Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 19 (1992: 5)


 

 

Missa solene de encerramento na igreja do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Primeira audição da "Missa de Nossa Senhora para o dia 2 de fevereiro na Catedral do Bispado" (1808) do Pe. José Maurício Nunes Garcia. Celebrantes: Prof.Dr. Bonifacio Baroffio OSB, Preside do Istituto Pontificio di Musica Sacra (Roma), D.João Evangelista Enout OSB m Cantor do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, Mons. Dr. Johannes Overath, Presidente da Consociatio Internacionalis Musicae Sacrae e Pe. Dr. Armindo Borges,Vice-Presidente do Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes e.V.
500 anos do Descobrimento da América

II° Congresso Brasileiro de Musicologia

FUNDAMENTOS DA CULTURA MUSICAL NO BRASIL

e
III°Simpósio Internacional
"Música Sacra e Cultura Brasileira"

Rio de Janeiro
22 a 25 de abril de 1992


CRÔNICA

 

 

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 1992 

Ilmo. Sr. Dr. Antonio A. Bispo

(...) Quanto ao 2° Congresso Brasileiro de Musicologia desejamos sucesso total. Esperamos que a Fundação Biblioteca Nacional preste sua colaboração no que propôs. Estamos a seu dispor com nossa modesta mas sincera contribuição.

Thereza Aguiar Cunha, Chefe do
Divisão de Música e Arquivo Sonoro

Sendo intenção da Sociedade Brasileira de Musicologia realizar, na medida das possibilidades, os seus congressos em diferentes estados da federação, procurou-se, desde 1987, cidades e instituições que abrigassem o II° Congresso Brasileiro de Musicologia. Um particular agradecimento cumpre ser expresso à Profa. Dra. Maria Augusta Calado Rodrigues pelo seu empenho em possibilitar uma eventual realização do evento em Goiás, o que se não tornou possível sobretudo devido às dificuldades de transporte dos vários participantes do Exterior. Também São João del Rey (Minas Gerais) esteve em cogitação para ser sede de algumas das sessões do evento (uma vez que foi ali que se realizaram os primeiros trabalhos nacionais do Centro de Pesquisa em Musicologia da Sociedade Nova Difusão Musical, em fins da década de sessenta). A escolha da cidade do Rio de Janeiro foi motivada sobretudo pelas facilidades de infra-estrutura e acesso e pelo número de sócios da S.B.M. alí residentes.

D.João Evangelista Enout OSB, Cantor do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro e o editor. Trabalhos preparatórios

Em 1989 e 1990 foram realizados encontros preparatórios; sobretudo a boa vontade do Mosteiro de São Bento, através de seu Prior D. João Evangelista Enout O.S.B. demonstrou a real possibilidade de concretização do projeto.

Sem, porém, o empenho pessoal da Profa. Cleofe Person de Mattos, ex-Presidente da S.B.M., os preparativos do congresso não teriam sido levados à frente. As principais medidas relativas à organização internacional do congresso foram tomadas durante uma viagem da Profa. Cleofe Person de Mattos e do Dr. Osmar Ferreira, sócio da S.B.M., à República Federal da Alemanha (Encontro do ISMPS).

Paralelamente, os organizadores do III° Simpósio de música sacra entraran em contacto com autoridades eclesiásticas; o Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal D. Eugênio de Araújo Sales, manifestou em 25 de outubro de 1991 o seu apoio ao intento.

Em dezembro de 1991, por ocasião da Assembléia anual da S.B.M. em São Paulo, foi exposta aos associados presentes a situação dos preparativos, as possibilidades existentes, a temática e a programação cogitada que permitia a realização conjunta de dois eventos. Para possibilitar a concretização do projeto, a diretoria da S.B.M. aceitou um prolongamento de sua gestão por mais um ano.

 O Sr. Paulo Herkenhoff comunicou que o diretor da F.B.N. - Affonso Romano de Santana está interessado em colaborar com o evento. (...) Participou, também, da reunião o Sr. Ricardo de Hollanda - coordenador do núcleo institucional da F.B.N.. Ficou acertado que a divulgação abrangerá os meios de comunicação escrita, falada e televisionada (...)

