Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 54 (1994: 4)


 

Colóquio Internacional

Anthropos ludens

Questões teórico-científicas relacionadas com a

Música e dança no culto de São Gonçalo de Amarante

Joanópolis e Ubatuba

24 a 28 de setembro de 1997
dir. A. A. Bispo

Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
Sociedade Brasileira de Antropologia da Música
Comissão dos Descobrimentos de Lagos

sob o patrocínio da
Prefeitura e Câmara Municipal de Joanópolis
Prefeitura de Ubatuba - FUNDART

 

HISTÓRICO E ESCOPO

 

O plano de organização de um colóquio internacional por ocasião das comemorações da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama foi forjado por ocasião da fundação alemã do I.S.M.P.S. e.V., em 1985. Nesse ano, fixou-se o plano de realização de congressos e simpósios internacionais de cunho musicológico por ocasião das várias datas comemorativas dos descobrimentos portugueses que se efetuariam até o ano 2000.

Para o evento de 1998, decidiu-se, em reunião realizada em 1992, ano dos 500 anos do Descobrimento da América, que o colóquio deveria ser dedicado aos fundamentos músico-antropológicos da visão do mundo e da história na época de Vasco da Gama. Em conferências realizadas em Lagos (Algarves) e Lisboa, em 1997, A.A.Bispo, como presidente do I.S.M.P.S. e.V., salientou a necessidade de consideração do aspecto lúdico dessa visão do mundo. De fato, são os folguedos e as festas tradicionais do Brasil que oferecem a chave para a compreensão de muitos dados contidos na documentação da época dos Descobrimentos.

Grande parte das hipóteses e interpretações relativas ao sentido de festejos e danças cultivados no Brasil necessitariam ser revistas, assim como também se mostram errôneas as explicações usuais para os cultos relacionados com o conceito de orixás. Para que se possa entender o sistema intrínseco a manifestações de cunho cristão deve-se estudar a antiga hermenêutica dos textos do Velho e do Novo Testameno, o único caminho possível para a compreensão do sistema de tipos e anti-tipos de fundamentação bíblica. Para isso, o I.S.M.P.S.e.V. convidou especialistas e interessados do Brasil e de Portugal a ele vinculados para sessões de estudo a serem realizadas em círculo fechado na sede do Instituto Brasileiro de Musicologia, em Joanópolis. Nessas sessões, folcloristas e pesquisadores de música deveriam primeiramente refletir sobre o significado da distinção fundamental entre conceitos do "Velho" e do "Novo" e dos movimentos ascendentes e descendentes na linguagem visual das tradições cristãs segundo a hermenêutica bíblica. A seguir, deveriam procurar aplicar os resultados dessas reflexões em conferências a serem proferidas durante as sessões públicas.

Como estudo paradigmático de caso escolheu-se o culto de São Gonçalo de Amarante. Várias razões justificaram essa escolha. Trata-se aqui de um santo português, cujo culto floresceu sobretudo na época dos Descobrimentos e que permanece vivo no interior do Brasil, em especial na região onde o Instituto tem a sua sede. Trata-se sobretudo de um culto intimamente vinculado a concepções musicais e coreológicas: São Gonçalo é considerado protetor dos violeiros e representado até mesmo como músico. Relevante, porém, é que essas e outras características do culto de São Gonçalo já não são mais conhecidas em Portugal. A dança de São Gonçalo praticada no Brasil representa portanto um caso exemplar da importância do estudo das tradições brasileiras para a compreensão de muitos aspectos do passado português e da história da expansão européia em geral.

A intenção era a de realizar um colóquio internacional em trabalho conjunto com a cidade de Guimarães, principal centro de culto de São Gonçalo. Para isso, membros da diretoria do I.S.M.P.S. e.V. deslocaram-se àquela cidade portuguesa, em 1996. Fêz-se um levantamento fotográfico dos festejos locais.

A Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses colaborou com o evento enviando uma coleção de cartazes relativos à viagem de Vasco da Gama para exposição a ser inaugurada, no Brasil, no âmbito do colóquio.

A organização do evento ficou a cargo, no Brasil, de membros do Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos. Em Portugal, os preparativos para a vinda da delegação portuguesa foram feitos pela Comissão Municipal dos Descobrimentos de Lagos.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 54)/ao indice deste volume (n° 54)
zur Startseite / à página inicial