Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 04 (1990: 2)


 

TAPERAGUÁ-MARECHAL DEODORO: LUTA PELA CONSERVAÇÃO DE TRADIÇÕES MUSICAIS

Antonio Alexandre Bispo

 

Marechal Deodoro AL
Marechal Deodoro. Encontro de janeiro de 1990 comemorativo do Encontro São Paulo-Alagoas em homenagem a Théo Brandão
(Foto A.A.Bispo-Acervo ISMPS/IBEM)
De há muito salienta-se o Estado de Alagoas pelo interesse dispensado ao folclore por personalidades locais e órgãos oficiais dedicados à cultura e ao turismo. Também na passagem de ano 1989/1990 realizou-se, em Maceió, um conjunto de apresentações de grupos folclóricos de particular interesse musical. Essas apresentações não podem porém substituir o contexto de cunho religioso no qual se inserem as diferentes tradições e que apresenta cada vez mais sinais de profunda desintegração.

Um exemplo da luta travada em inúmeras cidades do interior entre aqueles que dedicaram a sua vida, principalmente por motivos religiosos, ao cultivo de tradições e as autoridades civís e eclesiásticas que dizem representar a cultura popular oferece a pequena cidade de Taperaguá, cujas origens remontam ao início da colonização e catequese de Alagoas.

Pastoril Marechal Deodoro AL
Pastoril, Marechal Deodoro
(Foto A.A.Bispo-Acervo ISMPS/IBEM)
Um dos principais festejos da cidade e da região é o de Nosso Senhor do Bonfim, realizando-se a procissão de encerramento no dia 6 de janeiro. Os festejos contam com a participação de vários grupos da vizinhança, principalmente de Marechal Deodoro. Esta última cidade, antiga capital do Estado, conta com o bem organizado "Pastoril Nossa Senhora da Conceição", sob orientação de José Edmilson do Nascimento e Vandete Correa da Silva, além de outros grupos musicais. Reorganizou-se o "Samba" local (o termo samba não deve aqui ser entendido no sentido comum do termo), o que mereceria uma investigação musical específica.

Taperagua AL
Retrata por ocasião da visita
(Foto A.A.Bispo-Acervo ISMPS/IBEM)
Os festejos de Taperaguá do corrente ano contaram com a presença da Banda da Polícia Militar de Alagoas e da Banda "Carlos Gomes" de Marechal Deodoro (Corporação Musical Santa Cecília). Esta banda local cultiva ainda a memória de um de seus antigos presidentes, já há muito falecido, executando anualmente uma retreta à frente da casa de familiares do inesquecido incentivador da corporação em Taperaguá. Infelizmente, o seu repertório já acusa as marcas da influência niveladora determinada pela difusão de partituras para o gênero por órgãos oficiais e casas editôras.

Pe. Cicero Romao em Taperagua AL
Andor do Pe.Cícero, Taperaguá
(Foto A.A.Bispo-Acervo ISMPS/IBEM)
A Novena de Nosso Senhor do Bonfim em Taperaguá, a preparação dos atos litúrgicos, os festejos e a procissão de encerramento estão, há anos, a cargo exclusivo de José Vicente (*1923) que, lutando contra a má vontade, o despreparo e a ânsia modernizadora e educadora do clero vem mantendo, na medida das possibilidades, o patrimônio musical local. Este ano, o Sr. José Vicente cantou sozinho não só as antigas partes de solo e coro da música com acompanhamento de orquestra (imitando até mesmo partes instrumentais!) como as partes do celebrante em latim (!). Dispondo de excelente memória, transmite oralmente vários hinos, ladainhas e outros cantos religiosos locais. Particularmente de interesse é o seu domínio do hinário dedicado ao Pe. Cícero Romão.

Na concorrida procissão de Nosso Senhor do Bonfim de Taperaguá, o andor desse sacerdote, considerado popularmente como "santo", foi acompanhado por conjunto de flauta (de construção artesanal) e dois tambores. A cerimônia não contou com a presença de sacerdotes.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 04)/ao indice deste volume (n° 04)
zur Startseite / à página inicial