A Europa e o Universo Musical Indígena". Entre outros, foram tratados os problemas da percepção das culturas musicais indígenas por estrangeiros a partir de relatos de viagens no exemplo dos Makuxi e dos Krahô. Após a sua saudação, o Sr. Domingos Krahô teceu comentários a respeito da conferência proferida com base em publicações de E. Wustmann e em gravações musicais de H. Schultz relacionadas com o seu povo.

Valber Dias, com a sua longa experiência de vida entre os Krahô e com a sua identificação cultural indígena adquirida através do convívio de anos, procedeu à tradução das palavras dos indígenas presentes e salientou a existência de problemas conceituais no caso dos assim-chamados Timbiras. Após a chegada de crianças e jovens das escolas da região e as palavras de saudação da Profa. Dra. Julieta de Andrade, estabeleceu-se um diálogo entre os presentes e os indígenas convidados. No fim dessa sessão, o musicólogo Marcelo Hazzan realizou uma conferência na qual apresentou os problemas das concepções sacro-musicais da época da restauração litúrgica de fins do século XIX e início do século XX. O presidente da A.B.E. salientou os gravíssimos problemas científico-culturais que resultaram de tendências tradicionalistas no Catolicismo da época e lamentou as tendências de cunho fundamentalista observadas novamente na atualidade.

A sessão da tarde desse dia foi dedicada sobretudo a problemas da cultura popular. A Profa. Dra. Martha Haug elucidou concepções e ações rituais de comunhão de homens e santos em regiões alcançadas pela globalização no Mato Grosso. A Sra. Zuleika de Paula tratou a seguir de formas tradicionais de interação de vivos e mortos nas práticas da Commendatio animae em regiões rurais.

Representantes Indígenas Xerente e Krahô
Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002
Akademie Brasil-Europa/I.B.E.M.
Os responsáveis pelo trabalho cultural na municipalidade e na região apresentaram gravações em Video de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Cultura do Govêrno do Estado de São Paulo. Neles pode-se observar resultados de intuitos de revalorização de grupos e de expressões culturais através de apresentações públicas em grandes manifestações realizadas na capital. Também houve a apresentação de filmes a respeito das tentativas de recuperação de formas tradicionais de dança e de teatro na própria região. Seguiu-se uma discussão a respeito do sentido e dos perigos de tais projetos a nível estadual, pois deixam perceber concepções de fundo tradicionalista e que podem levar a uma folclorização superficializante de formas de expressão cultural.

A noite foi dedicada a uma sessão solene na Câmara da cidade de Joanópolis. O prefeito da cidade salientou a importância da identidade musical e cultural dos habitantes das zonas rurais no edifício global do saber. O presidente da comissão de música da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Osmar Bezutte, esboçou um panorama das concepções inculturativas e dos esforços realizados na teologia e na liturgia para se estabelecer um procedimento de prática religiosa culturalmente adequada. O presidente da A.B.E. tratou dos mecanismos históricos de transformação de identidade cultural no exemplo da codificação duplas da maraca e da viola como instrumentos símbolos respectivamente das culturas indígenas e da cultura caipira ou sertaneja. Em nome da A.B.E., o Sr. Peter Rodekur leu um documento a respeito da necessidade de uma revisão de modelos teóricos da política integrativa de povos tribais no exemplo do pensamento de Couto de Magalhães.

Seguiram-se dois discursos dedicados a complexos temáticos de importância para o estudo das culturas rurais e indígenas. A Profa. Dra. Julieta de Andrade tratou de problemas da história e do presente dos trovadores e do simbolismo do Cururu, exemplificados através de pesquisas realizadas na região do Médio Tietê. O Pe. Valber Dias elucidou a organização dual do espaço nas sociedades Krahô e as suas conseqüências para a concepção do mundo, caracterizada esta pela procura da harmonia das oposições e da paz. A sessão foi intercalada com cantos entoados por Domingos Krahô e pelos indígenas do grupo Xerente. Por fim, houve a apresentação de renomados duos de violeiros.

