Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 14 (1991: 6)


 

ATENAS, OLÍMPIA E BRASIL
- MARTIN BRAUNWIESER E O "ESPÍRITO DE MOZART" NO BRASIL-

Antonio Alexandre Bispo

(Excerto)

 

Concerto em Atenas de BraunwieserEm 1917, fundou-se em Viena, através de iniciativa de Heinrich Damisch, uma sociedade denominada Casa de Festivais de Salzburg (Salzburger Festspielhaus-Gemeinde), à qual pertencia Rosa Paumgartner-Papier, mãe de B. Paumgartner. O Reichspost de Viena, em 1918, anunciou a construção dessa Casa. A idéia tomou corpo em 1920, graças à atuação de M. Reinhardt (1873-1943), A. Roller (1864-1935) e H. v. Hofmannsthal (1874-1929). O escopo era "servir ao patrimônio clássico do mundo", esperando-se que pessoas de outras nações viesse alí procurar o "que não achariam facilmente em outro lugar". As nações deveriam conhecer-se naquilo que possuissem de mais elevado, não no trivial. Os iniciadores do Festival queriam "semear a paz espiritual". Martin Braunwieser vivenciou intimamente esta época preparatória dos Festivais de Salzburg, assistiu à sua inauguração e deixou-se influenciar pelas aspirações que guiavam a ação dos seus promotores, fato que se manifestou na sua composição "O Teatro do Mundo" (Spalato, 1923).

A crise econômica e sócio-política da Áustria levou Martin Braunwieser a abandonar Salzburg. Como outros colegas dessa primeira geração formada no Mozarteum, o jovem Martin Braunwieser entendeu a sua ação no Exterior como uma missão propagadora dos ideais clássico-humanistícos que haviam guiado a sua formação. A sua futura esposa, Tatiana Kipman, de origem russa, que muitíssimo colaboraria para a difusão da obra de Mozart no Brasil, teve os seus primeiros contactos com as aspirações revalorizadoras do Classicismo em cursos realizados em Abbazzia/Opatija (Croácia), então sob a influência da personalidade do musicólogo Carlo Perinello (1877-1942), aluno do renomado teórico S. Jadassohn (1831-1902).

Requiem de Mozart em OlimpiaA atuação de Martin e Tatiana Braunwieser em Atenas coincidiu com um período de renovação da vida musical grega, dirigida agora aos valores clássicos centro-europeus. Em 1925, D. Mitropoulos (1896-1960) assumiu a direção da Orquestra Estatal de Atenas (1925-1939). Nomeado a professor de flauta do Odeon, em 1926, Martin Braunwieser , juntamente com Tatiana, em fevereiro de 1927, tomou a si a iniciativa de organizar um concerto de flauta e piano. Este concerto incluiu a Fantasia em dó menor, de Mozart.

Ao lado desse empreendimento do casal cumpre porém salientar uma das maiores realizações musicais da Grécia dos anos 20 e na qual Martin Braunwieser tomou parte: a execução do Requiem de Mozart no Estádio de Olímpia (Foto abaixo).

No programa que marcou a estréia grega de Martin Braunwieser como compositor de cunho orientalista, levado a efeito em Atenas, no dia 3 de maio de 1928, foi incluída também uma composição de Mozart: a ária da Susana, do Figaro, cantada por Olga Lerche.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 14)/ao indice deste volume (n° 14)
zur Startseite / à página inicial