Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 18 (1992: 4)


 

A PESQUISA DA MÚSICA TRADICIONAL E A LEGISLAÇÃO PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO SÉCULO XIX
MANUEL RAMOS, "A MÚSICA PORTUGUEZA" ( Porto, 1892)

- Materiais para estudo -

 

Se o grande movimento educador de meados do século XIX, vinculado à personalidade de Antonio Feliciano de Castilho (1800-1875), nascera no seio das tradições caritativas açorianas, fora imbuído de espírito religioso-humanitário e defendera valores de solidariedade comunitária de cunho cristão, na procura do progresso social, outras são as tendências que se acentuam nas últimas décadas do século.

A justificativa da importância a ser dada às tradições e ao valor educativo e social da música passou a assumir um tom etnicista-racial e nacionalista. O conceito de tradição passou a ser definido como temperamento da raça exemplificado na história :


O nacionalismo de Manuel Ramos se manifesta na sua interpretação anacrônica do desenvolvimento histórico português e na crítica populista de compositores mais antigos. Segundo tal perspectiva, arte do povo seria idêntica a arte nacional e o internacionalismo seria próprio da aristocracia:


Enquanto A. F. de Castilho orientara-se pela função modelar da soberana como primeira educadora da nação e solicitara o apoio do parlamento ao movimento nascido de uma sociedade particular, Manuel Ramos, em atitude caracteristicamente nacionalista, clamava diretamente pela iniciativa estatal no trabalho de coleta folclórico-musical e na educação musical:


Como todos os idealistas da educação musical popular, também Manuel Ramos refere-se ao alto nível do ensino nos outros países europeus, sobretudo na França e na Europa Central e do Norte, citando-os como modêlos para Portugal:


O livro de Manuel Ramos tem particular interesse para o estudo específico da legislação do ensino musical em Portugal no século XIX. Embora o seu relato tenha escrito com sentido crítico de indicar as deficiências de tal legislação e da sua pouca repercussão prática, demonstra um alto grau de preocupação de órgãos oficiais a respeito:

(A.A.B.)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 18)/ao indice deste volume (n° 18)
zur Startseite / à página inicial