Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 02 (1989: 2)


Grundlagen christlicher Musikkultur31 de agosto a 5 de setembro de 1989

II° Simpósio Internacional
Música Sacra e Cultura Brasileira

Speyer, Kiedrich, Eibingen, Maria Laach, Bonn

Lançamento de Publicação

    A.A. Bispo. Fundamentos da cultura musical cristã no mundo extra-europeu da Idade Moderna: a área do antigo Direito de Padroado Português. 2 vols. Musices Aptatio 1987/88

    A.A. Bispo. Grundlagen christlicher Musikkultur in der außereuropäischen Welt der Neuzeit: Der Raum des früheren portugiesischen Patronatsrechtes. 2 Bde. Musices Aptatio 1987/88

Debate
Ciências da Cultura e Imagem do Brasil

 

 

Relato

 

Conteúdo da publicação

Introdução. Do Tema: A Investigação da Cultura musical Cristã no Mundo Extra-Europeu e Paradigma Científico - Aspectos da História da Investigação em função da Atualidade do Questionamento - Da Discussão Teórico-científica: Heterodoxia e "insider's point of view"

Capitulo I. Aproximações ao Fundo "Proto-português" na Cultura musical e à Herança Cultural Medieval de Cunho português no Mundo Extra-Europeu.
1. Inicio das reflexões cientifico-culturais, filosóficas e demopsicológicas: o "Mistério das águas", "música aquatica", Ulisses e a "Sireneologia" - A questão dos conceitos de Identidade e Entidade em música.
2. Fundamentos cristão-heterodoxos da compreensão do mundo I. Relações entre o Cristianismo e o Paganismo - O mundo mediterrâneo, o Atlântico e o mundo sincretístico da Antiguidade - conceitos de 'origem" e de "arcaísmo" em tradições cristãs: O mundo da Bucolica e da Georgica.
3. Fundamentos cristão-heterodoxos da compreensão do Mundo II: Relações entre o Cristianismo, Judaismo e o Gnosticismo - O Priscilianismo e traços de uma profunda influência gnóstico-maniqueísta do Paleo-Cristianismo galaico-português.
4. Fundamentos da identidade cultural do ocidente cristão e a consciência missionária: A idéia de Império da Cristandade e a Reconquista em Anamnese extra-européia - A formação da "mais antiga nação da Europa" sob o signo da Hiperdulia.
5. Do Ethos: Ascese monacal e Cavalaria - Ideal de pobreza e a procura da perfeição na luta contra tendências dualisticas. Tradições de Música e Dança de S. Gonçalo a serviço do ideal de apostolado dominicano - Mística antoniana e a recepção extra-européia de culto dúlico heterodoxo.
6. Da reflexão antropológica: pressupostos culturais e legais do pensamento missionário na Idade Média. Considerações lulisticas - o "Valor" na música, "Corpus" da cultura e Ordo. Tendências Joaquimiticas na Teologia da História. "De Nobilitate et Rusticitate".
7. Sistematização e desenvolvimento cabalistico da mistica heterodoxa segundo a sua recepção no mundo extra-europeu.