Comissão organizadora

A seguir, realizou-se, na Escola de Música da U.F.R.J., reunião de comissão responsável pelo Congresso, constituída pelas professoras Dulce Martins Lamas, Mercedes Reis Pequeno, Suely Brígido, Kleide Pereira do Amaral Ferreira e Sonia Maria Vieira. Também houve reuniões com representantes de outras entidades colaboradoras.

Da organização internacional do evento, ao lado de várias reuniões preparatórias e das atividades de levantamento de meios para possibilitar a vinda dos especialistas de diversos países, cuidou-se da divulgação do mesmo no meio especializado, tendo sido enviados convites a grande número de institutos de musicologia da Europa.

Em Portugal, a Profa. Dra. Maria Augusta Alves Barbosa empenhou-se particularmente junto a personalidades e instituições para que o país estivesse condignamente representado. No Brasil, foram convidados (por cartas enviadas do ISMPS da Europa), graças ao apoio do Ministério das Relações Exteriores, acima de 500 instituições, entre universidades, escolas superiores, museus e outras entidades. Foram enviados convites especiais às reservas e missões indígenas, pelos quais os seus representantes foram expressamente convidados a usar da palavra nas sessões do evento. A organização do evento em São Paulo ficou a cargo a secretaria da S.B.M.; no Rio de Janeiro, a Profa. Dulce Martins Lamas assumiu a direção dos trabalhos de organização e sómente graças ao seu extraordinário empenho pôde o congresso ser finalmente realizado. Sob a sua liderança, os membros da comissão organizadora e várias outras personalidades e entidades que cordialmente prestaram o seu auxílio à concretização do evento possibilitaram a hospedagem dos participantes de outros Estados e a recepção adequada dos especialistas e autoridades do Exterior.

 

Sessão de abertura do dia 22 de abril

A sessão de abertura do Congresso e do Simpósio teve início às 18.00 horas do dia 22 de abril e realizou-se no Salão "Leopoldo Miguez" da Escola de Música da U.F.R.J..

Após as palavras de abertura do iniciador e organizador dos evento, Dr. A. A. Bispo, o organista Albert Richenhagen, docente da Escola Superior de Música de Colonia, executou obra do compositor e musicólogo norte-americano Paul Terse, especialmente escrita para o evento: Meditazione - O crux splendidor - for organ op. 9.

A seguir, a Diretora da Escola de Música da U.F.R.J., Profa. Sonia Maria Vieira, saudou as autoridades presentes e a todos os participantes, salientando o sentido simbólico do local do Congresso e recordando os grandes nomes das diferentes disciplinas de cunho musicológico que alí exerceram o magistério.

O Presidente da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Como Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, S. E. D. Luciano Mendes de Almeida dirigiu palavras de saudação aos presentes, desejando que o evento contribuisse para a promoção da música sacra e da cultura brasileira, na perspectiva da ação pastoral da Igreja. Ele transmitiu aos presentes, de início, o conteúdo de telegrama pontifício de congratulação e votos enviado pela S.E. Rev.ma Giovanni Baptista Re, Substituto. A seguir, o Presidente da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Mons. Amaro Cavalcanti, apresentou as saudações do Arcebispo D. Eugenio Cardeal de Araújo Sales.

Após as palavras de saudação, os presidentes das entidades promotoras dos eventos abriram respectivamente o II° Congresso e o III° Simpósio.

Profa.Dra.Maria Augusta Alves Barbosa, Universidade Nova de Lisboa, Presidente por parte de Portugal da Curadoria do ISMPS
A segunda parte da sessão esteve a cargo da Profa. Dra. Maria Augusta Alves Barbosa, fundadora e primeira diretora do Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, atual Coordenadora do Mestrado em Ciências Musicais da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Após transmitir mensagem do Presidente da Academia Portuguesa de História, Prof. Dr. Veríssimo Serrão, a Profa. Maria Augusta Barbosa proferiu a conferência principal da sessão, dedicada ao tema "A música em Portugal na Era dos Descobrimentos. Da importância desse estudo para uma apreciação científica, segura e fundamentada, das causas que a explicam, das estruturas que a caracterizam e da especificidade que a distingue."

