Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 02 (1989: 2)


 

St Hildegard Eibingen

II° Simpósio Internacional
Música Sacra e Cultura Brasileira

Atos e encontros preparatórios

Scivias:
Saiba o caminho

Catedral de Speyer
Johannesberg
Marienwald
Escola coral de Kiedrich
Abadia Beneditina St. Hildegard, Eibingen

Temas

    Espírito da cristandade medieval e suas repercussões em Portugal e nos países descobertos pelos portugueses
    Mariologia e música
    Simbolismo e mistério
    Mística medieval e mística na tradição popular
    Dialetologia do canto litúrgico

Agradecimentos


Senhorio de Johannesberg
Escola Coral de Kiedrich
Prof. Dr. J. Kuckertz
Dr. R. Schumacher
Prof. Dr. J. Overath

Abadia St. Hildegard, Eibingen Alguns dos participantes brasileiros do simpósio

 

Relato

 

No sábado, dia 2 de setembro, os participantes brasileiros dos eventos realizados na Alemanha partiram de Schwäbisch Gmünd para a cidade de Speyer, onde visitaram a catedral dos imperadores alemães, cuja construção foi iniciada sob o Imperador Conrado II no ano de 1030. Essa basílica, de majestosas dimensões (133 metros de comprimento), é de particular importancia para a História da Arte (a sua cripta com túmulos de 4 imperadores e 3 imperatrizes é considerada por muitos como a mais bela do mundo) e para a história da música ( Salve Regina) . Durante a refeição em Speyer houve oportunidade para uma troca pessoal de idéias entre os participantes brasileiros e os etnomusicólogos que acompanharam a visita: o Prof. Dr. Kuckertz e o Dr. R. Schumacher da Universidade Livre de Berlim.

Passando pela Mogúncia, o grupo atingiu a região vinícola do Reno, também célebre pela sua importância na cultura popular alemã. No antigo castelo-abadia de Johannesberg no Rheingau, o grupo brasileiro estava sendo esperado pelo presidente da organização pontifícia de música sacra, Prof. Dr. Johannes Overath, que havia organizado uma visita especial ao local de produção - segundo métodos tradicionais - dos mais renomados vinhos alemães. A tradição vinícola local remonta ao Imperador Carlos Magno (7ó8-814). Em homenagem ao Preceptor Germaniae, Rhabanus Maurus, de importância na história da teoria musical medieval, o local recebeu, no ano de 850, o nome de "Bischofsberg", onde, ao redor de 1100, edificou-se o primeiro mosteiro beneditino da região. Nas grandes adegas iluminadas à luz de velas, o proprietário do castelo deu informações detalhadas ao grupo de folcloristas brasileiros a respeito dos processos de preparação vinícola e das tradições locais ( também musicais). O dia encerrou-se com um jantar em Marienwald, famoso centro de peregrinação na Alemanha.

Kiedrich
Exposição guiada nos arquivos de Kiedrich: canto gregoriano em dialeto germânico
No domingo, dia 3 de setembro, a delegação brasileira assistiu à missa solene na igreja de S. Dionisio e S. Valentim da aldeia de Kiedrich. Essa igreja, construida a partir do século XIV, além de ser uma das construções arquitetonicamente mais significativas da região do Reno, com o interior medieval particularmente bem conservado, contém um órgão de 1500 de especial significado para a história organística. Essa igreja é sobretudo conhecida pelo cultivo do canto gregoriano, pois o coral de meninos cantores local é o único grupo de todo o país que ainda executa as melodias gregorianas em "dialeto germânico". Os convidados do Brasil não apenas puderam seguir a execução com os livros especiais para esse canto, como também examinar os manuscritos originais guardados no arquivo da igreja e receber as devidas explicações por parte do mestre-capela.

Após o almoço, visitou-se a Abadia das Beneditinas de Eibingen, também na região do Reno. Após as informações históricas (...), o grupo presenciou as vésperas gregorianas cantadas pelas religiosas. A seguir, as monjas prepararam uma recepção aos brasileiros com o objetivo de apresentação do famoso codex Scivias de Sta. Hildegardes de Bingen. Esse documento medieval, de iluminuras de alto valor histórico-artistico, assume particular importância para o estudo da mística relacionada com a música. Os participantes entregaram, como expressão de agradecimento à Abadessa do Mosteiro, publicações da Sociedade Brasileira de Musicologia e obras de própria autoria.

Subindo pelas margens do Reno, o grupo, guiado pelo Dr. Harald Hülskath, representando a diretoria do ISMPS, atingiu Maria Laach ao cair da tarde, onde ficaram hospedados na Abadia Beneditina local. Essa Abadia, às margens do lago de Laach, teve sua construção iniciada em 1093 e é considerada como uma das expressões arquitetônicas mais puras do românico alemão. (....)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 02)/ao indice deste volume (n° 02)
zur Startseite / à página inicial