Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 02 (1989: 2)


 

KommernI° Colóquio euro-brasileiro
Música nas relações culturais

Cultura brasileira e luso-brasileira

31 de agosto a 10 de setembro
Bonn, Kommern e Colonia

Sessão: 5 de setembro de 1989

Encontro de Museologia e Patrimônio cultural popular

Institut für Studien der Musikkultur des portugiesischen Sprachraumes e.V.
Instituto Brasileiro de Estudos de Folclore/ECA-USP
Associação Brasileira de Folclore
Museu de Folclore, São Paulo
Centro de Folclore de Santos

Agradecimentos

    Landschaftsverband Nordrhein-Westfalen
    Landesmuseum für Volkskunde Kommern
    Rheinisches Freilichtmuseum

Temas

    Folclore sob a perspectiva de patrimônio cultural
    Museologia comparada da cultura tradicional e do folclore
    Museus de Folclore do Brasil e Museus da Colonização e Imigração
    Problemas conceituais, metodologia do trabalho e da apresentação
    Museus como centro de estudos culturais e de difusão de conhecimentos
    Projetos para trabalhos internacionais na área

 

Simposio Kommern
No dia 5 de setembro, a delegação brasileira convidada pelo ISMPS seguiu pela região do Eifel - famosa pelas suas belezas naturais e pelas suas cidades históricas e centros vinícolas (Ahrweiler, Bad Neuenahr, Bad Münstereifel) - até o Museu ao Ar Livre de Folclore do Landschaftsverband do Estado da Renânia ( Rheinisches Freilichtmuseum - Landesmuseum für Volkskunde Kommern). Essa visita foi incluída no programa em consideração do fato de que a grande maioria dos participantes brasileiros era constituída por especialistas em Folclore.

 

Bispo Braunwieser
Martin Braunwieser (à direita) e a discussão da preservação de objetos e informações da cultura tradicional alemã no Brasil. Museu de Kommern
O Museu Renano de Folclore tem como tarefa a coleta e a investigação científica de todos os aspectos da cultura popular da região do Reno. Os principais campos de estudo são: Agricultura, Economia Doméstica, Materiais e Instrumentos de Trabalho, Botânica popular, Medicina folclórica, Ensino popular, Arte Popular, em especial Cerâmica, Mobiliário, Arte do Ferro, Impressos populares e, principalmente, Arte Popular Religiosa. Na sede, os participantes puderam tomr conhecimento de algumas publicações especializadas editadas na Alemanha Na área do Museu, superior a 75 hectares, encontram-se casas originais provenientes de varias regiões da Alemanha Um dos objetivos da entidade é conservar exemplos de construção rural e de modêlos de cultura de vida quotidiana na região da Renânia do Norte e do Palatinado-Renânia até a linha do Rio Mosela. As construções estão distribuídas em 4 conjuntos: 1 ) Baixo-Reno; 2) Eifel e Bacia Colonia-Bonn; 3) Floresta Ocidental e Medio-Reno; 4) Bergisches Land. Não apenas edifícios, mas também plantações e criação animal documentam a cultura tradicional das diversas regiões. O Museu desenvolve intenso trabalho pedagógico.

(...)

Instituto de Estudos de Folclore

Ainda tendo na lembrança os tantos momentos agradáveis de que desfrutamos aí na Alemanha, (...) venho reafirmar nestas linhas o agradecimento sindero pelas oportunidades de intercâmbio cultural e de aprendizado que tivemos (...). Essa ratificação do agradecimento, nunca sendo demais, faço-a em meu nome e no dos colegas.

Prof.Dr. Américo Pellegrini Filho
Correspondência a A. A. Bispo, 27 de dezembro de 1989


Ely Camargo

"Desde a minha chegada ao Brasil estou para lhe escrever e (...) dizer da minha satisfação em ter participado junto aos colegas brasileiros do Simpósio tão bem organizado e do quanto gostei da viagem e da Alemanha. (...) caso haja realmente interesse de sua parte no material original da Dança de São Gonçalo, que foi o tema da minha palestra, posso providenciar a cópia das fitas originais e lhe encaminhar, a fim de que possa fazer parte do acervo do Instituto de Musicologia, do qual você tão bem dirige com grande interesse e competência.
(...) há vinte anos venho percorrendo todo o Brasil, recolhendo os mais diversos temas musicais do nosso folclore."

Correspondência ISMPS, carta a A. A. Bispo, 4 de outubro de 1989

Museu de Folclore

Gerardo (M. Guimarães) e Julieta (de Andrade) trouxeram melhores notícias, não podia ser diferente, dos dias que passaram na Alemanha, da importância do colóquio para os brasileiros (...). Em agosto foi realizado Forum de Debates - Pesquisa de Folclore no Centro Cultural São Paulo (...): Wilson Rodrigues de Morais, Clóvis Garcia (USP), Erasmo d'Almeida Magalhães, Adelaide Pereira da Silva (musicista, compositora, agora está trabalhando no Museu, junto com Niomar (de Souza Pereira) na documentação musical, e outros do Museu. Organizei a parte de Folclore de uma Semana Cultural realizada em Ubatuba, litoral norte; o Curso de Folclore Brasileiro está sendo realizado no Parque Ibirapuera onde também realizamos os Seminários Mensais. (...) o que você precisar ou puder sugerir para que modestamente, nossas instituições prossigam mantendo o contato cultural, procuraremos atender.

Zilda Moreira Rangel, Presidente

Correspondência ISMPS, carta a A. A. Bispo

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 02)/ao indice deste volume (n° 02)
zur Startseite / à página inicial