Esta conferência foi emoldurada musicalmente por obras organísticas apresentadas por alunos da Profa. Dra. Gertrud Mersiovsky, da Escola de Música da U.F.R.J., a saber: Alexandre Rachid e Marco Aurélio Lischt..A orientadora expôs inicialmente as diretrizes que fundamentam o estudo de órgão na instituição. Foram executadas obras de Furio Franceschini (1880-1976), Introdução e Fuga sobre a palavra "Independência" (1922) e José Penalva (1924), Variações para Órgão (1988), Alberto Nepomuceno (1864-1920), Prelúdio e fuga em sol menor (1912), Calimério Soares (1944-),Tocata Breve (1980) e Alexandre Rachid (1961-), Hommage a Messiaen (1988).

Pela passagem do V° Centenário do Descobrimento da América e do Centenário de "Colombo" de A. Carlos Gomes, Eleanor Dewey leu estudo a respeito enviado ao Congresso pelo Prof. Dr. Robert Stevenson, do Departamento de Musicologia da Universidade da Califórnia, de título "Musical Remembrances of Columbus's Voyages". Terminando a sessão, o organista A. Richenhagen executou uma fantasia sobre motivos de "Colombo" de A. Carlos Gomes utilizando-se de recursos estilísticos de diferentes épocas, da era dos Descobrimentos até o presente.

O Istituto Italiano di Cultura ofereceu aos participantes um Vin d'honneur no Foyer da Escola de Música da U.F.R.J.

 

Sessão da manhã do dia 23 de abril

 

Auditório do Mosteiro de São Bento. Abertura do III Simpósio "Música Sacra e Cultura Brasileira"
A sessão matinal do dia 23 de abril, dedicada ao Canto Gregoriano, teve lugar no Auditório do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Após a missa de abertura, cantada pelos monges da Abadia, iniciada às 7:15 horas, os trabalhos tiveram início às 9:15 horas, presididos pelo Prior do Mosteiro, D. João Evangelista Enout, O.S.B..

A primeira conferência, em italiano, foi proferida pelo Abade Prof. Dr. Bonifacio Baroffio O.S.B., Preside do Pontificio Istituto di Musica Sacra, e dedicada ao tema "O canto litúrgico monódico na Península Ibérica no contexto geral da história do Canto Gregoriano na Europa".
Abade Prof. Dr. Bonifacio Baroffio OSB, Preside do Istituto Pontificio di Musica Sacra, Roma

Seguiu-se, em tradução portuguesa, conferência do Prof. Dr. Hans Schmidt, do Instituto de Musicologica da Universidade de Colonia, de tema "Do canto gregoriano no estudo da musicologia". Dando continuidade à primeira parte da sessão, a Profa. Dra. Maria Augusta Alves Barbosa leu a conferência enviada pelo Cónego Dr.h.c. José Augusto Alegria, da Universidade de Évora, membro emérito da Academia Portuguesa da História, dedicada ao tema "Presença da romana cantilena no Brasil".

Duas exposições breves completaram a primeira parte da sessão: representando a Universidade Federal de Goiás, a Profa. Dra. Maria Augusta Callado de S. Rodrigues expôs a pesquisa de tema "Officium Hebdomadae Sanctae: A presença do Passionario Toletano de 1702 na liturgia das 'minas dos guayazes', sertão do Brasil"; a seguir, o Prof. Guilherme Ripper tratou da "Prática do Canto Gregoriano nos Coros Laicos".

Exposição de manuscritos e impressos musicais da biblioteca do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Da direita: Prof.Dr.Hans Schmidt, Prof. J. Boogaarts, Dr.A.A.Bispo ao lado de um dos monges responsáveis pela exposição, D. J. Evangelista Enout OSB e Mons. J. Overath
O presidente da sessão, D. João Evangelista Enout O.S.B., com a finalidade de oferecer aos participantes impressão viva do tema inicialmente previsto, - "O canto gregoriano e a espiritualidade beneditina" -, realizou a seguir uma visita comentada ao órgão histórico do Mosteiro e à biblioteca abacial, onde estava preparada uma exposição de obras raras de interesse musicológico do período colonial.

A segunda parte da sessão, dedicada ao tema "Contribuição do Canto Gregoriano para a música do Brasil", ficou a cargo do Presidente da Sociedade Brasileira de Musicologia, Prof. Dr. José Geraldo de Souza.

