Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 04 (1990: 2)


 

Personalidades

 

ERNST WIDMER: PENSAMENTO TEÓRICO-CULTURAL

Antonio Alexandre Bispo

 

Cadernos de Difusao CulturalO recém-falecido compositor, professor e organizador Ernst Widmer, cujo interesse por questões didáticas relacionadas com a criação musical manifestou-se na escolha do tema de sua tese apresentada à Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia para concurso de Professor Titular, em 1972, (Entroncamentos sonoros: ensaio a uma didática da música contemporânea, Salvador, 11 págs.), expôs as suas concepções teórico-culturais pormenorizadamente na publicação "Problemas de Difusão Cultural" (Cadernos de Difusão Cultural da UFBA, 5. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1979, 78 p. il.).

Conteúdo: 1. Introdução, 1.1. Cultura e Arte, 1.2 Circuitos Vitais; 2. Preservação; 3. Difusão, 3. 1 Difusão visando a expansão cultural, 3.2 Abordagens, 3.3 Sobre Política Nacional de Cultura, 3.4 Sobre Casas de Cultura, 3.5 Polivalência, 3.6 Meios, 3.7 Alcances, 3.8 Aspectos específicos, 3.9 Recursos, 3.10 Programação, 3.11 Competência, Coordenação e Promoção, 3.12 Sucesso, Elitismo, Censura; 4. Advertência; 5. Perspectivas.

Ernst Widmer Difusao CulturalO conteúdo dessa publicação mostra Ernst Widmer como importante representante de uma fase do pensamento brasileiro voltado a questões de cultura musical que marcou significativamente os anos setenta. Algumas de suas reflexões podem ser consideradas como sendo ainda de atual relevância. Uma das preocupações de E. Widmer era a "nivelação, a mediocrização e a corrosão oriundas de uma comercialização desmedida e inescrupulosa" (pág. 63/64):

"... muitas pessoas (e o que é mais grave: muitos de nossos dirigentes) acreditam ser a música popular a nossa música contemporânea, desconhecendo totalmente a produção erudita pós-villalobiana. São ademais, vítimas de uma confusão existente entre a idéia de uma música verdadeiramente popular, uma música feita pelo povo, e a de uma música falsamente popular, a que é feita para o povo (...). Estamos diante de um quadro desastroso."

 

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 04)/ao indice deste volume (n° 04)
zur Startseite / à página inicial