Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 03 (1990: 1)


 

Personalidades

 

ERNST WIDMER

Antonio Alexandre Bispo

Faleceu, no dia 3 de janeiro de 1990, na sua cidade natal, Aarau (Suíça), o compositor, regente e pedagogo Ernst Widmer (*25 de abril de 1927), professor titular do Departamento de Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e Coordenador Central de Extensão da Universidade.

O músico, radicado na Bahia desde 1956, veio para o Brasil como convidado de Hans Joachim Koellreutter, fundador dos Seminários de Música da Bahia. Foi professor de piano e regente do Madrigal da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com a organização do Departamento de Música e Artes Cênicas da UFBA, Ernst Widmer tornou-se mentor de um grupo significativo de compositores e regentes como Lindemberg Cardoso, Fernando Cerqueira, Jamary Oliveira, Benito Juarez, Arlindo Teixeira, Milton Gomes, Nicolau Kokron, Agnaldo Ribeiro e Afrânio Lacerda. Em 1966, fundou o "Grupo de Compositores da Bahia" e idealizou os Cursos de Música Nova e as Apresentações de Compositores da Bahia.

No "Boletim N° 4" ("Grupo de Compositores da Bahia", Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical, 1970), que também traz um Ave Maria para coro a capela do compositor, Ernst Widmer fêz um balanço das inúmeras realizações ocorridas desde a publicação do número anterior do boletim, em 1969: um total de 38 estréias de composições baianas, 27 na Bahia, 6 no Rio de Janeiro, 2 em Santos, uma em Curitiba e uma em Mannheim. O grupo havia participado, em 1969, do I° Festival da Guanabara, na IIIa. Apresentação de Jovens Compositores da Bahia e do Festival de Música Nova, onde puderam apreciar integralmente, em audições de gravações e em filmes, os festivais de música contemporânea de Donaueschingen e Darmstadt.

Nessa publicação, Ernst Widmer expõe o seu conceito de formação de novos compositores: os futuros compositores deveriam poder ouvir as suas próprias obras. Alguns dos membros do grupo não teriam sequer uma só obra inédita (!). Tinha a consciência "de que somente numa constelação criador-intérprete, ou seja, escola-extensão com os imprescindíveis conjuntos, orquestra, coros, etc." seria possível desenvolver um trabalho produtivo. Um dos seus lemas foi o da fuga a princípios declarados.

Importante foi a admiração que nutria pelo seu conterrâneo Anton Walter Smetak (1913-1984), cuja eclosão criativa via, em artigo publicado em 1984, no contacto com a Bahia "em conjunção com intensa ocupação com a filosofia religiosa da antroposofia" ("Anton Walter Smetak", ART, Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia 001, 1984, 5-7).

Ernst Widmer manifestou sempre particular interesse pelo folclore musical, compreendido, porém, de forma peculiar. A respeito do aproveitamento de material "autóctone", manifestou-se em 1983 por ocasião da gravação da obra "Sertania: Sinfonia do Sertão" opus 138 (Introdução, Episódios, Catárse) para voz, violão e grande orquestra, composta para o filme "Boi Aruá", um desenho animado de Francisco Liberato de Mattos para integrar o programa "Interação entre educação básica e demais contextos culturais existentes no país" e promovido pela Secretaria de Cultura do MEC:

"Aproveitamento, adaptação e arranjo de material autóctone fatalmente o deturpam. Geralmente, o resultado é deprimente e, destituído de sua força original, o material apresenta-se estranhamente aguado ou adocicado. Tentei amenizar a inevitável deturpação, reforçando propositadamente asperezas, depurando a opulência do aparato sinfônico a uma ascese de escassez e estruturando a forma de tal modo que a Sinfonia possa tornar-se retrato fiel da intrepidez, do rigor, da essência do universo do sertão".

A história do Boi Encantado em sete desafios, sete vezes enfrentado, mostra o interesse do compositor por assuntos de caráter mítico e simbólico. Nesse sentido, ainda em 1989, organizou o singular acontecimento de "afoxé sinfonizado ou sinfonia afoxezada" no Teatro Castro Alves e que contou com a participação da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Grupo de Afoxê "Filhos de Gandhy". Essa obra, de título "Possível Resposta de Canto em Canto 2, opus 169", foi inspirada na obra "A Pergunta Não-Respondida" de Charles Ives (1874-1954).

Ludus brasiliensis WidmerWidmer deixou mais de 150 obras dos mais diversos gêneros. No campo pedagógico-musical, principalmente com a sua obra "Ludus Brasiliensis", procurou desenvolver as possibilidades criativas do próprio aluno. Nesse sentido também orientou seus diversos alunos de matérias teóricas e composição nos Cursos Internacionais de Curitiba.

Do seu catálogo de obras: "Hommage a Frank Martin, Bela Bartok e Stravinsky" para oboé solo, cordas e tímpanos (1959); "Ceremony after a fire raid" para coro a capella; "Concerto de Câmara" para violino e orquestra de cordas; "Ave Maria"; "Kyrie eleison", para côro a capella; "Ludus Brasiliensis", para piano (1966); "L‘Homme Armé", variações para banda (1967); "Concerto" para violoncelo e orquestra (1968); "Rondo mobile" para piano (1968); "A última flor", trio e narrador com coreografia (1968); "Busca" para instrumental de W. Smetak (1968); "Diuturno" para orquestra (1969); "Quinteto II" para sopros (1969); "Pulsars" para grupo de câmara (1970); "Quasars" para orquestra (1970); "Sinopse" para soprano, violino, violoncelo, piano, coro e orquestra (1970); "Prismas" para piano e orquestra (1971); "Rumos" para coro, narrador, instrumental de W. Smetak, orquestra e público (1971); "Entroncamentos sonoros" para piano, trombones, percussão, cordas e fita (1972); "Trilema" para vozes (1973); "Convergência" para quarteto (1973); "Catálise" para orquestra de câmara (1974).

De sua discografia: Quinteto de sopros II. op. 63 (1969 e 1975), Quinteto Villa-Lobos, Pro Memus/FUNARTE MMB 78,015; Toada do Amor e Salmo 150, Madrigal Renascentista, Afrânio Lacerda, Pro Memus/FUNARTE MMB 79.014; Rumo Sol-Espiral e Salmo 150, Coral da Universidade de São Paulo, Benito Juarez, Marcus Pereira 4035015; Duo para violino e piano op. 127 (1981), Jerzy Milewski e Aleida Schweitzer, Pro Memus/FUNARTE MMB 81.023; Relax-Requiem em forma de variações sobre um coral de J.S.Bach op. 100 (1978), Conjunto Musica Nova UFBA, Piero Bastianelli, UFBA 1005; Trilemma op. 90 (1973), Collegium Vocale, Köln, EMI-Eletrola C. 065-28830; Sertania: Sinfonia do Sertão, Orquestra Sinfônica da UFBA, Intersom, Fundação Cultural do Estado da Bahia.

(...)

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 03)/ao indice deste volume (n° 03)
zur Startseite / à página inicial