Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 01 (1989: 1)


 

LITERATURA

(Excertos)

 

Manuel Valença. O Órgão na História e na Arte

Manuel ValencaPrefácio de Gerhard Doderer. Braga, 1987, 327 pp., glossário, modelo de inquérito, descrição de algumas espécies bibliográficas, sumário em inglês, bibliografia, ilustrações.
Conteúdo: I) Aspectos da situação da arte organística em Portugal; II) Origens e evolução do órgão (Breve esboço histórico)); III) Introdução aos mecanismos do órgão; IV) Registação: A arte de comunicar na linguagem sonora do órgão; V) COmo se cuida dos órgãos.

O autor desse livro é conhecido por várias publicações de natureza musicológica e, em especial, organística ("O último Mestre de Capela do Convento de Mafra, Fr. João da Soledade", Colectânea de Estudos, Braga, 1951; "O Arquivo Musical da Real Casa e Igreja de S. António à Sé, Lisboa", Colectânea de Estudos, 2a. Série, Ano IV, Braga, 1953; "No Bicentenário de L. van Beethoven", Boletim da Sociedade de Estudos de Moçambique, Separata, 1971; "Uma análise das características musicais de seis canções chopes", Miscelânea Luso-Africana, Lisboa, 1975; "O órgão Rieger e a música sacra em Montariol", Braga, 1979; "A arte organística em Braga nos séculos XVI-XIX", Itinerarium, Braga, 1984; "O orgão de Bom Jesus", Braga, 1985).

O livro, como apresentado pelo renomado musicólogo Prof. Dr. Gerhard Doderer, não pretende ser um estudo especializado, mas sim satisfazer a todos aqueles que nele procurem encontrar uma sólida introdução na matéria. O livro surge "numa altura em que o tratamento bibliográfico das várias áreas da arte organística assume uma importância particular" em Portugal, dada a criação da "Comissão da Defesa e Recuperação dos Órgãos Portugueses" na Secretaria da Cultura (Portaria 155/87).

(A.A.B.)


 

Bettencourt da CamaraJ.M. Bettencourt da Câmara. A Música para Piano de Francisco Lacerda

Biblioteca Breve, 11. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1987. 171 pp. Cronologia da Obra para Piano de Francisco de LAcerda, Índice segundo os trechos para piano de Francisco de Lacerda, Bibliografia. Distribuição comercial: Bertrand, Apartado 37, Amadora, Portugal.

Conteúdo: I) Marcos duma apredizagem musical; II) A obra pianística da maturidade.

O autor procura inserir a informação relativa à música para piano do compositor português no contexto da biografia do seu autor, procurando dar ao trabalho um objetivo prático. A elaboração do estudo foi acompanhada pela edição da obra pianística de Francisco Lacerda (1869-1934); o mesmo pretende o autor realizar com as obras para canto e piano do compositor açoriano.

(A.A.B.)

 


 

Joao Caetano de Sousa e LacerdaTeresa e J.M. Bettencourt da Câmara (ed.). João Caetano de Sousa e Lacerda. Cartas a Francisco de Lacerda

Introdução, fixação do texto e notas por Teresa e J.M. Bettencourt da Câmara. Angra do Heroísmo, 1988. 323 pp.

Com esta publicação, a Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores dá início a uma nova série de obras dedicadas à divulgação da obra do maior músico açoriano. A correspondência publicada do letrado João Caetano de Sousa e Lacerda (1829-1913) com o seu filho mais novo assume particular interesse pelos dados referentes à tragetória deste último. Francisco de Lacerda abandonou a ilha de S. Jorge para realizar estudos secundários em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, dirigiu-se em 1888 ao Porto e, depois, a Lisboa e Paris.

(A.A.B.)

 


 

Martha Haug. Reza de São Benedito na Quaresma

Boletim de Leitura da Associação Brasileira de Folclore, 6 - São Paulo, 1989. 21pp.
Conteúdo: I) Introdução; II) O lugar e a comunidade; III) O santo; IV) O ritual; V) A palavra; VI) Descrição da reza; VII) Considerações finais.

Detalhada pesquisa folclórica em Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, com referências de interesse para o estudioso da cultura musical popular.


 

Villa LobosMaria Celia Machado. Heitor Villa-Lobos: Tradição e renovação na música brasileira

Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987. 185 pp. Ilustrações, exemplos musicais, documentos anexos, bibliografia.
Conteúdo: I) Villa-Lobos: Uma visão prospectiva na cultura; II) Por que o antagonismo cultural?; III) "O meu livro é o Brasil": Apresentação e análise de documentos selecionados; IV) Observações finais: "A consciência artística como pré-requisito da liberdade artística".

A autora, professora adjunta da Escola de Música da UFRJ, pretende "através de uma análise documental dos manuscritos de Villa-Lobos, evidenciar a polaridade intrínseca ao processo cultural que se objetiva, muitas vezes, como uma luta entre a tradição e a renovação, entre as forças reprodutoras e as forças criadoras da cultura" (p.7).

O trabalho é introduzido por uma apresentação substanciosa do Prof. Dr. Guilherme Figueiredo, dividia em duas partes: I) Villa-Lobos, auto-retrato; II) Villa-Lobos, o educador.

Segundo o apresentador, a autora "mostra como se insere na cultura brasileira a figura de um artista que, não sendo um culto, no sentido vulgar da palavra, nem um erudito, no seu sentido mais pedante, foi a mais autêntica expressão de um sincretismo cultural de seu país" (p. XI).

(A.A.B.)


 

Robert StevensonRobert Stevenson. "Hispanic american music trasury (1580-1765)"

Inter-American Music Review VI/2 (1985). 105 pp.
Conteúdo: Introdução, Música: Juan de Araujo ("Aqui aqui Valentones de nombre"; "Ay andar a tocar a cantar a baylar", "Dixit Dominus", "Los coflades de la estleya", "Oigan escuchen atiendan", "Ut queant laxis"); Cirstóbal de Belsayaga ("Magnificat Sexti toni"); Manuel Blasco ("Ventezillo traviesso", "Versos al organo con duo para chirimias"); José Cascante ("Vate vate las alas"); Roque Ceruti ("A cantar un Billancico"); Roque Jacinto de Chavarría ("Fuera fuera haganles lugar"); Antonio Durán de la Mota ("Fuego, fuego que Juan de Dios se abrasa", "Laudate pueri Dominum").

O editor da revista - a mais qualificada publicação existente sobre a música na América Latina - salienta, na sua introdução, o significado exemplar do trabalho de Cleofe Person de Mattos no movimento de edição de obras do passado latino-americano. (A.A.Bispo)

Aquisição: Theodore Front Musical Literature, 16122 Cohasset Street, Van Nuys, California 91406.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 01)/ao indice deste volume (n° 01)
zur Startseite / à página inicial