Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 62 (1999: 6)


 

Congresso Internacional Brasil-Europa 500 Anos
Internationaler Kongreß Brasil-Europa 500 Jahre

MÚSICA E VISÕES
MUSIK UND VISIONEN

Colonia, 3 a 7 de setembro de 1999
Köln, 3. bis 7. September 1999

Sob o patrocínio da Embaixada da República Federativa do Brasil
Unter der Schirmherrschaft der Botschaft der Föderativen Republik Brasilien

Akademie Brasil-Europa
ISMPS/IBEM

Pres. Dr. A. A. Bispo- Dir. Dr. H. Hülskath

em cooperação com/in Zusammenarbeit mit:

Deutsche Welle
Musikwissenschaftliches Institut der Universität zu Köln
Institut für hymnologische und musikethnologische Studien

 

VISÕES INTERDISCIPLINARES: INTRODUÇÃO

Antonio Alexandre Bispo
Vorstand des I.S.M.P.S. e.V.

 

A primeira sessão de trabalhos deste congresso é dedicada ao tema "Visões interdisciplinares". Nem poderia ser outro o tema, uma vez que as questões colocadas pelo título do congresso dizem respeito a várias disciplinas, podem ser examinadas sob diferentes perspectivas e exigem, portanto, um tratamento interdisciplinar. Como não queremos, obviamente, que o tema do nosso congresso seja entendido apenas em sentido vago ou como expressão de modismo intelectual e amorfo, de interesse diletantístico e não-científico, precisamos levar em consideração as perspectivas do seu tratamento e a metodologia do trabalho científico das várias disciplinas e áreas de estudo nas quais se enquadra. Considerá-lo apenas sob o aspecto musicológico no sentido como é em geral entendida atualmente a musicologia representaria, na verdade, uma delimitação inadequada ao escopo deste congresso e aos problemas que coloca a sua temática.

Nessa sessão vamos procurar, portanto, ampliar a nossa compreensão do tema, procurando vê-lo com outros olhos, a partir do enfoque de representantes de outras disciplinas, vinculados a outras tradições de pensamento, portadores de outros conceitos e métodos. Talvez tornamo-nos assim mais capacitados para o tratamento apropriado do tema em determinados contextos culturais que exigem a superação de barreiras disciplinares, tais como as culturas musicais indígenas às quais nos dedicaremos na sessão de hoje à tarde.

Antes de ouvirmos, porém, os aportes dos representantes de diversas disciplinas, julgamos que seria conveniente, por estarmos realizando este Congresso no Exterior, situar-nos primeiramente na situação da representação do país na Alemanha. Não podemos esquecer que a música e os estudos musicológicos no Brasil já foram influenciados de forma profunda pela atuação de músicos e estudiosos da música brasileira no Exterior. O olhar de fora e de longe abriu novas perspectivas e condicionou, em parte, certos desenvolvimentos no próprio país. Lembramos aqui sobretudo de músicos e musicógrafos relacionados com a diplomacia, tais como Basílio Itiberê da Cunha e Vasco Mariz. Por esse motivo, pedimos à responsável pelo Departamento Cultural da Embaixada do Brasil na Alemanha, Exa. Sra. Elizabeth Sophie Mazzella di Bosco Balsa, que nos apresente, como introdução a nossos trabalhos, os projetos e as perspectivas do trabalho cultural oficial do Brasil na Alemanha.

Pelo vínculo íntimo existente entre a música e a língua, é a perspectiva filológica ou científico-literária que merecerá de nós a maior atenção. O próprio nome do Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes, promotor deste evento, indica a necessidade de considerarmos a cultura musical do Brasil dentro do amplo contexto da expansão da língua portuguesa nos vários continentes. A próxima passagem de Macau à China traz à nossa consciência a amplidão desse mundo caracterizado pela cultura de expressão portuguesa. Este é o tema de trabalho enviado ao Congresso pela historiadora e musicista Prof. Dra. Beatriz Basto da Silva, autora de várias obras a respeito da história e da cultura de Macau e que por muitos anos esteve à frente de várias instituições do território.

[...]

Abrindo a série de conferências, o Sr. André Heráclio do Rego, também diplomata, responsável pelo Consulado do Brasil em Colonia, autor de várias obras literárias publicadas e estudioso das tradições do Nordeste brasileiro, vai-nos introduzir num contexto de extraordinária importância para o nosso tema, ou seja, no universo cultural determinado pela oralidade. O próximo tema refere-se também a este mesmo universo cultural, será tratado porém, no caso especial do relacionamento da música religiosa e trovadoresca em Mato Grosso, por uma representante da ciência do Folclore, a Profa. Dra. Martha Haug, docente universitária em Cuiabá. Essa disciplina, de fato, cuja conceituação e metodologia têm sido tão discutidas, não poderia deixar de estar representada neste congresso, uma vez que as mais explícitas manifestações do íntimo relacionamento entre a música e a visão pertencem tradicionalmente a seu âmbito disciplinar. Os fundamentos portugueses de várias tradições brasileiras tornam-se manifestos através das investigações desenvolvidas pela Dra. Anne Cauffriez em Portugal e que nos apresenta uma de suas recentes publicações. Esta especialista demonstrará que também em Portugal o canto feminino assume particular importância, fato apontado pela conferencista anterior com relação às tradições do Brasil Central. A seguir, indo mais longe, e entrando no campo extremamente complexo do estudo comparativo de culturas, a Profa. Dra. Dra. Julieta de Andrade, apresentar-nos-á um trabalho em andamento a respeito do som das palavras e que a leva ao estabelecimento de relações de línguas indígenas com falares antigos. Com isso, toca-se na importantíssima questão de possíveis contactos entre os povos da América e os de outros continentes anteriormente à Descoberta, uma questão já há muito colocada mas que desperta hoje renovada atenção (cf. por ex. Heinke Sudhoff, Sorry Kolumbus: Seefahrer der Antike entdeckten als erste Amerika, Bergisch Gladbach 1990) e que não poderia deixar de ser levantada neste congresso.

[...]

O Brasil não pode certamente ser visto somente dentro do contexto criado a partir das descobertas portuguesas e caracterizado sobretudo pelo idioma português, mas sim também na sua inserção na América Latina, colocado ao lado de países hispânico-americanos. Sobretudo os novos desenvolvimentos criados pelo Mercosul chama a nossa atenção para a necessidade de considerarmos com mais cuidado os elos que nos unem com os países vizinhos. Um estudioso da literatura e da cultura latino-americanas, o Sr. Klaus Jetzt, encerrará a sessão dessa manhã com uma conferência dedicada ao tema, sobretudo do ponto de vista das minorias e dos grupos menos privilegiados do continente, o que servirá de ponte para os trabalhos de hoje à tarde.

[...]

 

© 1999 by ISMPS/IBEM. D-50668 Köln, An der Münze 1
Todos os direitos reservados - Alle Rechte vorbehalten

Texto sem notas, bibliografia, exemplos musicais e ilustrações.
Artigos completos nos Anais do Congresso "Brasil-Europa 500 Anos: Música e Visões".

Text ohne Anmerkungen, Bibliographie, Notenbeispiele und Illustrationen.
Vollständige Beiträge im Kongressbericht "Brasil-Europa 500 Jahre: Musik und Visionen".

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 62)/ao indice deste volume (n° 62)
zur Startseite / à página inicial