Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 04 (1990: 2)


 

PARANÁ: VALORIZAÇÃO DA CULTURA MUSICAL LOCAL EM PUBLICAÇÕES

Antonio Alexandre Bispo

(Excerto)

 

Curitiba
Curitiba: Centro de atividades culturais (Foto A.A.Bispo-Acervo ISMPS/IBEM)
Um dos objetivos da publicação do Boletim Informativo da Casa Romário Martins pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Curitiba é integrar e consolidar "duas propostas políticas que sustentam a ação municipal de cultural - a valorização do artista local e a valorização do patrimônio cultural" (Regina Wallbach, Apresentação, Boletim XIII/77, 1986).

Entre os boletins da Casa Romário Martins de particular interesse para o estudo dos vultos da história da cultura musical local e regional destacam-se as publicações de Rosely Vellozo Roderjan sobre Bento João de Albuquerque Mussurunga (1879-1970), fundador da Sociedade Orquestral Paranaense, da Orquestra Estudantil de Concertos e autor, entre várias outras composições, do "Hino do Paraná", da "Marcha da cidade de Curitiba" e das "Canções paranaenses" (Bento Mussurunga, Boletim Nr. 5, e Cem Anos de Bento Mussurunga, Boletim N°. 25).

Três boletins tratam de figuras da história da música popular local. O Boletim N° 64, de maio de 1982, apresenta uma pesquisa de título "Lápis, um compositor paranaense", realizada por Aramis Millarch e Francisco Duarte, contendo depoimentos e textos de outros autores, entre eles de Vicente Ataíde, professor da Universidade Católica do Paraná ("O lirismo na música de Lápis"). A pesquisa (M.C. Brunetti, R. Wallbach, R. F. Marques, R. Boschilia, V. F. Cabral) orientou-se pelo depoimento do próprio cantor (Palminor Rodrigues Ferreira, 1942-1978), guardado no Museu da Imagem e do Som do Paraná.

O Boletim N° 73, de novembro de 1984, traz uma pesquisa (R. Wallbach, R. Boschilia) relativa a João do Rosário (1923-1984), natural de Joinville e popular executante de cavaquinho de Curitiba (Memória tocando a vida: Janguito).

O Boletim N° 75, de junho de 1985, é dedicado à "Memória de Nhô Belarmino e Nhã Gabriela" (Salvador Graciano Belarmino, 1920-1984; Júlia Alves, 1923-), dupla que "marcou com o saudável sotaque caboclo a música popular paranaense" (A. Millarch, Projeto Belarmino e Gabriela, Curitiba, 1985).

MorozowiczFinalmente, de 1986 e 1988, tem-se duas publicações de especial relevância e que denotam aprimoramento de critérios editoriais: "Henrique de Curitiba Morozowicz: Catálogo de Obras" (Boletim N° 77, Jose Penalvamaio de 1986) e "José Penalva: Catálogo de Obras" (Boletim N° 80, janeiro de 1988). A reedição do catálogo de obras de H. Morozowicz (1934-), professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1965-), da Escola Superior de Música de Blumenau (1972-1975) e da Universidade Federal do Paraná (1976) é apresentada por José Penalva. O catálogo inclui uma biografia do compositor em traduções (inglês, alemão e espanhol) e traz indicações sobre as possibilidades de obtenção do material.

O catálogo de obras de José Penalva, doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, inclui uma curta biografia do compositor, conselheiro e ex-vice-presidente da Sociedade Brasileira de Musicologia.

Entre os pesquisadores que mais se empenham na valorização de personalidades da cultura musical paranaense destaca-se Maria Ferraro Sampaio. Na coluna "Memória-Paraná" do jornal "Indústria & Comércio" (Curitiba, 04-06/11-13/18-20/25-27 de novembro de 1989), essa pesquisadora publicou detalhado artigo em quatro partes a respeito de José Cândido de Andrade Muricy (1895-1984).

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 04)/ao indice deste volume (n° 04)
zur Startseite / à página inicial