Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 12 (1991: 4)


 

A Marcha-Canção "Washington Luís" de Pedro de Sá Pereira

(Excerto)

 

Pedro de Sa Pereira Marcha Washington LuisNascido em Macaé, Rio de Janeiro, Washington Luís Pereira de Souza (1870-1957) foi promotor público de Barra Mansa, transferindo-se para o Estado de São Paulo em 1892. Foi aqui Intendente de Batatais, Deputado Estadual, Secretário da Justiça, Prefeito de São Paulo e Presidente do Estado (1920-1924). Neste cargo, dedicou-se, entre outros, ao melhoramento da organização da Força Pública. Foi eleito Presidente da República em 1926, sendo deposto em 1930. O período de seu govêrno, iniciado esperançosamente, foi marcado por dificuldades econômicas e políticas.

Em 1926, a casa Carlos Wehrs & C. do Rio de Janeiro editou uma marcha-canção de autoria de Pedro de Sá Pereira e versos de F. Corrêa da Silva dedicada a Washington Luís, "eminente estadista (...) Presidente eleito dos Estados Unidos do Brasil" (C. 1226 W.). O texto prevê o início de uma fase promissora para o Brasil com a posse do novo presidente:

"O Brasil, nosso amado paiz,/ numa ora feliz vae entrar/ E o seu povo contente bemdiz/ A ventura que estava a sonhar.../Surge um nome que a todos seduz/ A defesa exemplar da Nação:/ Esse nome que brilha, que luz/ Não, não pode insoirar trahição...!// Do Amazonas aos Pampas, a voz/ Que se escuta as vibrar senhoril / Intimida qualquer um de nós / Ao futuro cuidar do Brasil... // Descansemos, agora, afinal / Num ambiete de amor e de paz: / O futuro ha-de ser triumphal/ E esse nome a certeza nos traz..."

O refrão do hino manifesta o seu caráter de louvação:

"Hymnos de gloria e louvor/ Cantemos com vibração.../ O futuro é promissor/ Ao progresso da nação!"

Esse texto jubiloso denotativo de uma concepção de República de acentuado caráter norte-americano é introduzido por uma curta introdução alegre, caracterizada por um movimento arrebatador descendente e tem o seu início marcado por uma "pancada de bombo". A melodia é construída de forma a ser facilmente memorizada e o movimento caracterizado por síncopas parece querer favorecer a sua popularização.

Marcha-Cancao Washington Luis

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 12)/ao indice deste volume (n° 12)
zur Startseite / à página inicial