Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 02 (1989: 2)


 

Claudio Pastro ADVENIAT

I° Colóquio euro-brasileiro
Música nas relações culturais

Cultura brasileira e luso-brasileira

e

II° Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira"


Tradições populares cristãs e sincretismo no Brasil

31 de agosto-10 de setembro de 1989
Speyer, Kiedrich, Eibingen, Maria Laach, Bonn, Kommern, Köln

Pressupostos e objetivos

 

Ausstellung am Tagungsort: "Sein Zeichen über mir heisst Liebe". Bilderzyklus zum Hohenlied von Claudio Pastro. ADVENIAT

Exposição para o evento organizada por ADVENIAT: "O seu sinal é amor". Obras de Claudio Pastro

 

Relato

 

Realizou-se, de 31 de agosto a 10 de setembro do corrente ano, em várias cidades da Alemanha Ocidental, uma serie de eventos que podem ser considerados como dos mais significativos já dedicados à cultura musical do Brasil e de Portugal na Europa.

Simposio Musica Sacra e Cultura BrasileiraO primeiro Simpósio Internacional "Música Sacra e Cultura Brasileira" realizou-se em São Paulo, em 1981. No seu âmbito - o primeiro simpósio internacional musicológico no Brasil - deu-se a fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia. O evento foi patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A participação de especialistas de música sacra do Exterior foi organizada pelo Institut für hymnologische und musikethnologische Studien (Consociatio Internationalis Musicae Sacrae, Roma).

A programação do evento, sob a orientação de Antonio Alexandre Bispo, baseou-se no trabalho desenvolvido a partir da fundação da Sociedade Nova Difusão Musical, em 1968. Os resultados de sua tese de doutoramento serviram como ponto de partida para a realização do simpósio, para a determinação do seu escopo e do programa de conferências, debates e concertos.

Um dos principais objetivos do evento foi o de trazer à consciência a riqueza do patrimônio cultural de fundamentação cristã do Brasil. O tema - "Diversidade na Unidade, Unidade na Diversidade" - pretendeu chamar a atenção dos especialistas para o fato de que muitas das manifestações culturais até hoje pouco compreendidas no seu sentido poderiam ser entendidas e estudadas mais adequadamente se consideradas dentro do contexto global determinado pela implantação do calendário religioso à época da catequese e colonização.

Além da música sacra de várias épocas da história do país, numerosas tradições festivas do populário católico foram apresentadas e consideradas no evento (Congada, Moçambique, Dança de São Gonçalo, Dança de Fitas, Guerreiro, Pastorinhas, etc.).

Decidiu-se, porém, durante a preparação do evento, que o tratamento de questões relacionadas com a mística, tradições esotéricas, magia e fenômenos sincretísticos em geral deveria ser deixado para um segundo simpósio, por exigir uma preparação teológica e científico-cultural específica e um tipo diverso de evento, evitando-se um sensacionalismo que poderia vir a ser prejudicial para o desenrolar dos trabalhos.

O II° Simpósio "Música Sacra e Cultura Brasileira" deveria ter sido realizado em 1983. A constatação da situação problemática dos estudos na área, marcada por hipóteses não comprovadas e por intuitos extra-científicos, exigiu que fossem realizados trabalhos de levantamento de fontes documentais a respeito de correntes místicas e gnósticas na península ibérica e entre os povos contactados pelos portugueses na era dos Descobrimentos. Foram esses estudos publicados em dois volumes lançados durante o evento.

ECA 

Prof. Dr. Américo Pellegrini Filho
Primeiras sugestões para a colaboração brasileira

Comunicações, em 4 a 6 setembro (...) (Maria Laach e Bonn):

  • Contribuição do canto gregoriano para a música popular brasileira - José Geraldo de Souza.
  • Festa de Santa Cruz - Américo Pellegrini Filho.
  • Transposição do natal para os bailes pastoris brasileiros - Neide Rodrigues Gomes.
  • Música religiosa e identidade social em Goiânia - Alberto Ikeda.
  • Música de percussão numa celebração religiosa - José Gerardo M. Guimarães.
  • Um bailado cultual - Laura Della Mônica.
  • Pesquisas de etnomusicologia no Brasil (título provisório) - Martin Braunwieser (...).

Comunicações, 8 a 9 de setembro:

  • Cirandas em Portugal e no Brasil - Laura Della Mônica.
  • Bordados da Madeira nos morros de Santos - Francisco Ribeiro do Nascimento.
  • Filme de ficção científica e contos populares portugueses e brasileiros - Américo Pellegrini Filho.
  • O cavaquinho da Ilha da Madeira ao Brasil - Alberto Ikeda.
  • Festa do Divino em Vila Carrão: um aspecto da cultura açoriana no Brasil - José Gerardo M. Guimarães.
  • Ditados na música popular - Neide Rodrigues Gomes.
  • Reisado no Guarujá - Esther d'Almeida Karwinsky.
  • Cantos da Folia do Divino - José Geraldo de Souza. (...)