Amplo levantamento da situação atual do estudo e da prática do Canto Gregoriano no Brasil da atualidade foi especialmente realizada para o Congresso pela Ir. Eleanor Dewey.

 

Sessões da tarde do dia 23 de abril

Profa. Dulce Martins Lamas
A primeira sessão da tarde do dia 23 de abril, iniciada às 14:00 horas na Escola de Música da U.F.R.J. esteve sob a presidência da Profa. Dra. Dulce Martins Lamas e foi dedicada ao estudo das culturas musicais indígenas.

Após o discurso de abertura da sessão, quando foram lembrados dos principais nomes da investigação etnológica e etnomusicológica específica no Brasil, seguiu-se uma conferência em língua alemã do Diretor do Instituto de Musicologia Comparada da Universidade Livre de Berlim, Prof. Dr.Dr.h.c. Josef Kuckertz. Distribuiu-se tradução escrita desta conferência, de título "Questões metodológicas concernentes ao estudo das culturas musicais indígenas".

A segunda conferência esteve a cargo da Profa. Dra. Kilza Setti e foi dedicada ao tema "Questões relativas à autoctonia nas culturas musicais indígenas da atualidade, consideradas no exemplo dos Guarani". Seguiu-se exposição de pesquisa motivada especialmente pelo Congresso pela Profa. Suely V. Brígido Neves junto a comunidade indígena do Rio de Janeiro. Essa exposição, de título "Questões relativas à cultura musical indígena Tupi-Guarani/Rio de Janeiro", foi introduzida pela Profa. Dra. Maria Heloisa Fenelon Costa, diretora do Setor de Etnologia/Etnografia do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e emoldurada por conferência de Hamilton Botelho Magliano, etnólogo do mesmo Museu. À apresentação de diapositivos e exemplos musicais colhidos durante essas pesquisas seguiram-se quatro exposições breves, a saber: "Questões relativas ao estudo da polifonia na música Bororo", pela Profa. Maria Helena Rosa Fernandes (Campinas); "Das investigações e hipóteses a respeito de elementos indígenas no folclore musical brasileiro", pela Profa. Dra. Ermelinda Azevedo Paz de Souza Barros, Livre-Docente pela Uni-Rio; "Da contribuição afro-indígena na música do Brasil", pela Dra. Nícia Ribas D'Avila e "A influência indígena na obra de Heitor Villa-Lobos", pela Profa. Dra. Kleide Ferreira do Amaral Pereira, Conselheira da S.B.M..

Após esta sessão, realizou-se, no mesmo local, um concerto do Conjunto de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense, de título "Cantares de Amor, Sospiros & Cuydados". O programa constou de peças de compositores anônimos do Cancioneiro Musical da Biblioteca Pública Hortência, do Cancioneiro de Upsala e de Juan del Encina. O conjunto, formado por Briguita Grundig, Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Mario Orlando e Marcelo Brandão tem por principal objetivo preservar a herança musical e, em seu sentido mais amplo, o próprio legado cultural da Idade Média e Renascimento.

A segunda sessão vespertina do dia 23 de abril foi presidida pelo Prof. Dr. Ricardo Tacuchian, dos Cursos de Pós-Graduação em Música da U.F.R.J. e dedicada a aspectos do relacionamento entre a investigação de fundamentos e a prática musical. O presidente da sessão proferiu a conferência de título "Algumas reflexões sobre as mais antigas canções monódicas em lingua galaico-portuguesa, preservadas até nossos dias."

O relacionamento entre a investigação científica de fundamentos artísticos e
Representantes do Institut Komponistinnen Heute e.V. de Heidelberg (à esquerda) com a diretora da Escola de Música da UFRJ e a compositora M. H. Rosas Fernandes
espirituais da cultura musical e a criação musical contemporânea foi tratado pelo Dr.Paul Terse, The College Music Society Europe, o relacionamento entre a investigação e a prática de execução musical esteve a cargo do Dr. Walter Marzilli, do Istituto Pontificio di Musica Sacra, Roma. Seguiram-se quatro exposições breves. O Prof. Graham Griffiths, do Grupo Novo Horizonte, São Paulo tratou do tema: "Aspectos atuais da música contemporânea brasileira" em função da temática do evento; a profa. Maria de Fátima Granja Tacuchian, editora da Revista Brasileira de Música e responsável pela pesquisa sobre a música na América Latina na U.F.R.J. tratou da organização do acervo de partituras e material sonoro e música latino-americana na Escola de Música da U.F.R.J.; a Profa. Maria Célia Machado, da mesma instituição, expôs alguns esforços feitos em encontro de estudos realizados (não relacionados diretamente com a temática do evento).

