Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 67 (2000: 5)


 

 

Congresso Internacional Brasil-Europa 500 Anos
Internationaler Kongreß Brasil-Europa 500 Jahre

MÚSICA E VISÕES
MUSIK UND VISIONEN

Colonia, 3 a 7 de setembro de 1999
Köln, 3. bis 7. September 1999

Sob o patrocínio da Embaixada da República Federativa do Brasil
Unter der Schirmherrschaft der Botschaft der Föderativen Republik Brasilien

Akademie Brasil-Europa
ISMPS/IBEM

Pres. Dr. A. A. Bispo- Dir. Dr. H. Hülskath

em cooperação com/in Zusammenarbeit mit:

Deutsche Welle
Musikwissenschaftliches Institut der Universität zu Köln
Institut für hymnologische und musikethnologische Studien

 

MÚSICA E VISÕES NA VIDA MUSICAL NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES ENTRE A ALEMANHA E O BRASIL

Dr. Antonio Alexandre Bispo

 

É sempre triste ter-se de ouvir de pessoas que desempenham funções de relêvo em determinada área e que são consideradas especialistas no seu assunto pronunciamentos e opiniões desabalizados, porém manifestados com autoridade e segurança. Evidentemente, nenhum de nós pode dominar completamente o seu campo de trabalho. Devemos ter, porém, senso auto-crítico suficiente e modéstia para não proferirmos julgamentos em matéria que desconhecemos e que podem induzir outros a êrros. A presunção e o abuso de autoridade são alguns dos vários problemas que entravam o desenvolvimento científico e que devem ser estudados no âmbito da pesquisa da própria ciência, ou seja, da " science of science" ou " Wisseschaftsforschung" . Temos aqui a questão da necessária mudança ou abertura de visão dentro de grupos profissionais e especializados. Muito daquilo que parece não existir, existe. Nós é que não o sabemos ver ou descobrir. Assim como os europeus desconheciam o Brasil, antes de os portugueses terem-no " descoberto" … Talvez devesse ser sempre uma das metas do cientista tentar revelar o encoberto, ou seja, aprender o que não sabe.

O problema do desconhecimento de muitos europeus impõe-se de forma particularmente acentuada no campo de estudos das relações euro-brasileiras na vida musical, em particular das teuto-brasileiras. Quantas vezes somos obrigados a ouvir especialistas afirmarem que na verdade não existe um relacionamento entre a Europa e o Brasil na vida musical e que a situação real é a da inexistencia de uma vida musical euro-brasileira na Europa, em particular na Alemanha. Também aqui vale: é um grave êrro confundir uma realidade inexistente para nós - por desconhecimento - com uma realidade inexistente de fato. Essa realidade que parece-nos inexistente não é ilusionária; nós é que nos iludimos julgando ser ela inexistente. Quem tiver o cuidado de estudar o assunto de forma mais profunda vai descobrir na Europa uma vida musical euro-brasileira, - também teuto-brasileira- , até mesmo mais dinâmica do que aquela relacionada com vínculo musical entre importantes nações européias entre si; vai descobrir que já foram apresentadas ao público alemão várias vezes, desde há anos, não apenas obras brasileiras do século XX, mas também do século XVIII e XIX em execuções de alto nível qualitativo e a grande auditório; vai descobrir que obras de compositores brasileiros foram e são ensinadas em escolas de música e apresentadas em semanas de música dedicadas ao Brasil; vai descobrir que já foram realizados festivais em várias cidades e por diversas instituições; vai descobrir que existem numerosos artistas europeus e brasileiros que estudam e que divulgam música de autores brasileiros.

A exposição que hoje inauguramos é dedicada ao tema " Música e Visões de Músicos de Língua Alemã no Brasil" . Uma vez que este nosso Congresso realiza-se na Alemanha, pareceu-nos necessário e justo dar uma atenção especial às relações teuto-brasileiras no seu contexto, ao lado, naturalmente da importância primordial concedida às questões relacionadas com a cultura indígena e com Portugal, como fica evidente no nosso programa. Achamos que um evento que se efetua nas vésperas do ano 2000 e das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil pelos portugueses, não sendo um congresso português, mas sim brasileiro e não pretendendo festejar esse fato histórico, mas sim fomentar reflexões a respeito, deveria colocar em primeiro plano os próprios " descobertos" e não os " descobridores" . Como porém a posição do observador influencia a perspectiva sob a qual ele vê o seu objeto de estudo, e encontrando-nos não no Brasil, nem em Portugal, mas sim à distância, num país da Europa Central, parece-nos necessário tecer reflexões a respeito da perspectiva inerente a este posicionamento. Isto corresponde, aliás, à intenção dos organizadores oficiais das comemorações dos 500 anos no Brasil, que pretendem salientar a diversidade cultural do país e que sugerem que, nos vários países onde ela seja rememorada, coloque-se em saliência a respectiva contribuição para a formação da cultura brasileira.

Não apenas por realizar-se o nosso Congresso na Alemanha é que precisamos dar uma atenção especial às relações germânico-brasileiras. A Alemanha desempenha um papel de extraordinária importância na História da Música Ocidental e no desenvolvimento dos estudos musicológicos e merece, portanto, no nosso contexto, particular consideração. Uma parcela considerável da população brasileira é de origem de povos de língua alemã, sendo que alguns estados do Sul do país apresentam evidentes traços de sua cultura e onde a música desempenha papel de relevância. Muito mais importante porém é a extraordinária importância de compositores, regentes e músicos alemães, austríacos e suiços que, como agentes e multiplicadores, exerceram decisiva influência na formação musical e na criação artística no Brasil.

Não pretendemos porém, na abertura desta exposição, considerar em pormenores a história das relações teuto-brasileiras na música. Este já foi tema, há alguns anos, de uma exposição que realizamos, com os documentos conservados pelo I.S.M.P.S. e.V., na InterNationes, em Bonn. Já tratamos também desse assunto em várias conferências. O objetivo desta exposição relaciona-se estreitamente com o tema do nosso Congresso, ou seja procurar por em saliência o íntimo relacionamento entre os ideais musicais e as visões dos imigrantes de língua alemã no Brasil. Se quisermos considerar apropriadamente a contribuição alemã para a História da Música no Brasil, se quisermos estudar adequadamente os problemas que se colocaram e que se colocam neste encontro de culturas, precisamos considerar as esperanças, os sonhos e os planos daqueles que abandonaram a sua terra natal e se dirigiram a tão distantes regiões, imbuídos de tal força de vontade para concretizar as suas visões que estavam dispostos a enfrentar todos os obstáculos de um mundo muitas vezes totalmente desconhecido. As publicações a respeito da imigração alemã e os relatos de colonos e viajantes apresentados nesta exposição demonstram, - às vezes de forma dramática -, a energia concretizadora inerente a visualizações.

A nossa exposição está organizada em 10 quadros temáticos.

[…]

 

© 1999 by ISMPS/IBEM. D-50668 Köln, An der Münze 1
Todos os direitos reservados - Alle Rechte vorbehalten

Texto sem notas, bibliografia, exemplos musicais e ilustrações.
Artigos completos nos Anais do Congresso "Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões".

Text ohne Anmerkungen, Bibliographie, Notenbeispiele und Illustrationen.
Vollständige Beiträge im Kongressbericht "Brasil-Europa 500 Jahre: Musik und Visionen".

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 67)/ao indice deste volume (n° 67)
zur Startseite / à página inicial