Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 16 (1992: 2)


 

"ATRAVÉS DAS FLORESTAS DA AMÉRICA DO SUL" DO CAP. ALBERT PERL (1904)
- Uma fonte ainda não considerada nos estudos acreanos -

 

Antonio Alexandre Bispo

(Excertos)

 

Albert Perl Mapa do Alto Amazonas

Albert PerlNos primeiros meses de 1890, Albert Perl, que encontrava-se em Londres para o estudo do inglês, recebeu convite para tomar parte em viagem à América do Sul. No dia 11 de junho embarcou no mais moderno navio da Royal-Mail-Steam Navigation Co. A primeira referência de interesse musical de seu livro diz respeito à Jamaica:

"Visitamos o campo de treinamento de um regimento estabelecido próximo de Kingston e assistimos a um 'Polo' no qual se divertiam alguns oficiais. A banda de música, formada por ca. de 40 músicos, tocava excelementemente; os músicos de cor, com os seus lábios grossos, pareciam ser ótimos como instrumentistas de tuba; com as suas faces impassíveis despertaram a nossa hilaridade. O uniforme caía-lhes muito bem, sobretudo os limpos turbantes."

Albert Perl no vapor AlbertoJá essa descrição denota o tom sarcástico que impregna esta obra e que impede referências positivas na descrição de fatos culturais. Após uma breve menção das retretas de bandas militares que se realizavam duas vezes por semana na praça principal da cidade do Panamá, "para os quais se reuniam a nata das senhoras de todas as cores", (op.cit. 7) Perl descreve a música de um tocador de acordeão a bordo de seu navio e que divertia os viajantes chineses, hindús, negros e outros de cor. (op.cit. 8)

No ano de 1898, Albert Perl veio ao Amazonas como diretor de uma empresa de Hamburgo. Após adquirir a patente brasileira de capitão, assumiu o comando do vapor "Alberto". Apesar de ter-se nacionalizado brasileiro, A. Perl manteve os seus sentimentos alemães; o seu navio apresentava as armas alemãs, era ornado com o retrato do imperador e os marujos, mesmo sendo brasileiros, obedeciam à disciplina prussiana, o que também dizia respeito aos toques militares. (op.cit. 181) No dia 27 de janeiro de 1899, aniversário do imperador, A. Perl ofereceu um banquete a bordo para a colonia alemã de Manaus.

Jardim de ManausO autor descreve a realização de retretas de bandas de música nessa cidade:
"Em frente ao Palácio do Govêrno, no qual reside o Governador de Manaus, Coronel Ramalho, encontra-se um pequeno parque pertencente à cidade, muito bonito, no qual realizam-se concertos vespertinos às quinta-feiras e aos domingos." (op.cit. 205)Leandro Tocantis Formacao Historica do Acre

De interesse histórico-folclórico é a menção do costume pascal de atirar-se um boneco representativo do Judas na água, observado por Perl a caminho do Purus nas proximidades de Puerto-Alonso, então fronteira do Estado Independente do Acre (A respeito dessa fase histórica do Acre veja Leandro Tocantis, Formação Histórica do Acre, 2., Rio de Janeiro 1961 - Temas Brasileiros 5).

"Um dia de manhã ví de longe um objeto no rio, cujo significado de início não pude perceber claramente. De repente ouví um intenso tiroteio e ví também as balas atingirem a água. Teodoro esclareceu-me então que era o primeiro dia da festa da Páscoa e que aquele objeto era o "Judas" que fazia a sua viagem para o outro mundo. Nessa festa é costume que se faça uma figura de tamanho natural, vestida de negro e com chapéu; ela é colocada sobre uma canoa e entregue às correntezas. Assim que o Judas aparece e enquanto puder ser visto, recebe ele tiros de todas as cabanas. Nós o alcançamos após ter sido ele alvo de intenso tiroteio e que agora julgava já ter chegado a um território seguro e mais silencioso. Também eu disparei primeiramente algumas balas e depois o examinei. No seu bolso do casaco encontrei uma longa carta que os brasileiros tinham-lhe dado no seu caminho ao inferno." (op.cit. 218)

 Bei dieser Fest ist es Sitte, dass man eine lebensgrosse Figur ausstopft, mit schwarzem Anzug und Hut bekleidet, auf ein Floss setzt und dem Strom übergibt. Von jeder Baracke aus wird der Judas, sobald er erscheint und so lange er sichtbar ist, wütend beschossen. Wir erreichten ihn, nachdem er gerade einen heftigen Kugelregen passiert hatte und sich in ein stilleres Gebiet in Sicherheit zu bringen glaubte. Ich liess ihm zunächst auch noch ein paar wohlgezielte Kugeln zukommen und untersuchte ihn dann. In seiner Brusttasche fand ich einen langen Schreibebrief, den ihm die Brasilianer in die Hölle mitgegeben hatten.

Op.cit. 218

Perl Barracao AmazonicoO relato de Perl documenta a prática de sinais acústicos de navegação na região do Purus:

"Quando estávamos a comer, Teodoro trouxe a notícia de que se aproximava um grande vapor. Imediatamente fiz aumentar o fogo e buscar o meu trompete de sinais. Logo passou o vapor resfolegando, bem próximo das fundas margens. Era um magnífico quadro ver o grande corpo do navio, com as suas muitas luzes, salientar-se do céu estrelado. Uma surprêsa igualmente grande preparamos para êle, pois ao passar assoprei fortemente o instrumento com o sinal da cavalaria prussiana de 'Nove horas da noite', que significava para Pinnau 'hora do pequeno almoço'. O vapor cumprimentou-nos com três toques abafados de buzina. Esses são momentos que nunca são esquecidos." (op.cit. 219)[...] "De repente ouví um crescente ruído e bramir, nada pude perceber, porém, devido à intranspassável escuridão. Para advertir Pinnau, tomei do minha trompa de sinais e comecei a tocar sinais rápidos, indicativos de perigo. Aí surgiu no momento exato a luz de um barracão." (op.cit. 220)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 16)/ao indice deste volume (n° 16)
zur Startseite / à página inicial