Correspondência, 26 de julho de 1989

O projeto da organização do simpósio com especialistas brasileiros e europeus foi lançado durante uma conferência do Dr. Antonio Alexandre Bispo realizada em março do corrente ano no Ibero-Club da capital da Alemanha, quando levantou-se a necessidade de um intercâmbio mais intenso de informações entre estudiosos e pesquisadores do Brasil e da Europa Central.

Nesta ocasião, a Secretária da Sociedade Brasileira de Musicologia, Sra. Neide Carvalho, entrou em contacto com várias personalidades (...) que garantiram o apoio de suas entidades para o projeto. O evento deveria ser realizado em l990.

Em abril do corrente ano, o Presidente do Instituto de Estudos de Folclore/ Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo,Prof. Dr. Americo Pellegrini Filho, teve a feliz iniciativa de propor a realização de um simpósio de cultura luso-brasileira a ser efetuado por um grupo de especialistas brasileiros na Alemanha, em Portugal continental ou na Madeira. O Instituto de Estudos Cultura Musical no Mundo de Língua portuguêsa responsabilizou-se pela organização da série de eventos na Alemanha. Em nome dessa instituição também foram feitos contactos pessoais com o Govêrno da Região Autônoma da Madeira e com o Conservatório de Música de Funchal. Autoridades madeirenses receberam a proposta com muita boa vontade e delineou-se um programa provisório para o encontro. Por possível desencontro postal na troca de correspondência com os organizadores no Brasil e devido ao exíguo espaço de tempo deixou-se o plano de realização do evento na Madeira para futuro próximo. 0 simpósio de 1989 ficou limitado à Alemanha Ocidental.

(...)

O organizador do evento no Brasil, Prof. Dr. Américo Pellegrini, sugeriu nomes de vários estudiosos brasileiros de folclore e de música para a constituição do grupo a ser convidado. Alguns desses convidados, porém, não puderam ausentar-se do Brasil na época do evento. Até o ultimo momento contava-se ainda, entre outros, com a participação do Presidente da Sociedade Brasileira de Musicologia, Prof. Dr. José Geraldo de Souza, assim como da Dra. Kilza Setti und da Sra. Esther d'Almeida Karwinsky. Apesar de todas as dificuldades financeiras, foi possível reunir um número considerável de estudiosos brasileiros para a viagem à Alemanha. Nos eventos tomaram parte os seguintes convidados vindos especialmente do Brasil: Prof. Martin Braunwieser; Prof. Dr. Américo Pellegrini; Profa. Neide Rodrigues Gomes; Profa. Dra. Julieta de Andrade; Profa. Laura Della Monica; Prof. José Gerardo M. Guimarães; Prof. Alberto T. Ikeda, Sr. Luís Fernando Andrade Soares; Profa. Martha Haug; Sr. Francisco do Nascimento; Sra. Ely Camargo e Sra. Simone Godoi. Ao grupo associou-se também o Sr. Eng. Luís Fernando de Souza, que tomou a sí o encargo de documentar a estadia do grupo. A viagem de vários desses especialistas foi financiada por instituições e empresas brasileiras.

 

Nesta conferência introdutória ao simpósio "Tradições musicais cristãs e sincretismo no Brasil" vamos procurar salientar, dentro da brevidade que nos é imposta, a necessidade de uma cooperação interdisciplinar mais profunda entre uma Ciência do Folclore Musical que dirige a sua atenção aos fundamentos de tradições cristãs ainda vivas e a disciplina que pesquisa os primeiros séculos da formação da cultura cristã no mundo da Antiguidade tardia. É óbvio que pretende-se aqui uma cooperação segundo critérios científicos rigorosos e não apenas baseada em aproximações de cunho subjetivo. Apesar de todas as dificuldades e perigos que acompanham um tal intuito interdisciplinar, esta tarefa não pode ser evitada, e a sua necessidade se manifesta particularmente nas tentativas da Igreja em considerar as tradições populares. Essa tarefa é até mesmo uma exigência do presente, também para a ciência, considerando-se os mal-entendidos que estão sendo divulgados em publicações recentes a respeito de costumes populares cristãos (por exemplo, sobre Congos e Congadas) e a respeito de tradições místicas aparentemente sincretísticas (por exemplo, Candomblé), fato constatado sobretudo na literatura etnomusicológica.

A necessidade dessa tarefa resulta não apenas de eventuais analogias entre fenômenos do presente e aqueles dos primeiros anos da história da Igreja no mundo do Ecumenismo sincretístico. (...) A necessidade de um trabalho conjunto interdisciplinar mais profundo resulta muito mais da constatação de uma continuidade de conceitos e práticas, fato demonstrado através de pesquisas empíricas e da investigação histórica das fontes, uma continuidade que se manifesta sobretudo no repertório das imagens, às vezes, porém, até mesmo terminologicamente.

