Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 06 (1990: 4)


 

FLORIANÓPOLIS: VALORIZAÇÃO DA CULTURA MUSICAL CATARINENSE

 

Jose Acacio Santana Cancoes AlemasA Universidade Federal de Santa Catarina publicou, na série "Cultura Popular Catarinense", uma pesquisa realizada por José Acácio Santana sobre canções alemãs (Canções alemãs, Florianópolis, 1986). Esse trabalho cumpre bem o escopo de prestar "uma homenagem, embora modesta, ao imigrante alemão em Santa Catarina, cuja contribuição foi marcante em todas as áreas e, de maneira especial, na música". Entretanto, o objetivo intencionado pelo projeto era de muito maior alcance. O trabalho deveria ter ao mesmo tempo finalidade de cunho científico e cultural, ou seja, "o resgate e a preservação da memória cultural de Santa Catarina, no que ela possui de mais autêntico e significativo, no campo específico da música"; o levantamento dessas raízes culturais possibilitaria não apenas a formação de um acervo de material para pesquisa e consulta como também a elaboração de "propostas culturais mais comprometidas com a nossa índole e nossa realidade, capazes de reativar, promover, fortificar e ampliar o universo da nossa cultura".

Essa proposição não poderia naturalmente ser alcançada por uma coletânea das canções alemãs mais comuns e existentes em numerosas publicações. A realização de um trabalho desse porte exigiria a consideração do estado atual da "Volksliedforschung" e métodos adequados de transcrição de melodias transmitidas por tradição oral. A publicação da obra em questão seria justificável, se feita por uma casa editôra com fins comerciais, não parece caber, porém, no contexto de um trabalho de cunho universitário.

Uma outra iniciativa destinada à valorização da cultura catarinense deve ser aqui salientada. Trata-se da publicação da Coleção "Compositores Catarinenses" pela Fundação Catarinense de Cultura/Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado de Santa Catarina. Segundo o superintendente dessa Fundação, faltou até hoje o registro, a preservação e a divulgação da produção de música e canto coral em Santa Catarina, Estado em que a música erudita é cultivada em inúmeras associações. Para o primeiro álbum da série "Canto Coral" (1982), escolheu-se a série "Canções Praieiras" de Osvaldo Ferreira de Melo. O compositor vem realizando há anos pesquisas de folclore musical no litoral catarinense e procurou tornar presente a "alma açoriana" nas peças que compôs. O terceiro álbum (1985) da "Coleção de Compositores Catarinenses" é a publicação de maior interesse musicológico. Consta de 6 canções para coral em arranjos (Abelardo Sousa e Aldo Krieger) de composições de membros de uma tradicional família de músicos de Santa Catarina. Duas das canções são de José Brasilício de Sousa (1854-1910), compositor do Hino de Santa Catarina, da ópera "O Ermitão de Muquem", obras de câmara e de música sacra, astrônomo (Lições de Cosmografia) e autor de uma auto-biografia em língua Volapük. Duas outras canções são de seu filho, Álvaro Sousa (1879-1939), flautista, compositor de música de câmara, sinfônica, sacra, teatral, diversos hinos (Hino da Escola Normal Catarinense) e obras teórico-pedagógicas (Noções de Harmonia, Dó sustenido não é Ré bemol, Glossário de termos italianos usados na escritura musical, Compêndio elementar de música). As duas últimas canções publicadas são de autoria do neto de José Brasilício de Sousa, Abelardo Sousa (1920), autor de hinos, cantos orfeônicos, música popular e de crônicas para o jornal "O Estado".

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 06)/ao indice deste volume (n° 06)
zur Startseite / à página inicial