Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 54 (1994: 4)


 

Colóquio Internacional

Anthropos ludens

Questões teórico-científicas relacionadas com a

Música e dança no culto de São Gonçalo de Amarante

Joanópolis e Ubatuba

24 a 28 de setembro de 1997
dir. A. A. Bispo

Instituto Brasileiro de Estudos Musicológicos
Sociedade Brasileira de Antropologia da Música
Comissão dos Descobrimentos de Lagos

sob o patrocínio da
Prefeitura e Câmara Municipal de Joanópolis
Prefeitura de Ubatuba - FUNDART

 

SAUDAÇÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DOS DESCOBRIMENTOS DE LAGOS

Inácio Cereja

 

A Comissão Municipal dos Descobrimentos de Lagos foi fundada em 1988, como resposta local à relativa marginalização do Concelho de Lagos no Programa de Actividades da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Estando historicamente comprovada a estreita ligação do porto de Lagos à génese dos Descobrimentos Portugueses, entendeu a Autarquia que as Comemorações dos Descobrimentos não poderiam deixar de passar por este Município Algarvio. Assim, foi criada a Comissão Municipal dos Descobrimentos, integrando diversas personalidades locais, às quais foi confiada a missão de dinamizar localmente as Comemorações dos Descobrimentos, optimizando os recursos aqui disponíveis e tentando para cá canalizar recursos e iniciativs de âmbito nacional e, mesmo, internacional.

Desde então, a Comissão Municipal dos Descobrimentos de Lagos tem desenvolvido uma actividade intensíssima, abrangendo os mais variados campos temáticos e as mais diversas formas de intervenção cultural, muitas vezes em colaboração estreita com a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e com outras instituições públicas e particulares, como o Instituto Camões, a Faculdade de Letras de Lisboa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Investigação Científica Tropical, o Ministério da Educação, e tantas outras. A Comissão Municipal tem levado a cabo centenas de actividades nos mais diversos campos, que estão bem documentadas no extenso Relatório de Actividades que foi recentemente publicado em Lagos. De entre as actividades levadas a cabo, podem salientar-se os colóquios científicos, as conferências individuais e colectivas, os simpósios, as acções de formação para professores de todos os níveis de ensino, as exposições didácticas (que muitas vezes circulam por outras regiões do País e do estrangeiro), e também os concertos, os passeios, as regatas, etc. A lista de actividades desenvolvidas seria verdadeiramente infindável.

As actividades da Comissão Municipal nem sempre tiveram o impacto público desejado, não por falta de empenhamento dos seus membros, nem por falta da correspondente propaganda, mas talvez por circunstancionalismo da vida cultural local, pouco motivada ainda para determinados produtos e determinadas iniciativas. A Comissão Municipal dos Descobrimentos, contudo, sempre entendeu ser sua missão elevar o nível cultural das Comemorações em curso, aproveitando uma oportunidade verdadeiramente única para levar a cabo uma verdadeira dinamização cultural no Município de Lagos e também na Região do Algarve. Desta forma, a Comissão Municipal conseguiu granjear uma justificada reputação sa nível nacional e internacional, impondo-se hoje como uma das mais activas instituições culturais do Algarve. As opções tomadas em termos de actividades programadas nem sempre terão sido as mais populares, mas sempre se pautaram por uma indesmentível qualidade. Bastará referir que nos últimos dez anos passaram por Lagos praticamente todos os grandes especialistas nacionais em História dos Descobrimentos e da Expansão, e também muitos especialistas estrangeiros, vindos sobretudo de Espanha, de França, de Itália, da Alemanha e do Reino Unido.

Para além deste extenso conjunto de actividades, a Comissão Municipal tem conseguido ainda publicar, de forma regular, uma revista científica de alto nível, dedicada exclusivamente à História dos Descobrimentos e da Expansão - os Cadernos Históricos -, e também algumas obras avulsas, de eminentes especialistas destas mesmas áreas. Convirá talvez realçar que todo este enorme esforço cultural foi levado a cabo por um reduzidíssimo núcleo de pessoas, com meios financeiros extremamente escassos.

A Comissão Municipal, em princípio, continuará a desenvolver actividades, na medida dos recursos disponíveis, até ao ano 2000, quando as comemorações do 5° centenário do achamento do Brasil por Pedro Álvares Cabral encerrarem um ciclo comemorativo que se iniciou em 1988, data do 5° centenário da passagem do cabo da Boa Esperança por Bartolomeu Dias. Na antevisão da extinção da Comissão Municipal, os responsáveis da mesma criaram em 1992 o Centro de Estudos Gil Eanes, organismo cultural sem fins lucrativos, que pretende continuar o trabalho desenvolvido pela Comissão Municipal em anos futuros, aproveitando tanto a vasta experiência entretanto adquirida, como a extensa agenda de contactos já estabelecidos com instituições e com personalidades das áreas da Cultura e da História.

(...)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 54)/ao indice deste volume (n° 54)
zur Startseite / à página inicial