Capitulo II. Do inicio da história moderna da cultura musical cristã no mundo extra-europeu de direito de padroado português.
1. 0 Tempo de D. Joao I. (1385-1433)
1.1. A garantia da independência nacional na Batalha de Aljubarrota e a conquista de Ceuta: Espiritualidade e a música na sagração da igreja Santa Maria da África - Considerações a respeito de trombetas, atabaques e sinos.
2. 0 Tempo de D. Duarte (1433-1438)
2.1. A Capela Real como centro litúrgico-musical modelar - As navegações ao longo da costa da Mauritânia sob D. Henrique, o Navegedor, e as tentativas de união da Igreja.
3. 0 Tempo de D. Afonso V, "O Africano" (1438-1481)
3.1. A chegada à "Terra dos Negros", escravatura e ética cristã: a primeira notícia referente à música da África Negra - Escravros africanos em Portugal e "lamentações".
3.2. Definição de uma política de contacto com os africanos: dados etnomusicológicos sobre o Senegal - Da recepção de instrumento. populares europeus: a gaita de foles - Primeiras notícias a respeito da música no contexto ritual.
3.3. 0 Marrocos e a Cristandade - Da questão da influência inglêsa na música portuguêsa.
4. 0 Tempo de D. João II., "O Principe perfeito" (1481-1495)
4.1. 0 mundo insular português e o assento na costa ocidental da Africa: Música na Madeira, em São Tome e no ato de Fundação do Castelo de São Jorge da Mina.
4.2. Cultura cortesã, recepção de altas personalidades africanas em Portugal e a conversão: a embaixada de Benin e admoestações religiosas - Da atuação da Graça através da música de culto no batismo de um soberano Djolof.
4.3. "Manicongi regnum": Música litúrgica solene no encontro do Reino do Congo com o Cristianismo.
5. 0 Tempo de D. Manoel I., "O Venturoso" (1495 1521)
5.1. Música na época da euforia de expansão: a descoberta do caminho da India, a descoberta do Brasil e a conquista do Oriente.
5.2. Música sacra dos cristaos de S. Tome da India e o inicio do cultivo do Canto Gregoriano nas igrejas do Oriente.
5.3. "Aethiopes Orientales" Música no Reino do Preste João sob o signo da aproximação entre Roma e a Abessínia.
5.4. "Aethiopes Occidentales": o Reino do Congo sob D. Afonso I., o eOrdo cristao-ocidental e o ideal educativo-musical de escola,.catedralicia.
6. 0 Tempo de D. Joao III., "O Piedoso" (1521-1557)
6.1. Tendências de reforma interna, culto e dinâmica cultural. Prioridades, Administração e definição de "espaços culturais" no mundo português - A obra sistemática de cristianização - Pro ethnicorum conversione: a compreenssão de textos e o método cantado de catequese.
ó.2. 0 Sufragâneo de Goa - "Jesuita non cantat" e a necessidade do canto litúirgico na India - Meninos cantores a serviço do apostolado e a educação musical sistemática - Tendências de acomodação musical na India e no Japão - A caminho da unidade na variedade na Música Sacra.
6.3. 0 Sufragâneo de São Tomé- "Usus" e a resistência contra a renovação da vida eclesial.
ó.4. 0 Sufragâneo de São Salvador - O trabalho sistemático de missão indígena e a experiência da India Oriental - A música como meio de aproximação - A música e os catecúmenos - "Pueri cantores" no Brasil.
ó.5. A discussão sohre a "acomodação" no Brasil; o "Dialogo sobre a ,Conversão dos Gentios " - A música para crianças, o trabalho missionário com os indígenas e a preecupação pastoral - A expansão do movimento de catequização cantada.
7. O Tempo de D. Sebastião ( 1557-1578 ), do Cardeal D. Henrique (1578-1580) e o período de união pessoal com a Espanha atá a época de fundação da "Propaganda Fide" em Roma.
7.1. Aspectos fundamentais do desenvolvimento musical na área das dioceses de São Tomé, Congo, Angola e do Cabo Verde sob o signo da Contra-Reforma - Inicio do cultivo da música sacra em Luanda - O mundo da mística espanhola e os carmelitas descalços no Congo - A música na Guiné e na Costa da Mina - Desenvolvimento das relações luso-angolanas e o vínculo romano do Congo. Da música na catedral de São Salvador no Congo e a Capela Real; a fase jesuitica da história da música no Congo.
7. 2. Aspectos fundamentais do desenvolvimento musical no Oriente, na Africa Oriental e o período culminante da música sacra na India e no Japao - A missão da China, Hinduismo e a acomodação- A música na Uniao do Malabar - Pontos altos da história da música sacra no Oriente ao redor de 1ó22.
7.3. Aspectos fundamentais do desenvolvimento musical no Brasil. Música no trabaIho de formação de uma nova sociedade - O "Paraíso terrestre" e a música: música de flautas, canto polifönico e música de teclado - Costumes musicais e a organização da música militar. A música sacra no quadro geral do mundo do padroado português

Aquisição/Bestellungen:
Institut für hymnologische und musikethnologische Studien
Haus der Kirchenmusik
56653 Maria Laach über Andernach
República Federal da Alemanha
Na programação do dia 5 de setembro integrou-se a apresentação do livro Fundamentos da cultura musical cristã no mundo extra-europeu na Idade Moderna: A área de antigo direito de padroado português, de autoria de A. A. Bispo. Esse livro, em dois volumes, foi publicado, em lingua alemã, no Anuário "Musices Aptatio" (1987/1988) do Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos (1020 päginas, ilustrações, índice seletivo, bibliografia).

Inicialmente, o Presidente do Instituto saudou as autoridades presentes e agradeceu o apoio financeiro concedido pela Rádio da Alemanha Ocidental (WDR) para a edição da obra. Transmitiu aos presentes as saudações da Conferência dos Bispos Alemães e agradeceu ao apoio do ADVENIAT, cujos representantes se achavam presentes. Salientou também a importância do I° Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira", realizado em são Paulo, em 1981, para o reconhecimento do significado da cultura musical do Brasil na Europa. Lembrou de todos aqueles que, no Brasil, tanto contribuíram para o sucesso do evento, sem dúvida o mais importante do gênero já levado a efeito na América Latina. Lembrou, entre outros, com especial gratidão, do decisivo apoio concedido pelo Dep. Antonio Henrique da Cunha Bueno. Também agradeceu em especial àqueles brasileiros que contribuíram também para a coletânea então organizada pelo autor do livro agora apresentado e publicado por ocasião do Simpósio (Collectanea Musicae Sacrae Brasiliensis, Musices Aptatio 1981).

