Timbre Correspondencia Euro-Brasileira

Prof. Dr. A. A. Bispo, Dr. H. Hülskath (editores) e curadoria científica
© 1989 by ISMPS e.V. © Internet-edição 1999 by ISMPS e.V. © 2006 nova edição by ISMPS e.V.
Todos os direitos reservados


»»» impressum -------------- »»» índice geral -------------- »»» www.brasil-europa.eu

N° 01 (1989: 1)


 

Eventos

 

Instituto Pontificio de Musica Sacra

Brasil e Portugal
no
Simpósio Etnomusicológico do
Istituto Pontificio di Musica Sacra

Roma

28-31 Maio de 1988

Crítica da formação etnomusicológica de estudantes brasileiros no Exterior, em particular em Berlim

Nova sede do Pontificio Istituto di Musica Sacra na antiga Abadia Beneditina de S. Girolamo, Roma
(Foto A.A.Bispo/Acervo ISMPS)

 

(Excertos)

 

Simposio Etnomusicologico

 

The Pontifical Institute of Sacred Music, Rome
III Ethnomusicological Symposium

28. May 1988
Organ Concert - Prof. William Ferris, Chicago

29. May 1988
Solemn HighMass
Gregorian Schola, Prof. Jan Boogaarts, Utrecht
Organ, Prof. Theo Brandmüller, Saarbrücken

30. May 1988
Prof.Dr.Christian Gnilka, Münster
"Missiological problems of the Church during the Hellenistic period"

Prof.Dr. Jacques Chailley, Paris
"Between amateurish and serious attempts made today in Indigenisation of the Gospel"

Dr. Antonio A.Bispo, São Paulo/Cologne
"Toward the formation of a Catholic music culture in the world, as considered in early Portughese countries"

Reports from various countries
Moderation: Prof. Dr. Josef Kuckertz, Berlin

31. May 1988
Patronal feast of P.I.M.S.
Solemn High Mass
Gregorian Schola, Director Dom Andre Valette OSB, Randol/Rom
Organ: P. Theo Flury OSB, Einsiedeln

Celebrations of Vespers
Gregorian Schola, Director Abbot Prof. Dr. Bonifacio Baroffio OSB

Realizou-se, em maio de 1988, no Istituto Pontificio di Musica Sacra, em Roma, o III° Simpósio Etnomusicológico da organização pontifícia de música sacra (Consociatio Internationalis Musicae Sacrae, CIMS).

Sob a direção do Professor Dr. Josef Kuckertz, Diretor do Instituto de Musicologia Comparada da Universidade de Berlim e com a participação do Prof. Dr. Christian Gnilka (Universidade de Münster) e de especialistas e representantes de diversos países, entre os quais Índia, Japão, Coréia, China, Nigéria, Líbano, Portugal, Brasil, México e Chile, o simpósio foi dedicado a problemas atuais de natureza teórico-científica observados na área de estudos de culturas musicais tradicionais.

O Dr. Antonio Alexandre Bispo foi convidado para expor o estado dos conhecimentos e o desenvolvimento recente dos estudos na área, em particular no âmbito dos trabalhos realizados sob a sua responsabilidade no Institut für hymnologische und musikethnologische Studien da organização pontifícia de música sacra, com o suporte da Conferência Episcopal Alemã.

Em discussão a respeito de fundamentos epistemológicos e metodológicos com Josef Kuckertz, apontou os abusos verificados na área da Etnomusicologia, uma disciplina que está em perigo de ver prejudicado o seu caráter científico por estar sendo colocada a serviço de fins não-científicos por determinados pesquisadores e estudantes orientados por professores sem o necessário conhecimento dos pressupostos teológicos de sistemas de aparência sincretística.

Particularmente na área de estudos afro-americanos constatam-se graves erros; a literatura existente necessita urgentemente de uma revisão por basear-se freqüentemente em premissas históricas falsas.

Fêz-se um apêlo às autoridades eclesiásticas da América Latina e da África para que tenham especial cuidado na consideração da literatura existente e que não aceitem indistintamente opiniões de valores e sugestões apresentadas como científicas.

Todos os estudiosos em musicologia devem usar de especial senso crítico na leitura de publicações no campo dos estudos afro-brasileiros, não se deixando ofuscar por uma cientificidade aparente. Exigências no referente a transcrições, descrições de instrumentos, gravações de alta qualidade técnica, teorias sócio-antropológicas, etc., em si importantes e necessárias, podem servir no caso para encobrir uma difusão subliminar de idéias de natureza extra-científica.

(...)

 

Simpósio: "Sinal e estrutura na música da renascença"

(Excerto)

Klaus Hortschansky (Ed.). Zeichen und Struktur in der Musik der Renaissance. Ein Symposium aus Anlaß de rJahrestagung der Gesellschaft für Musikforschung Münster (Westfalen) 1987. Kassel, Basel, London, New York, Bärenreiter, 1989. 183 pp. , bibliografia selecionada.

A Sociedade de Pesquisa Musical da Alemanha publicou como número 28 de sua série "Trabalhos Musicológicos" o relatório de um simpósio sobre o tema "Sinal e estrutura na música da Renascença".

Conteúdo: P. Cahn, "A pré-história do Opus perfectum et absolutum na concepção da música ao redor de 1500"; W. Elders, "Estrutura, somaö ee símbolo nas Lamentações dos antigos Países Baixos"; C. Goldberg, "Música como espaço caleidoscópico: Sinal, motivo, gesto e símbolo no Requiem de Johannes Ockeghem"; K. Hortschansky, "Musicologia e pesquisa de significado: reflexões a respeito de uma heurística no campo da música da Renascença"; M. Just, "A música de Josquin para as genealogias segundo Mateus e Lucas: Texto e estrutura musical"; D. Kämper, "Capricci de Vincenzo Ruffo e a pré-história do Livro de Arte Musical"; R. Köhler, "Os tropos "Spiritus et ale" como sinais litúrgicos"; K.-J. Sachs, "Estrutura musical na doutrina de composição do Ragionamento di musica (1588) de Pietro Pontio".

A publicação revela um despertar de interesses da musicologia pelas investigações de Friedrich Ohly, que na Universidade de Münster desenvolve, há anos, pesquisas de significado no pensamento medieval e renascentista e que abrem novos e importantes caminhos também para investigações referentes a tradições musicais no mundo de língua portuguesa.

 

zum Index dieser Ausgabe (Nr. 01)/ao indice deste volume (n° 01)
zur Startseite / à página inicial