Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 02 (1989: 2)


 

Historia de Santos Bolsa de Cafe de Santos
Do início da história Santos - Poder judiciário. Pintura mural na antiga Bolsa de Café de Santos
(Foto A.A.Bispo-Acervo ISMPS/IBEM)

I° Colóquio euro-brasileiro

Música nas relações culturais

Cultura brasileira e luso-brasileira

Encontro de Ciência do Folclore

Comemoração do acordo oficial
Santos-Funchal: cidades irmãs
Homenagem de Santos à comunidade lusa da imigração na Europa Central

25 anos da missão portuguesa de Colonia

Colonia, 9 de setembro de 1989

Agradecimentos

    Stadt Köln
    Deutsche Welle
    Missão Portuguesa de Colonia
    Ginásio Humboldt
    Associação Portuguesa Desportiva e Recreativa Vasco da Gama
    Os Campinos de Remscheid
    Rancho São Pedro de Colonia

 

Alberto IkedaO Cavaquinho: da Ilha da Madeira ao Brasil?

O cavaquinho tem sido um dos instrumentos musicais básicos (juntamente com o violão) nos conjuntos ditos regionais, no Brasil. Tanto na música do Chorinho quanto no Samba, é um dos instrumentos característicos, aparecendo em citações de várias composições desses gêneros, e que demonstra a sua importância na música popular urbana brasileira; talvez maior, até, que na própria terra de origem - a Península Ibérica. O que se pretende é uma análise da sua trajetória em Portugal e no Brasil, desde suas possíveis origens na Madeira.

Alberto T. Ikeda


Narrativas populares: continuidade de estruturas

Um moderno e sofisticado filme cinematográfico de ficção científica, com aventuras ocorrendo num futuro distante milhares de anos, pode ser comparado às antigas narrativas populares conhecidas por "contos de fadas" ou "contos maravilhosos". Exemplo disso é O retorno de Jedi em sua primeira parte, que pode ser contrastada com qualquer conto popular maravilhoso, tomando-se por base as sistematizações universais de Antti Aarne, S. Thompson e Vladmir Propp. Os 'tipos' de contos, os motivos e as ações - de acordo com essas sistematizações - são aplicáveis tanto às narrativas folclóricas em que ocorre o maravilhoso como ao filme citado, no que diz respeito à estrutura. O estudo estabelece um paralelo e dá exemplos tirados da bibliografia específica de Portugal e do Brasil (Teófilo Braga, Adolfo Coelho, Fernando C. Pires de Lima, Sílvio Romero, Luís da Câmara Cascudo, Lindolfo Gomes, J. S. Campos e outros).

Américo Pellegrini Filho


Um aspecto da cultura açoriana no Brasil

A festa do Divino no bairro de Vila Carrão funciona como meio de integração entre os membros da colônia lusa em São Paulo. Vários aspectos da cultura portuguesa são observados durante a festa, tais como: música, culinária e arte. A religiosidade popular expressa durante a realização da festa nos possibilita determinar com segurança a influência lusa na cultura brasileira.

José Gerardo M. Guimarãe


A colônia portuguesa em Santos tem influência significativa na vida cultural da população local. (...) Os bordados da Ilha da Madeira são uma manifestação do artesanato português que ocorre principalmente nos morros de Santos, a partir de 1950, quando houve uma grande leva de imigrantes que se estabeleceram nos morros de São Bento e Nova Cintra (com características topográficas muito próximas às da Madeira

Francisco Ribeiro do Nascimento, Centro de Folclore de Santos

No sábado, dia 9 setembro, realizou-se o ultimo evento do colóquio luso e luso-brasileiro, agora no contexto da comunidade portuguêsa e organizado exclusivamente pelo Instituto de Estudos da Cultura Musical no Mundo de Lingua Portuguêsa. Esse evento foi integrado no contexto de comemorações dos 25 anos de existência da Missão Católica de Colonia. O encontro, que recebeu o apoio cidade de Colonia, teve lugar no auditório do Ginásio Humboldt e foi integralmente gravado pela Rádio "Deutsche Welle".

Simposio Portugues e Brasileiro Colonia

A sessão foi presidida pelo Dr. Armindo da Luz Borges, originário dos Açores. O trabalho que esse musicólogo vem desenvolvendo em pró1 do cultivo do folclore português entre os migrantes residentes em várias cidade da Alemanha foi reconhecido, em nome dos portuguêses residentes no Brasil, pelo Sr. Francisco Nascimento, que entregou ao Dr. Borges uma placa do Centro de Folclore "Prof. Albino Luiz Caldas" (Santos).

Em poucas palavras, o Dr. A. A. Bispo salientou a diferença básica entre o evento a ser realizado e aqueles dos dias anteriores.

A primeira palestra, a cargo da Profa. Neide Rodrigues Gomes, deixou bem clara tal diferença pelo tratamento prático que deu ao tema: "Ditados de origem portuguêsa na música popular brasileira" . Com acompanhamento de cavaquinho, a conferencista demonstrou o uso de ditados de origem portuguêsa em músicas populares do Brasil.

A seguir, o Sr. Francisco Nascimento deu uma contribuição aos esforços relativos ao estreitamento de laços entre Santos e a Madeira, cidades declaradas irmãs, proferindo uma conferência a respeito do artesanato madeirense nos morros de Santos.