A ponte entre o presente e o passado abre novas possibilidades tanto para a Ciência do Folclore quanto para a História, em especial daquela que trata do relacionamento entre o Cristianismo e a Antiguidade. Ela implica também em deveres recíprocos. A Ciência do Folclore não pode considerar adequadamente as tradições em contexto cristão sem o estudo aprofundado da literatura patrística, dos apócrifos, das fontes gnósticas, não-cristãs e cabalísticas, assim como dos documentos arqueológicos da Antiguidade. Também o estudo da História da Igreja, considerando o relacionamento da religião com as expressões não-cristãs da Antiguidade tardia, não pode mais ignorar a tradição viva, pois somente esta tem condições de esclarecer aspectos que parecem ser incompreensíveis nas doutrinas transmitidas de forma fragmentária. Somente ela pode abrir novos caminhos para a interpretação das imagens, metáforas e de representações em monumentos.


In diesem einführenden Vortrag des Symposiums "Christliche Musiktraditionen und Synkretismus in Brasilien" soll in der erforderlichen Kürze die Notwendigkeit einer vertieften interdisziplinären Zusammenarbeit zwischen einer musikalischen Volkskunde, deren Blick auf die Grundlagenforschung lebendiger christlicher Überlieferungen gerichtet ist, und der Wissenschaft, die sich der Erforschung der ersten Jahrhunderte der Formung christlicher Kultur in der Welt der Spätantike widmet, hervorgehoben werden. Es versteht sich von selbst, daß hierbei eine Zusammenarbeit unter strenger Beachtung wissenschaftlicher Kriterien und nicht eine Annäherung subjektiver Art gemeint ist. Trotz aller Schwierigkeiten und Gefahren, die einem solchen interdisziplinären Ansinnen anhaften, ist es unumgänglich, sich dieser Aufgabe zu stellen, deren Notwendigkeit sich in besonderem Maße bei der Auseinandersetzung der Kirche mit den Volkstraditionen offenbart. Angesichts der Mißverständnisse, die in Publikationen über das christliche Volksbrauchtum (z.B. über die Congada) und synkretistisch anmutende mystische Traditionen (z.B. über den Candomblé) in der fachspezifischen - auch und vor allem der musikethnologischen - Literatur festzustellen sind, stellt diese Aufgabe ein Erfordernis auch für die Wissenschaft dar.

Die Notwendigkeit dieser Aufgabe ergibt sich wohlgemerkt nicht lediglich aus eventueller Analogie von Vorgängen und Erscheinungen der Gegenwart und solchen der ersten Jahrhunderte der Kirchengeschichte in der Welt der synkretistischen Ökumene. (...) Die Notwendigkeit einer vertieften interdisziplinären Zusammenarbeit ergibt sich vielmehr aus der von empirischen Untersuchungen und historischer Quellenforschung lebendiger Traditionen konstatierten Kontinuität von Auffassungen und Praktiken, die nicht nur in der Bildersprache, sondern auch in der Begrifflichkeit unzweideutig feststellbar ist.

Die Brücke zwischen Gegenwart und Vergangenheit eröffnet sowohl für die Volkskunde als auch für die Altertumsforschung, insbesonders für die Untersuchung des Verhältnisses zwischen Antike und Christentum, ungeahnte Bereicherungsmöglichkeiten, bringt aber auch zugleich gegenseitige Verpflichtungen mit sich. Weder kann die Volkskunde die Überlieferungen im christlichen Kulturzusammenhang ohne das Studium des patristischen Schrifttums, der Apokryphen, der gnostischen, nicht-christlichen und frühkabbalistischen Quellen sowie der archäologischen Funde der Antike angemessen untersuchen, noch darf die Forschung des Frühchristentums in dessen Verhältnis zu den nicht-christlichen Religionsformen der Spätantike die lebendige Tradition ignorieren, da nur diese z.B. in der Lage ist, Licht auf bisher dunkel erscheinende Aspekte von fragmentarisch überlieferten Lehren zu werfen und neue Wege zur Deutung von Sinnbildern und Darstellungen in Denkmälern zu weisen.

A.A.Bispo, Eröffnungsvortrag. Conferência de Abertura. Publicado em /Veröff. in "Beiträge über christliche Volkstraditionen und synkretistische Erscheinungsformen religiöser Überlieferungen in Brasilien", Musices Aptatio 1989/90 (Institut für hymnologische und musikethnologische Studien, 56653 Maria Laach)

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 02)/ao indice deste volume (n° 02)
zur Startseite / à página inicial