A sessão do dia 21 de setembro, que também teve lugar no paço municipal de Joanópolis, incluiu a apresentação de um projeto dedicado à pesquisa do Carimbó no Pará. Na sua exposição, o Sr. Luis Fernando de Andrade mostrou as estruturas transregionais dessa dança e tratou de sua diferenciação na região amazônica, salientando aspectos possivelmente de influência do meio-ambiente. Na área da pesquisa cultural indígena, a Sra. Elena Schwenzel apresentou aos congressistas brasileiros o trabalho por ela desenvolvido para o Colóquio 2001 da A.B.E. na Europa, dedicado à questão dos filmes documentários como fontes históricas para a pesquisa e para a reconstrução da história indígena e de sua identidade. Na sua exposição, a pesquisadora apresentou e comentou filmes etnográficos de várias épocas da história da documentação cinematográfica.

À tarde realizou-se uma excursão à Cachoeira dos Pretos. Pensada como ato simbólico em preparação à problemática afro-brasileira a ser discutida no dia seguinte, deveria ali ser celebrada uma missa sertaneja ao ar livre, com a participação de cavaleiros. As condições de tempo impediram, porém, essa celebração.

Os eventos do domingo, dia 22 de setembro, tiveram lugar em Bragança Paulista. O dia foi aberto com uma missa solene na Capela do Centro Cultural Santo Agostinho, emoldurada musicalmente pelo Coro Kyriale da Casa da Cultura Demetrio Kipmann. Após a comunhão, Domingos Krahô executou instrumentos musicais de seu povo. A seguir,.procedeu-se ao encontro cultural-artístico organizado pela Fundação de Estudos Superiores FESB no auditório do Centro Cultural. A sessão foi aberta com palavras de saudação do Prof. Amauri Sodré da Silva, Vice-Prefeito e presidente da Curadoria da Fundação, e da Profa. Vera Lucia Frangini, presidente da FESB. Na sua conferência, o presidente da A.B.E. salientou o significado da pesquisa local e regional da música no âmbito do estudo cultural de processos de mobilidade, de construção de redes de contactos sociais e de diferenciação social. Houve, a seguir, apresentações do grupo Afro-ARCAB, um projeto dedicado à política anti-discriminatória relativamente a grupos de identidade cultural afro-brasileira. A responsável por essa iniciativa salientou a importância do trabalho cultural para a estrategia político-cultural. Por fim, o coro Vozes EnCanto de Bragança apresentou várias obras, entre elas cantos Krahô com coreografia, apresentação essa a seguir comentada pelos indígenas presentes. Após a sessão, a FESB ofereceu um almoço às autoridades presentes e aos congressistas estrangeiros.

À tarde, os congressistas e os representantes de entidades culturais foram recebidos para um encontro de despedida na região no I.B.E.M. Antes, tiveram a oportunidade de visitar os arquivos da instituição.

Grupo Afro Angola-Cabinda FESB, Bragança Paulista
Congresso de Estudos Euro-Brasileiros 2002
Akademie Brasil-Europa/I.B.E.M.

 

Texto incompleto e sem notas/Unvollständiger Text ohne Anmerkungen
Da publicação:/Aus der Veröffentlichung:
Musik, Projekte und Perspektiven. A.A. Bispo u. H. Hülskath (Hgg.).
In: Anais de Ciência Musical - Akademie Brasil-Europa für Kultur- und Wissenschaftswissenschaft. Köln: I.S.M.P.S. e.V., 2003.
(376 páginas/Seiten, só em alemão/nur auf deutsch)
ISBN 3-934520-03-0

Pedidos com reembolso antecipado dos custos de produção e envio (32,00 Euro)
Bestellungen bei Vorauszahlung der Herstellungs- und Versandkosten (32,00 Euro):
ismps@ismps.de
Deutsche Bank Köln (BLZ 37070024). Kto-Nr. 2037661

Todos os direitos reservados. Reimpressão ou utilização total ou parcial apenas com a permissão dos autores dos respectivos textos.
Alle Rechte vorbehalten. Nachdruck und Wiedergabe in jeder Form oder Benutzung für Vorträge, auch auszugsweise, nur mit Genehmigung der Autoren der jeweiligen Texte.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 79)/ao indice deste volume (n° 79)
zur Startseite / à página inicial
Editor