Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 10 (1991: 2)


 

A FESTA DE NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS DE COQUEIRO SÊCO

Antonio Alexandre Bispo

(Excerto)

 

A igreja de Coqueiro Sêco, sob a invocação de Nossa Senhora Mãe dos Homens, foi fundada pelo Pe. Bernardo José Cabral (†1814), com licença do bispo de Pernambuco D. Diogo de Jezus Jardim (2 de setembro de 1790). Em 2 de março de 1791 obteve o pároco da freguesia autorização para benzê-la e nela celebrar. Em 21 de julho desse ano, deu-se a concessão de 40 dias de indulgência a todas as pessoas que, em presença da imagem, rezassem uma Salve-Rainha. Em 4 de setembro de 1805, o Núncio Apostólico, em Lisboa, concedeu cem dias de indulgência para quem rezasse na capela uma Salve Rainha e outros cem dias para quem rezasse, em frente da imagem de Bom Jesus dos Remédios, um Padre Nosso, uma Ave Maria e um Gloria Patri pelo Papa, pela exaltação da Igreja e pelo bem espiritual e temporal da Rainha e do Príncipe Regente. A capela, filial da freguesia de Santa Luzia do Norte, ficou conhecida pelas suas imagens, sobretudo pelo presépio da Divina Pastora. O fundador da igreja soube incentivar a formação de um grupo de diaconisas sujeitas a votos de pureza; mesmo após a extinção da instituição, essas religiosas levaram à frente a tarefa de manutenção do decôro do culto e promoção de brilhantes festividades.

O N° 5 da Revista do Instituto Archeologico e Geographico Alagoano (1874) publicou artigo de Nicodemos de Souza Moreira Jobim (1869) sobre a igreja do Coqueiro Sêco com notícia a respeito da música de sua principal festa:

"D'entre as festas que religiosamente fazem as pessoas dedicadas ao culto sobresahe a da Pureza, especial padroeira das donzellas, cantada em côro por mais de vinte e por musica propria. As pessoas que assistem a essa simples devoção trina na última dominga de junho jamais se esquecem dos effeitos que produzem nos corações dos fieis tão piedosos, quão maravilhosos cantos. Por essa veneração se conserva um cirio aceso em todos os actos divinos, posto em grande castiçal na cappela-mór sobre alcatifas." (pág. 112)

A festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens permanece ainda hoje sendo uma das mais significativas festas religiosas de Alagoas. Na procissão dessa festa atua hoje a banda de música da "Sociedade Musical Professor Francisco de Carbalho Pedrosa". O "Hino da Padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens" é composição de um dos mestres dessa banda no anos sessenta, Manoel Leandro Simplício, posteriormente diretor da banda do Colégio Industrial de Maceió. De Coqueiro Sêco cumpre ainda citar o músico militar Anízio da Silva Pinto, contra-mestre da banda local, autor de frevos (por exemplo, "Dois goles, uma queda") e outras peças populares (bolero "Paixão de homem", entre outras).

(...)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 10)/ao indice deste volume (n° 10)
zur Startseite / à página inicial