Lembrou, por exemplo, do trabalho pioneiro da Dra. Julieta de Andrade, presente à sessão, a respeito da música do culto "Dai-me", movimento esse desconhecido na época e que hoje fortemente se propaga no Brasil. Lembrou da cerimônia da fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia na Sala da Independência do Museu Paulista e dos planos de trabalho internacional então forjados juntamente com o falecido Mtro. Roberto Schnorrenberg. Nesse contexto, expressou a sua tristeza pela ausência do Presidente da S.B.M., Prof. Dr. Jose Geraldo de Souza e solicitou aos presentes que a ele transmitissem as suas saudações e a renovada garantia de total apoio a seu trabalho frente à entidade por ele dirigida.

A seguir, descreveu os objetivos do Instituto a que preside e salientou a posição da Igreja perante a cultura, de acordo com as determinações conciliares: A Igreja reconhece o valor da cultura de todos os povos e não está presa a nenhuma cultura especial e a nenhum sistema político, econômico ou social. Ela não é exclusivamente européia. A Igreja deve, porém, estar sempre atenta ao perigo de uma invasão deturpadora da música sacra pelo trivialismo, pela banalidade e por tudo aquilo que seja artisticamente de menor valor. A música sacra não é arte pela arte. O seu objetivo é a glorificação de Deus. E por isso ela deve ser caracterizada pela procura da mais elevada qualidade artística, pois somente assim poderá vir a ser parte integrante e necessária da liturgia. Jamais deve ser ela encarada de um ponto de vista exclusivamente funcional ou pragmático (...).

Após passar a palavra ao autor, apresenta este os seus agradecimentos a todas aquelas instituições brasileiras e européias e a todas as pessoas do Brasil, de Portugal, de Angola, de Moçambique e da Índia que o auxiliaram na coleta de dados. Em particular, agradeceu ao Sr. José Ferraz de Toledo Neto pelo trabalho consciencioso de transcrição dos exemplos anexos a publicação. A apresentação da publicação guiou-se pelo seu índice. (...)

Abadia de Maria Laach Simpósio dir. A.A.Bispo

 

Debate: Ciências da Cultura e Imagem do Brasil

Análise de programas de televisão concernentes à cultura religioso-musical do Brasil

Após a apresentação do conteúdo da publicação e com o intuito de demonstração da atual necessidade de um estudo aprofundado das origens de tradições religioso-musicais, foram examinados trechos de reportagens sobre o Brasil emitidos em diferentes canais de televisão alemã desde 1988.

Foram apresentados exemplos de interesse religioso-musical das seguintes emissões: "O sonho de um pedaço de terra" ( SWF, Rádio da Alemanha do Sudoeste 3, Julho de 1988 a respeito de uma missa com acordeão ao ar livre ]; " Samba perante o altar" (Radio da Alemanha do Sudoeste 3, 23 de julho de 1988 a respeito da lavagem do Bonfim e com conjecturas do teólogo Prof. Silva; referências não-qualificadas a respeito do Zumbi); "O negro com a alma branca" (ARD, Emissoras Gerais de Rádio da Alemanha, 10 de setembro de 1988) [a respeito de missas com elementos de umbanda); "Robinson no Brasil: De escravos e de seus sucessores" (ZDF, Segunda Televisão alemã, 12 de fevereiro de1989) [a respeito de uso de música de candomblé na liturgia]; "] Negro" (West 3, Televisão da Alemanha Ocidental, 29 de abril de 1989) [a respeito de festas da Mãe das Aguas e de conceitos afro-brasileiros].

Nesses trechos apresentados, os brasileiros presentes puderam constatar o particularismo nas transmissões concernentes ao Brasil na Europa Central e a falta de fundamentação cientifico-cultural (e musicológica) das programações. Ficou também claro que tais emissões apenas oferecem uma visão parcial - e em muitos casos errônea - da cultura popular no Brasil. Seria desejával que folcloristas e cineastas brasileiros realizassem documentários de alta qualidade sobre outros aspectos da diversificada cultura do povo brasileiro no sentido de se relativar o atual unilateralismo na representação cultural e musical do país na Europa.

IMAGEM DO BRASIL 
Com relação aos vídeos assistidos no Congresso, gostaria de manifestar que
essa imagem vendida para e pelos brasileiros acaba mostrando uma terra onde tudo é exótico (...), onde só se vive samba e futebol, o ano inteiro. (...) Temos, na verdade, um lado miserável, antagônico às belezas e valores. Esse lado é construído e vendido lá fora, para que o Brasil seja alvo da benevolência e caridade. Mas temos, como todos os povos, nossos tesouros. (...)
Seria muito interessante se pudéssemos produzir vídeos que mostrassem a realidade brasileira como ela é. Sem negar os verdadeiros valores e mostrando a realidade sem distorções (...)

Luís Fernando Andrade Soares, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Folclore. Correspondência ao editor, 25 de setembro de 1989

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 02)/ao indice deste volume (n° 02)
zur Startseite / à página inicial