Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 04 (1990: 2)


 

Sao Cristovao SE
Lígia Pina
São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil. Sua história se entrelaça com a história do próprio Estado de Sergipe, ligado à Bahia, até o século passado. A fundação do forte de São Cristóvão, que deu origem à cidade, é uma conseqüência das lutas travadas entre Cristóvão de Barros e os donos da terra - os índios tupiniquins - pela posse do território localizado entre a Bahia e Pernambuco. (...)
"São Cristóvão quatrocentão", Jornal da cidade, Aracajú, 10/01/1990

1990: Debates e polêmicas:
Questões da atualidade

Concepções de cultura, fontes históricas e o estudo do folclore

400 anos de São Cristóvão - Sergipe

Viagem de estudos do ISMPS - janeiro de 1990

Aracajú, São Cristóvão, Laranjeiras

 

LARANJEIRAS/SERGIPE: NECESSIDADE DE UMA REVISÃO DE CRITÉRIOS PARA FESTIVAL DE FOLCLORE

 

 

Antonio Alexandre Bispo

(Excerto)

 

Instituto Historico Aracaju SEO Estado de Sergipe vem vivendo uma promissora fase de apoio à cultura. Por ocasião dos festejos relacionados com o quarto centenário de fundação de sua antiga capital, São Cristóvão, realizou-se, em fins de 1989, à frente dos edifícios coloniais exemplarmente restaurados, significativa série de apresentações musicais e folclóricas.

Laranjeiras SE
Laranjeiras/Sergipe. Visita a Festival de Folclore (Foto A.A.Bispo-Acervo ISMPS/IBEM)
Um dos mais divulgados e concorridos eventos de Sergipe é, porém, o já tradicional festival da histórica cidade de Laranjeiras, também realizado pela passagem do ano e que conta com o apoio, entre outras entidades, do Centro de Cultura João Ribeiro. O festival apresenta grupos de grande interesse musicológico (por exemplo: Taieras). Dada a existência, nessa cidade, do "Museu Afro-Brasileiro", o festival de Laranjeiras acentua a importância da respectiva temática na sua programação. Constata-se, porém, a necessidade de uma revisão critérios com relação à interpretação dos fatos, pois tudo indica que a organização do evento ainda se encontra presa a uma tradição de reflexões de cunho mais especulativo do que histórico-científico.

A respeito foram efetuados contactos com o Instituto Histórico e Geográfico em Aracajú (Foto à direita) e espera-se um produtivo trabalho em conjunto com essa modelar instituição em futuro não distante.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 04)/ao indice deste volume (n° 04)
zur Startseite / à página inicial