A exposição breve de projeto referente ao estudo e à difusão de obras de compositoras brasileiras pela Sra. Roswitha Sperber, do Kulturinstitut Komponistinnen Gestern- Heute e.V., Heidelberg e de Beatriz de Freitas Salles não pôde ser realizada nesta sessão, dado o adiantado da hora, sendo transferida para o dia seguinte. Terminando o dia de trabalho, o Prof. A. Richenhagen executou duas obras em primeira audição, especialmente escritas para o congresso: Eduardo Escalante, "Fuga para órgão" (com tema da Festa de Santa Cruz da Aldeia de Carapicuíba, São Paulo) e Calimério Soares, "Quatro Diferenças sobre Veni Sancte Spiritus".

 

Das sessões da manhã do dia 24 de abril

A primeira sessão do dia 24 de abril, iniciada às 9:15 horas no Auditório do Mosteiro de São Bento, foi presidida pela Profa. Cleofe
Profa. Cleofe Person de Mattos, Presidente da Curadoria do ISMPS, restauradora da Missa do Pe. José Maurício Nunes Garcia apresentada em primeira audição no Congresso
Person de Mattos e dedicada a temas histórico-musicais. A primeira conferência, lida em francês, foi a do Prof. Dr. Jan Boogaarts, da Universidade de Utrecht e do Conservatório Real de Haia, Países Baixos, de título "A polifonia na Península Ibérica no contexto geral da História da Música da Europa". Seguiu-se conferência ilustrada da Profa. Cremilde Rosado Fernandes, da Escola Superior de Música de Lisboa, sobre "A História do cravo em Portugal desde o século XVI e sua relevância para o Brasil". Duas exposições breves completaram o programa: uma de Antonio Carlos dos Santos, que apresentou trabalho sobre as canções para canto e vihuela de Luís Milan realizado sob a orientação da Profa. Dra. M. de Lourdes Sekeff Zampronha, do Instituto de Artes do Planalto, São Paulo, e outra sobre influências recebidas pela modinha brasileira, a cargo da Profa. Dra. Lea Vinocur Freitag, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A segunda sessão, iniciada às 11:00 horas, foi presidida pela Profa. Dra. Gertrud D. Mersiovsky e dedicada à pesquisa organística. Após exposição da presidente da sessão a respeito do trabalho de investigação realizado no instrumento da Escola de Música da U.F.R.J. e pelos seus orientandos, seguiu-se conferência sobre ´"Órgãos e música para órgão em Portugal da época dos Descobrimentos", a cargo do Prof. Dr. Gerhard Doderer, Sub-Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A sessão foi encerrada por palestra do Pe.Dr. Marcello Martiniano Ferreira (Niterói), que expôs a sua dissertação de tema "Arp Schniter - Dois órgãos congêneres de 1701, situados nas catedrais de Mariana (Minas Gerais) e Faro (Algarve)".

 

Sessões da tarde do dia 24 de abril

A primeira sessão da tarde do dia 24 de abril foi dedicada a dois complexos temáticos: as tradições musicais relacionadas com a veneração da cruz e as festas do Espírito Santo. A sessão foi presidida pela Profa. Dra. Kleide Ferreira do Amaral Pereira. A primeira conferência esteve a cargo do Dr. Armindo Borges, dos Açores, vice-presidente do ISMPS, que tratou do tema "Origens e fundamentação espiritual das práticas paralitúrgicas do Espírito Santo em Portugal e nos Açores". Seguiu-se a exposição do prof. Hélio Damante (São Paulo), de título: "A Dança de Santa Cruz como exemplo do trabalho acomodativo realizado pelos missionários".

A questão das origens e da fundamentação conceitual das tradições relacionadas com o Espírito Santo foi tratada pormenorizadamente por dois conferencistas que coordenaram entre sí as suas exposições: a Profa: Dra. Julieta de Andrade ("Festa do Divino Espírito Santo: Cururu e trovadores sul-franceses medievais") e o Dr. Daniel Loddo, do Groupement d'Éthnomusicologie/Midi-Pyrénées, França, que leu em ocitano a conferência de título "A Festa do Divino em Costa Marques (Rio Guaporé): A questão de seus fundamentos".