O Prof. Dr. Americo Pellegrini teceu comparações entre o filme ''O retorno do Jedi“, infelizmente pouco conhecido na Europa, e os contos popular brasileiros e portuguêses. Grande interesse despertou a conferência de Gerardo M. Guimarães a respeito da "Festa do Divino em Vila Carrão em São Paulo como um aspecto da cultura açoriana no Brasil". Na discussão que se seguiu, o Dr. Armindo Borges constatou outras similaridades com as tradições açorianas. Também a Profa. Dra. Julieta de Andrade se manifestou detalhadamente a respeito das tradições relacionadas com o culto do Divino Espírito Santo no Brasil.

A seguir, a Profa. Laura Della Mönica apresentou um estudo, ilustrado com diapositivos e gravações, a respeito dos Moçambiques, levantando a questão de uma provável origem portuguesa. Para finalizar, o programa previu uma palestra do Prof. Alberto T. Ikeda sobre o tema: "O cavaquinho: da ilha da Madeira ao Brasil". Nessa palestra, o Prof. Ikeda delineou a trajetória do cavaquinho, das suas origens ibéricas até tornar-se um instrumento típico em conjuntos ditos regionais do Brasil.

Na parte da sessão aberta a comunicações diversas, a Profa. Dra. Julieta de Andrade fez referências acerca do trabalho desenvolvido há anos pela Escola de Folclore, levantou a necessidade absoluta de um tratamento científico do fato folclorico e tratou do problema da conceituação de música folclórica e popular. Também salientou a existência de diferenças antre a cultura popular de Portugal e do Brasil.

A seguir, o Dr.A.A.Bispo tratou em grandes linhas do processo de difusão da cultura musical de Portugal às ilhas atlânticas e à costa da Africa no decorrer das descobertas e da expansão lusa, estabelecendo paralelos com o Brasil. Lembrou da mística antoniana e de sua divulgação ampla no Congo e no Brasil, onde até hoje pode ser constatada de forma clara e acentuada.

A unidade cultural entre Portugal e o Brasil é muito mais profunda do que se julga e pode ser encontrada até mesmo - e principalmente - naquelas expressões da cultura que denotam aparentemente outras origens. Principalmente o sincretismo demonstra a força do fundo "proto-português" ou "paleo-cristão" da cultura do Brasil e da Africa.

Folclore Portugues na AlemanhaO folclore "tipicamente" português, que parece estranho aos olhos e aos ouvidos dos brasileiros, é, antes, um produto já secularizado dos últimos séculos. Se os portuguêses procuram tanto o seu "mundo perdido", este está no Brasil; se o Brasil procura as suas origens, estas estão, em grande parte, em Portugal. Um trabalho conjunto entre especialistas e interessados em questões culturais do Brasil e de Portugal é, portanto, da maior necessidade.

O encontro foi enriquecido com a presença do "Rancho São Pedro de Colonia" e do Grupo de Danças Folclóricas "Campinos de Remscheid" . Da parte do Brasil, Ely Camargo interpretou, para o numeroso público presente, vários cantos folclóricos e populares brasileiros de origem portuguêsa.

 

Reunião de encerramento e concerto de despedida: Canto Gregoriano e Ambrosiano em Kempen

No domingo, após missa solene celebrada na Igreja românica de S . Martinho, paróquia da comunidade portuguêsa de Colonia, o Dr. Armindo Borges apresentou à delegação brasileira o agradecimento de todos os portuguêses pelo Colóquio de Folclore. A seguir, durante o almoço oferecido pela presidente do I. S. M. P. S ., Sra. Sueli Heider, houve oportunidade para que o Dr. A. A. Bispo, na sua qualidade de organizador dos eventos na Alemanha, apresentasse os seus agradecimentos a cada um dos participantes. Salientou a necessidade de dar-se início a uma nova fase nos estudos de Folclore no Brasil, sem, porém, que se perca a consciência da continuidade no já longo caminho percorrido por essa disciplina.

Deve-se tomar especial cuidado com a assimilação não- crítica de correntes da Antropologia e da Sociologia estabelecidas universitariamente. Se os folcloristas necessitam, eventualmente, adquirir certas técnicas de trabalho acadêmico, cabe a eles, entretanto, com base na sua experiência de pesquisa, apontar alguns dos gravíssimos erros de conteúdo concernentes à cultura popular divulgados em trabalhos de cunho antropológico e sociológico por renomados autores. Também no campo mais específico da investigação musical deve-se estar atento a toda e qualquer tentativa monopolizadora dos cursos de pós-graduação no sentido da implantação de determinadas correntes de pensamento e estilos de trabalho de cunho exclusivamente norte-americano. Tendências nesse sentido já podem ser observadas. Numa nova fase do estudo da ciência da cultura até hoje denominada Folclore, torna-se absolutamente necessária a união de todos aqueles que se dedicam seriamente ao assunto.

A seguir, tomaram a palavra a Dra. Julieta de Andrade e o Dr. Américo Pellegrini Filho.

À tarde, após passeio de barco pelo Reno, grande parte da brasileiros seguiram para a cidade de Kempen, onde, a convite do departamento de cultura municipal, assistiram a uma apresentação de canto gregoriano e ambrosiano pela Schola Cantora Coloniensis.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 02)/ao indice deste volume (n° 02)
zur Startseite / à página inicial