Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 02 (1989: 2)


 

Mausoleu dos Andradas Santos

7 de setembro
Comemoração da Independência do Brasil

e encerramento das comemorações de José Bonifácio de Andrade e Silva

Concerto do ISMPS com obras de compositores brasileiros

sob o patrocínio da Embaixada do Brasil

apoio:
Deutsch-Brasilianische Gesellschaft

Visita à casa de L.v.Beethoven

Encontro reservado:
Presente e futuro dos estudos do Folclore no Brasil
Em memória de R.Tavares de Lima

Agradecimentos

    Stadt Bonn- Verkehrsamt
    Beethoven-Archiv

Mausoleu Andrada e Silva, Santos - 160 anos da morte de José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), Santos, 1988
(Foto A.A.Bispo-Acervo ISMPS/IBEM)

 

Concerto CornischCharles CornishO evento em Bonn-Röttgen encerrou-se com um concerto de músicos do ISMPS patrocinado pela Sociedade Teuto-Brasileira no auditório da "Landjugendakademie". O concerto esteve a cargo de Sueli Heider (Piano) e Charles Cornish (Trompa)

O programa constou das seguintes obras: Henrique Oswald (1852-1931), Sonata op. 21 - Allegro, Romanza/Adagio, Molto Allegro; Luis Levy (18ó1-1935), Romance sans paroles op. 20; Francisco Mignone (1897-198ó), Três valsas para fagote (Aquela modinha que o Villa nao escreveu, Valsa improvisada e Valsa ingenua); José Siqueira, Três estudos para trompa e piano (19ó4) - Lento, Vivace, Alegro brilhante; Osvaldo Lacerda (1927-), Três peças para trompa e piano (1983) - Cantiga, Seresteira, Dança ritual; .Melodia para trompa solo, Canto e Dança; Gilberto Mendes (1922-), Rancheira para fagote e piano (1987) [primeira audição alemã]; Breno Blauth (1931-), Sonatina T 48 para trompa e piano (1974). Como número extra, os executantes ofereceram um arranjo para trompa, fagote e piano da peça "Fon Fon" de Ernesto Nazareth.

Concerto Bonn Dir. A.A.BispoApós o concerto, que pela qualidade das obras apresentadas e pelo alto nível da execução foi recebido com entusiasmo e admiração pelo auditório, os participantes do dia foram convidados a um jantar de despedida no "Schloßkeller" do centro de convenções.

Marlos Nobre 50 anos 

Bonn, em 8 de setembro de 1989

Tenho o prazer de referir-me ao quinquagésimo aniversário do maestro e compositor brasileiro Marlos Nobre, que está sendo comemorado no corrente ano.

Marlos Nobre, nascido em Recife, em 18 de fevereiro de 1939, é uma das maiores expressões no cenário da música erudita brasileira de hoje. Mantendo as aberturar contemporâneas em alto nível, não perdeu o caráter melódico e pessoal, o que surpreendentemente por vezes consegue apenas com a percussão. As raízes brasileiras são encontradas pelo próprio aprofundamento na alma e sentimentos do artista, o que tem como resultado contribuição extremamente enriquecedora num panorama internacional.

Fernando Garcia, Conselheiro, Chefe do Setor Cultural

O dia 7 de setembro, feriado brasileiro, foi reservado para uma visita ao centro da capital alemã (Prefeitura, Catedral, Igreja dos Jesuitas, Universidade [antiga Residência do Príncipe Eleitor]) e, em especial, à casa de nascimento de Beethoven. Nessa casa do século XVIII, o compositor viveu de 1770 até os seus 22 anos. Desde 1889 é museu e abriga o maior e mais valioso acervo sobre Beethoven do mundo, inclusive uma biblioteca com 20.000 volumes.

Na manhã do dia 8 de setembro, ainda na "Landjugendakademie'' em Bonn-Röttgen, o grupo dos participantes brasileiros e o Dr. Antonio A. Bispo se reuniram para a discussão dos resultados dos eventos até então realizados, para o planejamento dos dias reservados para Colonia e para a troca de idéias com relação ao futuro. O Dr. Bispo pediu a todos os participantes que colaborassem na medida de suas possibilidades para o trabalho da Sociedade Brasileira de Musicologia. Durante a reunião, lembrou do vácuo nos estudos do Folclore no Brasil deixado pelo falecimento de Rossini Tavares de Lima e sugeriu a publicação de uma coletânea dedicada a trabalhos de interesse musicológico do grande folclorista. Para a organização dessa obra, na qual estariam unidos nomes daqueles que mais trabalharam junto ao Prof. Rossini T. de Lima, prontificou-se principalmente a Profa. Laura Della Monica. A viabilidade do projeto e os detalhes de sua concretização deveriam porém ainda ser estudados em reunião de Diretoria da Sociedade. Inúmeros outros pontos de natureza mais pessoal foram tratados durante o encontro, que chegou ao seu fim com a vinda da Sra. Maura Moreira, cantora de renome internacional e membro-fundadora do ISMPS, que se dispôs gentilmente a colaborar para o desenrolar dos eventos previstos para Colonia.

O jornal "Bonner Stadtanzeiger" (7 de setembro de 1989, 8) publicou ampla reportagem sobre o evento de Bonn.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 02)/ao indice deste volume (n° 02)
zur Startseite / à página inicial