O Museu de Folclore "Rossini Tavares de Lima" da Associação Brasileira de Folclore esteve representado pela Profa. Niomar de Souza Pereira; a sua conferência, ilustrada com gravações do acervo que dirige, tratou dos elementos de origem européia na música das tradições religiosas brasileiras, com particular consideração das práticas relacionadas com o Espírito Santo. Seguiu-se ainda uma exposição breve da Profa. Dra. Ermelinda Azevedo Paz de Souza Barros com considerações a respeito da investigação de traços árabes na cultura musical do Brasil.A segunda sessão da tarde do dia 24 de abril foi especialmente dedicada à memória do compositor, regente, professor e pesquisador Martin Braunwieser (1901-1991), estando o Consulado da Áustria oficialmente representado. Após a introdução da presidente da sessão, Profa. Mercedes de Moura Reis Pequeno, da Seção de Música e Arquivo Sonoro da Fundação Biblioteca Nacional, o Presidente da Consociatio Internationalis Musicae Sacrae, Mons. Dr. Rudolf Pohl (Aix-la-Chapelle/Aachen), apresentou a publicação do editor sobre a vida e a obra do homenageado (lançada anteriormente em edição do ISMPS, em 1991). Após breve exposição do autor em homenagem a Martin Braunwieser e às suas convicções a respeito da música indígena e da educação musical, foi dada a palavra a alguns dos membros da platéia.

À noite, a presidente da comissão organizadora no Rio de Janeiro, Profa. Dra. Dulce Martins Lamas, ofereceu na sua residência um jantar para os participantes estrangeiros.

 

Sessão de encerramento do dia 25 de abril

Prof.Dr.Gerhard Doderer (esquerda), Profa. Cremilde Rosado Fernandes (centro), Dr. Antonio A. Bispo (direita)
Às 9:00 horas do último dia do Congresso, realizou-se reunião dos membros da S.B.M., durante a qual foi exposta a intenção de que a próxima diretoria fosse constituída por sócios residentes no Rio de Janeiro.

Às 10:30 horas, celebrou-se a missa solene de encerramento com a honrosa participação da Associação de Canto Coral, regida por Maurílio Costa, e dos Canarinhos de Petrópolis, regidos por Marco Aurélio Lischt. Executou-se em primeira audição a "Missa de Nossa Senhora para o dia 2 de fevereiro na Catedral do Bispado" (1808) do Pe. José Maurício Nunes Garcia. O Proprium gregoriano da missa ficou a cargo do Coral Pio X° de São Paulo, sob a direção da Ir. Eleanor Florence Dewey. A sessão de encerramento, às 11:30 horas, sob a presidência do Pe. José Geraldo de Souza, presidente da S.B.M., constou de uma síntese do III° Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" em função da atualidade do tema no contexto internacional. A seguir, o presidente da sessão entregou os certificados de presença aos congressistas.
À tarde, realizou-se uma excursão a Petrópolis. Após visita do Museu Imperial, a Profa. Cremilde Rosado Fernandes executou obras de compositores portugueses no cravo alí conservado e por ela considerado na sua conferência.

 

Atividades que se seguiram ao Congresso

Diretores do ISMPS: Dr. Antonio A.Bispo (esquerda), Dr. Armindo Borges (direita)
No domingo, dia 25 de abril, pela manhã, realizou-se uma excursão organizada pela Profa. Suely Brígido a Niterói, com visita guiada à Fortaleza de S. Cruz. Seguiu-se, à tarde, excursão à Floresta da Tijuca. No dia 26 de abril, efetuou-se visita aos acervos etnomusicológicos do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e troca de idéias com a direção e com os colaboradores da Seção de Etnologia a respeito de planos de pesquisas discutidos durante o Congresso. À tarde, após almoço de despedida aos participantes estrangeiros no restaurante "Assírio" do Teatro Municipal, realizou-se uma excursão de despedida ao Cristo Redentor.

 

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 19)/ao indice deste volume (n° 19)
zur Startseite / à página inicial