Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 12 (1991: 4)


 

"São Paulo Invicto", marcha de Ruy Botti Cartolano

(Excerto)

 

Ruy Botti Cartolano Sao Paulo InvictoCom letra de F.C.S. (?), Ruy Botti Cartolano ofereceu a seus pais a marcha "São Paulo Invicto". Trazendo também os símbolos cívicos de São Paulo na capa (os mesmos da marcha de Bellini Tavares de Lima), são esses sobrepostos com a representação de um soldado mirando o seu alvo com a arma. A idéia da redenção constitui o cerne da mensagem. As "bandeiras" iriam sair em busca de louros, para alcançar a redenção; morreria a parte melhor de São Paulo, sem tremer, e, assim, reviveria este os grandes feitos esquecidos do passado. São Paulo seria na guerra invicto tal como sempre fora na paz. O "Povo Bandeirante" deveria ir avante, sempre avante, vencer com fé pelo bem do Brasil. Seria da energia paulista que o Brasil esperaria o seu grande futuro:

"É da tua força, / oh! Povo Paulista / Que o Brasil hoje espera a conquista / De um futuro radioso de gloria / Que lhe dara´s com a tua victoria."

Menos elaborada que outros hinos da época, a marcha de Ruy Botti Cartolano inicia com um sinal militar. O autor, posteriormente, tornar-se-ia conhecido particularmente por hinos (c/ J.C. Caldeira Filho, Canta Mocidade, Hinos e Cânones), obras didáticas no âmbito do relacionamento da Educação Moral e Cívica com a Educação Musical (c/ Judith Pereira, Cantando Espalharei por toda Parte) e do Canto Orfeônico (Regência, Coral, Orfeão e Percussão).

Marcha Sao Paulo Invicto

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 12)/ao indice deste volume (n° 12)
zur Startseite / à página inicial