Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 02 (1989: 2)


 

Haus der Kirchenmusik Maria Laach

II° Simpósio Internacional
Música Sacra e Cultura Brasileira

Speyer, Johannesberg, Marienwald, Kiedrich, Eibingen, Maria Laach, Bonn


Encontro de Hinologia
Fontes escritas e tradição oral de cantos religiosos

Dir.: Dr. Antonio A. Bispo (Tradição oral)
Dir.: Dr. Alfons Weller (Hinologia)

Institut für hymnologische und musikethnologische Studien e.V. (Maria Laach)

Temas

    Situação internacional da disciplina: concepções, métodos, centros de estudo
    O arquivo do instituto de estudos hinológicos e etnomusicológicos
    Situação dos projetos hinológicos nos países de língua alemã
    Problemas científicos e pragmáticos: publicações nacionais ou unificadas de livros de cantos e a diversidade da cultura
    Necessidade da pesquisa hinológica para o mundo de língua portuguesa: contribuição da ciência do folclore
    Possibilidades e caminhos para a cooperação Alemanha-Brasil

Agradecimentos especiais

    Prof. Dr. Max Lütolf, Universidade de Zurique (Suíça), projeto - Das deutsche Kirchenlied
    Comissão de liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
    ADVENIAT

 

Relato

 

Encontro de Hinologia A. Weller
O Dr. A. Weller explica o trabalho realizado na sessão de hinologia aos participantes brasileiros do simpósio tendo-se em vista o projeto de início do trabalho hinológico no Brasil
Após a sessão da tarde do dia 4 de setembro, os especialistas brasileiros foram convidados a visitar o departamento de hinologia do Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos de Maria Laach. Esse departamento, que contém um acervo único no mundo de mais de 200.000 melodias religiosas em vernáculo da Europa Central, segue um sistema especial de catalogação. Guiados pelo responsável por esse departamento, Dr. Alfons Weller, os participantes brasileiros receberam informações a respeito do trabalho hinológico desenvolvido e do projeto de edição de um hinário ecumênico completo, com indicação detalhada de fontes, que deverá ser publicado dentro de cinco anos. O trabalho de organização dessa publicação vem sido feito desde a década de sessenta. O Dr. Weller deu esclarecimentos detalhados a respeito do método de catalogação de melodias. Tal catalogação permite, por exemplo, que se identifique imediatamente plágios em composições recentes de cantos comunitários (...). Os participantes brasileiros colocaram inúmeras questões ao Dr. Weller, desenvolvendo-se também uma intensa troca de ideias entre esse hinólogo e o Mtro. Braunwieser.

 

 

Hans Schmidt no Encontro Euro-Brasileiro
Prof.Dr. Hans Schmidt em colóquio com os participantes brasileiros
O Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos convidou a musicológos e professores universitários particularmente vinculados à instituição para uma recepção dos participantes brasileiros. O objetivo do encontro foi o de possibilitar o estabelecimento de contactos e uma troca mais pessoal de idéias. Presentes se achavam, entre outros: o Prof . Dr. Max Lütolf, Diretor do Instituto de Musicologia de Zurique (Suíça), o Prof. Dr. Hans Schmidt, Professor de Musicologia Histórica do Instituto de Musicologia de Colonia, o Prof. Dr.Dr.h.c. Josef Kuckertz, Diretor do Instituto de Musicologia Comparada da Universidade de Berlem, o Prof. Dr. Rüdolf Pohl, Presidente da Consociatio Internationalis Musicae Sacrae e antigo Mestre-Capela de Aquisgrana (Aix-la-Chapelle/Aachen); o Dr. Rüdiger Schumacher, Docente das Universidades de Hannover e de Berlim; o Prof.Dr. Johannes Bökmann, professor de Teologia de Bonn e o Abade do Mosteiro de Maria Laach. Também se achava presente um redator do "Osservatore Romano", o Sr. Benedikt Steinschulte. O encontro desenvolveu-se em atmosfera descontraída e a troca de idéias realizou-se ou diretamente ( por ex . entre a Dra. Julieta de Andrade, a Sra. Martha Haug e o Prof. Dr. Hans Schmidt) ou através de tradução.

Ely Camargo Encontro Dir. A.A.Bispo
Ely Camargo, Goiás: Cantos religiosos da tradição oral- fontes vivas da hinologia brasileira
A seguir, a Sra. Ely Camargo apresentou cantos folcloricos e populares com temas religiosos de diversas regiões do Brasil. Os textos foram traduzidos para o alemão. Em alguns casos de peças a várias vozes, os folcloristas presentes tomaram parte na execução.

Simposio em Maria Laach Dir. A.A.Bispo
Homenagem brasileira ao Preside honorário do Istituto Pontificio di Musica Sacra
No contexto da recepção no Instituto de Estudos Hinológicos e Etnomusicológicos de Maria Laach foi feita a entrega de diploma de Sócio Especial da Sociedade Brasileira de Musicologia ao Prof. Dr. Johannes Overath, Preside honorário do Instituto Pontificio de Música Sacra (Roma) e Presidente vitalicio de honra da C. I. M. S. . O documento, obra prima de caligrafia, assinado pelos membros da Diretoria da S. B . M., ressaltou o muito feito pelo homenageado em pról da entidade desde a sua fundação. A representante do grupo agradeceu em nome dos brasileiros por todos os esforços que o homenageado já fez para a música do Brasil, por exemplo pelo convite feito a brasileiros para que realizassem estudos na Europa (por ex. Irmã Miria Kolling) ou para que participassem em congressos (entre outros, Eleanor Dewey, Nicole Jeandot, José de Almeida Penalva).

O homenageado lembrou dos vínculos que o prendem há muito ao Brasil através do falecido Cardeal D. Jaime de Barros Câmara, uma das autoridades presentes no Concílio Vaticano II que se pronunciaram de forma mais decisiva a favor da música sacra, assim como através do Instituto de Meninos Cantores de Petrópolis. Lembrou mais uma vez da fundação da S.B.M. e garantiu o seu apoio à entidade. Agradeceu em particular ao Prof. Dr. José Geraldo de Souza, lamentando a sua ausência e manifestando a sua mais alta consideração pelas qualidades científicas do presidente da S.B.M., antigo estudante do Pontificio Istituto di Musica Sacra, também destacado compositor. Há pouco tinha tido a satisfação de ter estudado uma recente obra do presidente da S.B.M. intitulada "O órgão a serviço da festa do Natal", composta de seis peças, onde é dada importância adequada ao Canto Gregoriano. Confirmando a sua impressão altamente positiva da obra, tomou conhecimento do conteúdo de carta do compositor Camargo Guarnieri, de 18 de julho de 1989, onde este, elogiando o trabalho, confessa a sua grande predileção pelo Canto Gregoriano e que, nas suas palavras, também impregna as próprias obras. O homenageado expressou também o seu agradecimento pelos presentes e livros recebidos, citando particularmente os trabalhos da folclorista Niomar de Souza Pereira ("Cavalhada: Mouros e cristão enfrentam-se em Pirenópolis", Ícaro 4/34, 1987, 110; "Folclore: cultura viva", D.O. Leitura, 7 de agosto de 1988, 2).

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 02)/ao indice deste volume (n° 02)
zur Startseite / à página inicial