Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 10 (1991: 2)


 

Literatura

 

BERNHARD HABLA. BESETZUNG UND INSTRUMENTATION DES BLASORCHESTERS

Bernhard Habla Besetzung und InstrumentationBernhard Habla. Besetzung und Instrumentation des Blasorchesters seit der Erfindung der Ventile für Blechblasinstrumente bis zum Zweiten Weltkrieg in Österreich und Deutschland. 2 Vols. Tutzing: Hans Schneider, 1990. 599 págs., exemplos musicais, partituras, relações de obras, de editôras, bibliografia; publicado pela Sociedade Internacional de PEsquisa e de Fomento da Música para Banda em colaboração com a Escola Superior de Música e Arte Dramática de Graz.

O presente volume sobre a instrumentação para bandas de música abrange o período que vai desde a invenção do ventil para instrumentos de sôpro de metal até a segunda guerra mundial e se restringe à Áustria e à Alemanha. O autor abre a sua obra com a frase:

"A banda de música na sua forma hoje conhecida exerceu um papel muitas vezes insuficientemente considerado como meio difusor de música de toda a espécie, do início do século XIX até a chegada dos meios de comunicacão, do rádio, do disco e da fita. Asim (...) trechos de obras de Wagner já eram conhecidos na região do lago de Constança em arranjos para banda muito antes de ter havido uma execução integral do original. Também no Arquivo da Marine Band m Washington encontram-se partes manuscritas para banda de obras de Wagner. Além disso, tanto a famosa Gilmore Band quanto John Ph. Sousa, sobretudo este último, empregaram muito material europeu (...). A banda de música não deve ser considerada, portanto, como uma sub-cultura, mas sim uma parte essencial da vida musical do século XIX."

Já a citação do compositor americano John Philip Sousa (1854-1932) no início deste livro exemplar, cujo pai, Antonio Sousa, era músico de banda português e a mãe de nacionalidade alemã parece sugerir que a pesquisa deste importante tema não pode restringir-se à área de língua alemã. Somente com a consideração da música de banda no mundo mediterrâneo e sobretudo em Portugal, ilhas atlânticas, Brasil e Goa é que a pesquisa musical do século XIX nesse campo específico poderá ser realizada adequadamente.

(...)

(A.A.B.)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 10)/ao indice deste volume (n° 10)
zur Startseite / à página inicial